Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novena do Dízimo - empenho e participação



Na novena do dízimo, o empenho, a colaboração e a participação merecem destaque.
A realização deste encontro religioso, inédito em nossa comunidade, apresentou muitos aspectos importantes entre os diversos colaboradores. A organização é um deles. Esta, esteve presente em todos os encontros realizados, aliada ainda a muita criatividade.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Santa Missa é um grande tesouro.

Na Missa, Jesus vem e nos fecunda com a Sua redenção. As pessoas que apresentamos a Ele, os problemas e as situações que vivemos, tudo isso é assumido por Cristo no Seu sacrifício redentor. Para isso é preciso que nós católicos entendamos o valor da Santa Missa.
O inimigo de Deus tem consciência da importância da Santa Missa, por isso, faz questão de obscurecer o nosso entendimento. Ele trabalha a nossa mente para não darmos a devida importância a ela. Distrai-nos com tudo o que está acontecendo à nossa volta no momento da Celebração Eucarística, como as músicas, os instrumentos e as palmas. Passamos a ficar preocupados com a procissão de entrada e do ofertório, com os que vão fazer as leituras e a coleta. E assim, ocupados e distraídos com tantas coisas, ficamos alheios ao sacrifício da Cruz, a grande realidade invisível naquele momento.
Não podemos nos deixar enganar! Precisamos ter uma liturgia bem preparada, com procissões, leituras, músicas, mas tudo deve estar centrado na renovação do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sacrifício do calvário. Quando descobrirmos o valor da intercessão de Jesus na Santa Missa, encontraremos um grande tesouro.


Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

A novena do dízimo - os ensinamentos



A novena do dízimo, realizada entre os dias 16 e 25 de novembro nas ruas de Rajada, apresentou muitas formas de ver o dízimo, suas dimensões, aplicações. O dízimo é partilha, dividir com os que não tem, plantar para colher, uma colheita que é bem mais ampla do que possamos imaginar.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A resposta de um Católico!

A partir de uma postagem referente a divulgação da novena do dízimo realizada entre os dias 16 e 25 deste mês, em nossa paróquia, um leitor faz um comentário sobre o dízimo e as imagens de Santo na igreja católica, veja o que diz:
-Por muito tempo a igreja católica difamava os evangélicos por conta dos Dízimos. Ainda bem que ela (igreja) tem reconhecido a legitimidade do Dízimo. Só falta agora reconhecer que Deus abomina as imagens de escultura!
Porém, o também leitor Carlos Eduardo responde com muita convicção tudo a respeito das colocações do primeiro leitor, veja:
- Respondendo ao nosso caro irmão, quero dizer que em momento algum nós católicos difamamos aos evangélicos, espíritas, ateu ou qualquer adepto de seitas diversas, pois antes de tudo respeitamos a crença de cada um. Depois, não somos contra o dízimo, ele é bíblico. Porém, ele não está acima de Jesus, como nenhum tipo de lei. “Deixamos” que cada um devolva o dízimo de acordo com sua condição financeira e sua consciência, sem que isso seja impecilho para a participação na igreja, ou seja, aquele que é dizimista é aceito na comunidade, da mesma forma dos que não são. Quanto a segunda parte do seu comentário, presumo que se refere a antiga afirmação de que o católico adora imagens. O que é um grande equívoco por parte daqueles que dizem. Te afirmo veementemente que nós católicos, temos uma grande veneração por todos os Santos, eles que foram grandes pessoas, defederam a Cristo, entregando inclusive sua própria vida, mas, em momento algum os adoramos ou os colocamos no lugar de Deus. Talvez, muitos confundem dois termos de significados cmpletamente distintos: – adoração e veneração. Se qualquer um afirmar que nós veneramos, respeitamos os santos, aí poderei concordar com você ou com quem quer que seja. Veja o que diz em HEBREUS 13:7-9: Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé. 13:8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; - Numa comparação própria de nossa contemporaneidade, pré-suponho que você tenha pelo menos uma fotogarafia de sua mãe ou alguém a quem você ama muito, e isso, posso presumir que não significa afirmar que você adora essa fotografia, você à tem para que ao olhar para o retrato, ele te recorde a quem está na foto, por ser uma pessoa importante na sua vida. Da mesma forma, meu caro COCO, é que trabalhamos a questão dos santos.
Alguma s informações retiradas de: www.carlosbritto.com

Distrito de Rajada realiza com sucesso Novena do Dízimo.


Na última sexta-feira (25) foi concluída a Novena do Dízimo no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina. O evento religioso teve início no último dia 16 pelas ruas de Rajada e teve o objetivo de explicitar o que é o Dízimo, quais as suas dimensões, onde são aplicados os recursos, além evangelizar as pessoas – entre outros.
As nove noites de louvor tiveram uma grande participação da comunidade. Muitas pessoas apresentaram seus testemunhos acerca de suas vidas, a partir do momento em que se tornaram dizimistas.
A participação dos componentes das Pastorais, grupos e movimentos, responsáveis pela condução de cada noite que foi celebrada, também mereceu um destaque especial.

Divulgado em: http://www.carlosbritto.com

domingo, 27 de novembro de 2011

A novena do Dízimo.



A novena do Dízimo, concluida na última sexta-feira (25), foi uma fonte de evangelização pelas ruas de Rajada.
A partir da realização do encontro, muitos leigos esclareceram suas dúvidas acerca do dízimo, como ele funciona, para que serve, quais são suas dimensões, e muitas outras interrogações que até a realização da novena faziam parte de pessoas, inclusive já dizimistas. Neste mesmo encontro, muitos apresentaram testemunhos, o porquê de ser dizimista e muitos mais.

Assembleia Diocesana.



A Diocese de Petrolina - Pe realizou nos últimos dias 18 e 19, sexta e sábado respectivamente, a sua assembleia.
No encontro estiveram presentes o clero da diocese, o Bispo Diocesano, Dom Manoel Dos Reis de Farias, um representante de cada comunidade que compõe a diocese, o Bispo emérito Dom Paulo Cardoso, além de alguns auxiliares. Nossa comunidade foi representada pela coordenadora Paroquial Vera Lúcia Nunes(foto 1), além do padre José Guimarães.
O objetivo principal da assembleia foi analisar o ano de 2011, em relação aos projetos da Diocese, planejados no encontro do ano anterior, como também apresentar novas propostas para o ano vindouro, elaborando-as de forma flexível e eficiente, principalmente para abolir os pontos negativos que surgiram em toda a caminhada.

Começa hoje o Advento.

Hoje, 27, tem início o novo Ano Litúrgico, com a primeira semana do Advento, cujo nome significa "que está por vir". A Igreja convida os fiéis, neste tempo, a viverem a expectativa para o Natal, com esperança e vigilância.
O advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal e a liturgia deste período tem dois aspectos: nas duas primeiras semanas, acontece a preparação e reflexão para a segunda vinda gloriosa e definitiva de Jesus, e nas duas últimas, os fiéis são motivados a uma preparação especial para a celebração do nascimento de Jesus.
De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Advento é "o tempo de alegria e de satisfação interior, da comoção e da harmonia, da ânsia fundamental, que caracterizam todos aqueles que esperam por algo importante e decisivo, e que têm certeza de que vai mudar a sua vida", destaca em seu artigo publicado pela arquidiocese.
O sacerdote do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, conhecidos como Salvistas, padre Leão Pedro, ressalta também que neste período a Igreja convida os cristãos a viverem com maior afinco a participação em sua comunidade. "É um tempo de estar em comunhão com a Igreja. Cada fiel deve se preparar para viver esse tempo como uma noiva se prepara para receber o noivo, em atitude de continua oração", explica.
Nestes dias, até mesmo os sinais e enfeites utilizados nas igrejas e nas casas dos fiéis exteriorizam essa expectativa: a montagem da Árvore de Natal, do presépio, na liturgia se utiliza a cor roxa, não se canta o glória (guardando-o para a Noite de Natal), os instrumentos e as flores são usados com mais moderação, para não antecipar a grande festa do dia 25.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284390

sábado, 26 de novembro de 2011

Seminarista Georje é homenageado.



O seminarista Georje, responsável pelos trabalhos pastorais de nossa paróquia deste ano, recebe merecida homenagem na conclusão de seu trabalho em nossa comunidade.
No último dia 20 deste mês, além da celebração da devoção de Pe. Cícero a Nossa Senhora das Dores, nossa paróquia também prestou algumas homenagens a Georje, pelo seu trabalho excelente, produtivo e qualificado, aos quais já rederam muitos frutos, e tantos outros ainda irão surgir, pois muitas sementes foram lançadas.
Entre os inúmeros resultados de sua ação em nossa comuinidade, estão: - o grupo de oração Sal da Terra, uma das principais maneiras de interpor a juventude e a igreja; - a criação do blog deste grupo já citado; - as inúmeras formações na comunidade e também no interior; pregações; músicas; além da criação deste blog. Por meio deste último, o nosso muito obrigado por tudo, e que a sabedoria que você já contempla possa ser, como já é, instrumento de evangelização, pois você sabe usar com perfeita harmonia, com um equilíbrio muito amplo, que somado ao todo se constitui os resultados que hoje nossa paróquia contempla, pois a ação de Deus é desenvolvida em nosso meio, também através de pessoas como você. Muito Obrigado!

Devoção de Pe. Cícero a Nossa Senhora das Dores - Adoração




Dentro da programação de todos os dias 20, em que celebramos a devoção de padre Cícero a Nossa Senhora das Dores, um dos momentos mais edificantes é a adoração ao Santíssimo Sacramento. Todos os dias de devoção, a exposição inicia às 08h00, com maior ênfase a partir das 12h30, com a hora da Graça.

O valor maravilhoso da Eucaristia


O Papa João Paulo II, em um discurso aos jovens, disse a seguinte frase: "Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário, para nos encontrarmos com Ele, o nosso Redentor".
Por causa da diferença de fuso horário entre os países, sempre há Missas sendo celebradas ao longo do dia em alguma parte do mundo. Pela graça de Deus, a Eucaristia nunca deixa de ser celebrada. Realiza-se aqui na terra, oculto na pobreza do pão e vinho, aquilo que Jesus realiza no Céu.
Daí o valor maravilhoso da Eucaristia! Toda a nossa intercessão se une ao sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo! Parte do sacrifício da Santa Missa e se abre em horizontes cada vez maiores para as nossas necessidades, para as nossas comunidades, paróquias, dioceses. Ela atinge todo o mundo, toda a Igreja e toda a humanidade.
É sempre bom lembrar que não são apenas nossos cantos, nossos instrumentos, nossas procissões que dão valor à Celebração Eucarística. Sem dúvida, isso nos ajuda a entrar no seu mistério, mas o que dá valor a essa celebração é a Eucaristia: é a renovação incruenta, isto é, sem derramamento de Sangue, do único sacrifício redentor, acontecido no Calvário naquela tarde de sexta-feira.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Devoção de Pe. Cícero a Nossa Senhora das Dores - Hora da Graça



No último domingo (20), foi celebrada mais uma devoção de Padre Cícero a Nossa Senhora das Dores. Neste dia, assim como em todos os dias de devoção, aconteceu a hora da Graça de forma sublime, conduzida por Thiago, do bairro Jardim Amazonas; Georje, seminarista que fez pastoral em nossa comunidade e pelo Pe. José Guimarães. O momento foi realizado com muita invocação ao Espírito Santo, agradecendo também por todas as graças recebidas diariamente.

Dia de devoção de Pe. Cícero a Nossa Senhora das Dores.



Na celebração do dia 20 deste mês, muitos fieis participaram plenamente de todos os momentos, sobretudo da celebração da noite.
Naquele grande dia, que também foi celebrado o término do ano litúrgico e o dia do Cristo Rei, muitos participaram também por esses motivos, que são especiais na vida do Cristão Católico. Nesta mesma celebração muitas crianças estiveram participando, assim como a comunidade em geral, constituida por alguns visitantes.

Uma nova geração se levantará


"Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares." (Efésios 6,12)



  Meus amados irmãos, estamos diante de uma batalha nunca antes vista na Igreja, sim, estamos em batalha, como já dizia São Paulo na sua exortação aos efésios, mas não contra homens de carne e sim contra as forças espirituais espalhadas nos ares, o mundo nutre um ódio pela igreja, a cada segundo alguém diz uma injúria contra ela no mundo, nossos irmãos estão confusos dentro e fora da Igreja, o mundo faz barulho demais, nem os cristãos sabem mais rezar, busquem o silêncio para mergulharem na oração e meditar a bíblia, abasteçam-se da Palavra e da eucaristia na santa missa, rezem o rosário de nossa santa mãe Maria, a confissão e o testemunho, a evangelização pelos meios de comunicação, AMIGOS, AQUELE QUE NÃO SE PREPARAR NÃO DURARÁ MUITO, estamos em guerra meus amados, escrevo isto especialmente aos meus amados Jovens católicos, durante dos mil anos nossos pois e avós guardaram a fé e testemunharam ao mundo, hoje, é a vez da Igreja jovem, não podemos nos render as seduções do mundo, essa semana quiseram fechar a TV canção nova e a TV Aparecida, o povo passa fome e o governo só discute casamento homosexual, aborto e liberação da maconha.
  Mas o senhor nos fez uma promessa: "Estarei Convosco todos os dias" (Mt: 28,20), Se o mundo vos odeia, sabam que me odiou primeiro (Jo. 15,18), Eis que vos envio como ovelhas para o meo dos lobos, (Mt. 10.16), Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e os poderes do inferno não poderão contra ela. (Mt. 16).








Eles nunca poderão contra nós, porque conosco está o Senhor, não tenham medo do mundo, vamos cantar, compor, gravar, tocar, anunciar, fazer show´s, pregar, estudar, rezar, falar, chega, nossa geração tolerou demais abusos contra a nossa fé, NÃO TENHAM MEDO é essa a ordem do Senhor, Deus não é uma ideia, nem uma força da natureza, erguei-vos, porque um vento renovador sopra nos corações e levanta uma nova geração, de adoradores capazes de viver com radicalidade a sua fé, não sou filho deste mundo, sou filho de um coração delatado de amor que sangrou sobre a terra no alto da cruz, precisamos viver a nossa fé.

 Nós exigimos respeito, e precisamos erguer a bandeira da cruz, para que outros não sejam levados por essas mentiras, "O Mal triunfa quando o bem se cala", se você foi despertado pelo Espirito Santo de Deus é hora de fazer alguma coisa, vamos arregaçar as mangas e entrar na batalha!
Vejam a montagem que fizeram com a foto do Papa, o vaticano está processando, é um tempo de batalha, a Igreja sempre teve duras batalhas e sempre venceu todas elas, e de cada uma dessas batalhas surgiram grandes santos, é a nossa vez, como dia João Paulo II°, é hora dos santos de calças Jeans, as comunidades de vida estão ai, os leigos estão lutando, os padres, os bispos, o próprio papa, as congregações as freiras os missionários
 a gora é a nossa vez, veja como o mundo nos odeia literalmente, veja a imagem dos santos sendo usadas na parada gay de São Paulo, com modelos apelativos e desnudos, tudo isso é culpa nossa que nos misturamos com o fermento do pecado, "sejamos sóbrios e santos porque somos Filhos da luz" (Tessalonicenses 5,5).
  "Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus" (Tiago 4).
  No final da minha vida quero ter a alegria de dizer que os melhores dias da minha juventude eu entreguei a Deus, "Combati o bom combate, guardei a fé" (2° Tim.,7)  
 Que o nosso querido João Paulo II° Interceda por nós e por toda a santa Igreja.

Novena do Dízimo - última noite

Hoje(25) acontecerá a última noite da novena do dízimo pelas ruas de Rajada. O evento, inédito em nossa comunidade, foi bastante participativo nas oito noites já celebradas, e diante disso, esperamos a conclusão com um número elevado de pessoas.
A organização e condução do encontro de hoje será da Pastoral do Dízimo, pelas ruas: Doca Vaqueiro e da Caixa d'agua, além da Travessa doca Vaqueiro. O encontro acontecerá a partir das 19h30.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Mateus 23:23.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:13-14
Logo que esta ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e todo produto do campo; também trouxeram em abundância o dízimo de tudo. 2 Crônicas 31:5

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uma verdadeira família.



A pastoral familiar de nossa paróquia demonstra o que realmente constitui uma pastoral, ou seja, uma família.
Os membros da referida pastoral prestaram uma homenagem ao término do evento realizado na cidade de Afrânio, onde os mesmos foram os organizadores do ambiente e da alimentação do encontrão da pastoral daquela cidade, realizado no dia 15 de novembro.
A homenageada foi Gabriela Andrade, membra da pastoral, que estava completando idade nova naquela oportunidade.