Pages

sábado, 30 de junho de 2012

Desistir das pessoas?


Jamais! Entretanto, compreenda que somente o Amor de Deus, presente em nós, é capaz de nos fazer continuar acreditando, amando e perdoando as pessoas que, como todos, são repletas de limitações e, por esta razão, cometem muitos erros.
Deus é a fonte de todo Amor que permanece para sempre. Ele é este Amor. Por isso, é na oração que encontramos a força para jamais desistir.
Se lhe faltarem forças, você já sabe o que fazer: Reze!
Fonte: cancaonova.com
Autor: Ricardo Sá

Mais um estudo bíblico será realizado amanhã.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores realizará amanhã, 01, mais um estudo bíblico com Paulo César.
O encontro apresenta, entre outras coisas, orientações, explicações e estudo acerca da Sagrada Escritura.
O estudo bíblico iniciará às 08:00, encerrando ao meio-dia.
Você que já participa, continue participando. E aqueles que ainda não participaram deste momento de estudo da Palavra de Deus, poderá participar conosco.    
Você é nosso convidado especial.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A situação da Igreja: uma ameaça, uma chance .


Caro Internatua, saiu o resultado do último censo no tocante à religião no Brasil. Diminuiu o número de católicos, como já era de se esperar. Por todos os lados aparecem análises desse resultado. Em maio de 2006 escrevi sobre este tema. Não mudo uma vírgula do que escrevi naquela época. Cada vez que sai uma nova pesquisa, republico o meu texto, porque é o que penso e me apraz compartilhar com outros esta análise... Aqui vai ela mais uma vez, toda inteira, tal como escrevi em maio de 2006, sem tirar nem pôr!
Recente estudo, apresentado na PUC de São Paulo, dá conta que a cada ano, no Brasil, a Igreja católica perde 1% de seus fiéis. Há gente muitíssimo preocupada com isso. É bom mesmo! Gostaria de partilhar com você, caro Visitante, alguns pensamentos sobre esta realidade.
É necessário, antes de tudo, compreender que parte deste fenômeno é típico de nossa época e, neste sentido, não podemos fazer nada para detê-lo. Pela primeira vez na história humana a população mundial é preponderantemente urbana, vivendo num intenso processo de massificação, desenraizamento cultural e despersonalização e pressionada por uma gama desumanizante de informação. Os meios de comunicação, com sua incrível força de penetração, e o excesso de ideias em circulação desestabilizam os valores das pessoas e das sociedades de modo nunca antes imaginado. Esse fenômeno faz com que se perca o sentido e o valor da tradição. Não faz muito tempo, cada pessoa era situada em relação à sua família à sua comunidade. O indivíduo sabia quem era, de onde vinha, quais seus valores, qual seu universo existencial... Agora, isso acabou: cada um se sente só, numa corrida louca para ser feliz a qualquer custo, iludido, pensando que os valores dos antepassados e do seu grupo só são valores se interessarem a si próprio, individualmente: é verdade o que é verdade para mim; é bom o que realiza meus desejos e expectativas; cada um é a medida do bem e do mal. É triste, mas cada pessoa acha que tem o direito e o dever de começar do zero e "redescobrir a roda", de fabricar sua receita de felicidade, determinando de modo autônomo o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que não é. Isto é pura loucura, mas é assim! E lá vamos nós, gritando: "Eu tenho o direito de ser feliz; a vida é minha e faço como eu quero. Eu decido o que é certo e o que é errado..."Autor: Dom Henrique 
Disponível em: costa_hs.blog.uol.com.br

Para que servem nossas fraquezas?

Acredite que Deus é Deus e isso significa que se dissermos "sim" a Ele, mesmo sem forças, O veremos à nossa frente realizando o que é impossível! 
É assim que transformamos fraquezas em portas por onde o Senhor pode entrar; elas não serão mais motivos para que nos afastemos do Amor d'Ele.
Nossas fraquezas serão nossa mais sincera oração!
Mas, se pela perda de forças dissermos "não", jamais veremos o Senhor caminhando à nossa frente, abrindo caminhos, dando-nos forças novas, antes desconhecidas. 
Você precisa fazer esta experiência!

Autor: Ricardo Sá

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia de São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica.


"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". A Igreja de Jesus Cristo foi fundada a partir  daquele momento, e até hoje vivemos nesta mesma fé, em uma Igreja única, no mundo inteiro. Tudo funciona em plena comunhão entre a Igreja e o ser humano, buscando o anuncio do Reino de Deus entre nós, como caminho para alcançar a salvação, que só vem apenas por meio de Cristo, pois Ele mesmo disse:
Eu sou o caminho, a verdade e a Vida.



Comunidade de Baixa do Buraco está celebrando a festa de São Pedro, padroeiro da comunidade.

Amanhã, 29, a comunidade de Baixa do Buraco, localizada nas proximidades de Rajada, celebrará a Missa de encerramento da festa do seu padroeiro, São Pedro.

Pedro, discípulo de Jesus, nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como primeiro chefe da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos ( Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Não se sabe contudo se naquele período ele estava casado, ou já era viúvo.
São Pedro, que foi escolhido por Jesus como o primeiro Papa, é sucedido atualmente pelo Papa Bento XVI.

Oração ao Divino Espírito Santo.



Desde o momento em que acordamos e abrimos os olhos, é necessário invocar o Espírito Santo, pedir-Lhe a graça de experimentar as novidades próprias de cada dia, as quais nos foram reservadas pelo céu.

Desde cedo devemos invocá-Lo, para que  tudo o que em nós se encontra, momentaneamente, um caos, volte novamente à vida em abundância.
Viver na presença do Espírito Santo faz a diferença na vida do Cristão, por isso, é preciso invocá-LO de forma constante.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprendendo a perder.

Só ganha na vida quem sabe perder! É preciso que tenhamos sabedoria e força interior para perder pontos de vista, iniciativas, a própria vez e a chance que pensávamos ter conseguido.
Mais força ainda precisamos ter para perder algo para alguém, quando este é uma pessoa querida, ou se a perda for causada por traição ou por algum tipo de injustiça.
Porém, a verdade é que existe o tempo da perda e só fica de pé quem tem um horizonte mais amplo, uma meta definida e clara nessas ocasiões. Assim, aprendemos a considerar tais privações como pesos que vamos largando ao longo do caminho, de modo que nos tornamos mais leves, para que possamos voar cada vez mais alto.
Autor: Ricardo Sá
Fonte: cancaonova.com 

Veja como surgiu a Jornada Mundial da Juventude.


Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
A próxima edição acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Comunidades de Satisfeito e Assentamento Curimatá estão celebrando a festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

As comunidades de Satisfeito e Assentamento Curimatá estão celebrando o novenário da padroeira, intitulada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
As duas comunidades fazem parte da área paroquial da Paróquia Nossa Senhora das dores de Rajada.
A festa de encerramento acontecerá amanhã, quarta-feira.

A maior necessidade da nossa família.


"Vieram pessoas trazendo numa padiola um homem que estava paralisado; eles procuravam fazê-lo entrar e coloca-lo diante dele; e como, por causa da multidão, não viam por onde faze-lo entrar, subiram ao telhado e, através das telhas, fizeram-no descer com a sua padiola no meio da assistência, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: Teus pecados te são perdoados’”" (Lc 5,18-19).
Aquele homem não tinha mais como ir sozinho, tal era a situação que ele havia chegado. Foram seus amigos que o colocaram na maca e o levaram para Jesus. Tiveram um grande trabalho porque não tinham como entrar. Mas finalmente conseguiram leva-lo à presença de Jesus.
É assim que precisamos fazer com os nossos. Não podemos parar de trabalhar enquanto não conseguirmos levá-los todos até Jesus. Ao ver aquele homem na padiola, Jesus percebeu que sua maior necessidade era o perdão dos seus pecados.
A maior necessidade dos nossos é essa também. Eles estão nesta situação porque foram para longe de Deus e acabaram no pecado, como aquele homem paralisado. O pecado vai entrevando a pessoa de tal maneira que se torna vão qualquer socorro humano. É preciso o socorro divino.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Eu também posso viver da providência?

As palavras de Jesus são claras quando dizem "buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo mais vos será acrescentado". Este "tudo mais" são nossas necessidades: o que comer, beber, vestir! 
Aqui é preciso, entretanto, entender que o Reino de Deus ao qual Jesus se refere é aquele do perdão contínuo, da oferta da outra face, do perder para ganhar, do amor ao inimigo, da vida oferecida até a morte! 
Entendeu? A nossa adesão ao Reino de Deus seré sempre a medida da provisão que receberemos! Quem semear pouco, já sabe que pouco colherá! E quem semeia em abundância, já deve estar experimentando seus frutos!
E você?
Autor: Ricardo Sá.

domingo, 24 de junho de 2012

O amor dá sentido a todas as coisas.


Há alguém, na sua vida, com quem você não tem contato há muito tempo ou, até mesmo, aconteceu algum desencontro e você ficou indiferente a essa pessoa? Eu lhe dou um conselho: faça uma carta de amor para essa pessoa, dizendo que você a ama e quer perdoá-la ou pedir-lhe perdão; que quer retomar a amizade.
“Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos nos amar uns aos outros” (IJo 4,11). Saiba que as pendências interiores que carregamos e os medos nos fazem viver pela metade. Deus nos criou para viver plenamente e nos fez verdadeiramente livres, portanto, tudo o que nos prende e nos impede de usufruir dessa vida abundante, precisa ser retirado da nossa vida com coragem.
Vamos fazer o exercício de expressar o nosso amor, concretamente, ao longo de todo este dia. O que dá sentido a todas as coisas é o amor.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso, fazei-nos viver o amor e a reconciliação.             Fonte: luziasantiago.com

sábado, 23 de junho de 2012

Amanhã acontecerá o encerramento do novenário de São João Batista em Afrânio.

A cidade de Afrânio realizará a festa de encerramento de seu Padroeiro, São João Batista, amanhã com presença de Dom Manoel do Reis de Farias, bispo da Diocese.
A Paróquia de Afrânio iniciará a solenidade de encerramento pela manhã, com a Missa presidida pelo padre  Maurílio Quirino, administrador daquela Paróquia. A tarde, haverá procissão às 16:00, na sequência a Santa Missa com o bispo diocesano. Ao término da celebração, acontecerá o sorteio dos diversos prêmios. 

Missa das Crianças será celebrada hoje.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada implantou há alguns meses, o Grupo de Crianças para a reza e contemplação do Terço.
O intuito maior da Paróquia, através da coordenação do grupo, é apresentar o plano de Deus, por meio do Terço, das celebrações e de de atividades desenvolvias, aos que já participam destes momentos.
A preparação para o futuro deve começar logo na infância, e por meio da Igreja, pois desta forma, todas elas {crianças} entenderão desde cedo o princípio fundamental da vida do Cristão, que é seguir os ensinamentos de Cristo.
A celebração com as crianças acontecerá logo mais, às 09:00, na Igreja. Se você conhece alguma criança que ainda não faz parte do grupo, incentive-a para participar. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tudo é do Pai!

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c5TIQJThD9g

Por que o Católico não pode ser Espírita?


Cada religião possui seus dogmas, seus artigos de fé. Se duas religiões possuíssem os mesmos pensamentos e dogmas não seriam duas, mas apenas uma. Por isso, uma pessoa não pode participar de duas religiões, pois não cumprirá honestamente nem uma, nem outra.
O católico não pode ser espírita porque:
1. O católico admite a possibilidade do Mistério e aceita Verdades sempre que tem certeza que foram reveladas por Deus.
2. O espírita proclama que não há mistérios e tudo o que a mente humana não pode compreender é falso e deve ser rejeitado.
3. O católico instruído crê que Deus pode e faz milagres.
4. O espírita rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus também deve obedecer as leis da natureza.
5. O católico crê que a Bíblia foi inspirada por Deus e, portanto, não pode conter erros em questão de fé e moral.
6. O espírita declara que a Bíblia está cheia de erros e contradições e que esta nunca foi inspirada por Deus.
7. O católico crê que Jesus enviou o Espírito Santo aos apóstolos e seus sucessores para que pudessem transmitir fielmente a sua doutrina.
8. O espírita declara que os apóstolos e seus sucessores não entenderam os ensinamentos de Cristo e que tudo quanto transmitiram está errado ou foi falsificado.
9. O católico crê que o papa, sucessor de São Pedro, é infalível em questões de fé e moral.
O espírita declara que os papas só espalharam o erro e a incredulidade.

10. O católico crê que Jesus instituiu a Igreja para continuar a sua obra.
O espírita declara que até a vinda de Allan Kardec, a obra de Cristo estava inutilizada e perdida.

11. O católico crê que Jesus ensinou toda a Revelação e que não há mais nada para ser revelado.O espírita proclama que o Espiritismo é a terceira revelação, destinada a retificar e até mesmo substituir o Evangelho de Cristo.
12. O católico crê no mistério da Santíssima Trindade.
13. O espírita nega esse augusto mistério.
14. O católico crê que Deus é o Criador de tudo, Ser pessoal, distinto do mundo.
O espírita afirma que os homens são partículas de Deus (verdadeiro panteísmo).

15. O católico crê que Deus criou a alma humana no momento de sua união com o corpo.
O espírita afirma que nossa alma é resultado de lenta e longa evolução, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal.

16. O católico que o homem é uma composição substancial entre corpo e alma.
O espírita afirma que é composto entre perispírito e alma e que o corpo é apena um invólucro temporário, um "alambique para purificar o espírito".

17. O católico obedece a Deus que, sob severas penas, proibiu a evocação dos mortos.
O espírita faz desta evocação uma nova religião.

18. O católico crê na existência de anjos e demônios.
19. O espírita afirma que não há anjos, mas espíritos evoluídos e que eram homens; que não há demônios, mas apenas espíritos imperfeitos que alcançarão a perfeição.
20. O católico crê que Jesus é verdadeiramente o Filho Unigênito de Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
21. O espírita nega esta verdade fundamental da fé cristã e afirma que Cristo era apenas um grande médium e nada mais.
22. O católico crê também que Jesus é verdadeiro homem, com corpo real e alma humana.
Grande parte dos espíritas afirma que Cristo tinha apenas um corpo aparente ou fluídico.

23. O católico crê que Maria é a Mãe de Deus, Imaculada e assumpta ao céu.
O espírita nega e ridiculariza todos os privilégios de Maria.

24. O católico crê que Jesus veio para nos salvar, por sua Paixão e Morte.
O espírita afirma que Jesus não é nosso Redentor, mas apenas veio para ensinar algumas verdades e de modo obscuro; e que cada pessoa precisa remir-se a si mesma.

25. O católico crê que Deus pode perdoar o pecador arrependido.
O espírita afirma que Deus não pode perdoar os pecados sem que se proceda rigorosa expiação e reparação feita pelo próprio pecador, sempre em novas reencarnações.

26. O católico crê nos Sete Sacramentos e na graça própria de cada Sacramento.
O espírita não aceita nenhum Sacramento, nem mesmo o poder da graça santificante.

27. O católico crê que o homem vive uma só vez sobre a Terra e que desta única existência depende a vida eterna.
28. O espírita afirma que a gente nasce, vive, morre e renasce, e progride continuamente (reencarnação).
29. O católico crê que após esta vida exista o céu e o inferno.
30. O espírita nega, pois crê em novas reencarnações.
Professor Felipe Aquino

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A comunidade de Rajada será noiteira no novenário de São João Batista em Afrânio.

Paróquia Nossa Senhora das Dores foi escolhida, para a noite de hoje, como noiteira no novenário da Paróquia São João Batista de Afrânio. 
A comunidade católica de Rajada participará hoje, 21, com muita alegria do Novenário da Paróquia de Afrânio.
A comunidade afraniense está celebrando seu padroeiro, São João Batista, desde o dia 14 de junho, quando aconteceu a abertura.
Na noite de hoje, o padre Antônio Moreno Pinto será o celebrante. 
A Paróquia daquela cidade, localizada à 42km de Rajada, realizará no último dia do novenário o grande sorteio, com muitos prêmios. Para participar, basta comprar um bilhete e concorrer a diversos prêmios.

O que é preciso para ser feliz?

Eis uma pergunta para a qual existe muitas respostas, as mais diversas possíveis.
Definir felicidade atualmente, tem se tornado um grande embate, isto é, um grande impacto de divergências. Isso tem ocorrido principalmente para os que definem felicidade na forma mais sistêmica, ou seja, tem uma definição mais ordenada, coerente. Muitos que estão neste grupo, dos 'coerentes', definem tranquilamente a felicidade nas coisas mais simples,de pouco ou nenhum alarde, manifestação expressa. Estes encontram a felicidade inclusive nos seus erros. Não precisam de exibicionismo para alcançar um nível satisfatório para ser feliz. Não depositam nos valores materiais, no dinheiro, na fama ou mesmo no que está na moda. São satisfeitos naturalmente, e tem, geralmente, Deus como princípio fundamental para todas as ações.
Contrariando a estes, outros caracterizam a felicidade baseada na momentaneidade, no que é passageiro, vago, no que traz a alegria por alguns dias, mas, logo deixará um vago que nada preenche, exceto Deus. Há também aqueles que definem felicidade em está nas festas profanas, no estado amplo da 'bebedeira'. Somente assim é possível 'curtir' e aproveitar a vida, para alguns. 
Eis algumas das apresentações sociais que a 'vida' apresenta como conceito de felicidade, a maioria deles impróprios para a edificação da vida social e espiritual.
Diante de tudo, o mais importante nestas situações é o respeito. Por meio dele, podemos ser verdadeiramente felizes, de forma a não questionar ao próximo, aconselhar quando necessário e solicitado sim, questionar não. Cada um trilha o caminho que acha ser o melhor, pois é possível ser feliz cada um de acordo com a forma de ser, agir e pensar! 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A presença real de Cristo na Eucaristia.


Desde que Jesus instituiu a Eucaristia na Santa Ceia, a Igreja nunca cessou de celebrá-la, crendo firmemente na presença do Senhor na Hóstia consagrada pelo sacerdote legitimamente ordenado pela Igreja. Nunca a Igreja duvidou da presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor na Eucaristia. Desde os primeiros séculos os Padres da Igreja ensinaram esta grande verdade recebida dos Apóstolos.
Na Última Ceia, Jesus foi muito claro: “Isto é o meu corpo”. “Isto é o meu sangue” (Mt 26,26-28). Ele não falou de “símbolo”, nem de “sinal”, nem de “lembrança”. São Paulo atesta a presença do Senhor na Eucaristia quando afirma: “O cálice de benção, que bebemos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do Corpo de Cristo?”    Autor: Felipe Aquino

Como devemos agir diante das adversidades?


A lógica do Reino de Deus é bem diferente da nossa, pois é exigente. Mas se a seguirmos, seremos felizes nesta vida e, depois, por toda a eternidade.
Acolhamos o ensinamento de Jesus: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente! Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado” (Mt 5,38-42).
Peçamos ao Senhor a graça de sermos conduzidos pelo Espírito Santo em todo o nosso proceder ao longo deste dia.
Fonte: luziasantiago.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

Amanhã é dia de devoção.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, realizará amanhã, 20, mais um dia de devoção de Padre Cícero a Nossa Senhora das dores.
A celebração do dia 20 na Paróquia é constituído por uma vasta programação, que inclui entre outras: o ofício, às 06:00; na sequência, às 08:00, à benção do Santíssimo; ao meio-dia, acontecerá a hora da Graça; às 18:30, a programação seguirá com a procissão, seguida da Santa Missa, com a bênção do Santíssimo Sacramento. Ressalto que, durante o dia todo haverá programação na Igreja. 
Diante desta grande programação, convidamos você a participar deste dia, onde Deus nos convida a praticar três coisas de muita importância na vida do Cristão, que é: a caridade, a esmola e a oração. É por meio da Sagrada Escritura que Jesus vem nos esclarecer e mostrar-nos o caminho que nos leva ao Pai, e nada mais propício, do que acompanhar os exemplos que estes dois servos de Jesus apresentaram já aqui na terra.  

Como faço para recomeçar?

Que tal pedir ajuda? A Bíblia diz que o conselho é o segredo das grandes vitórias. Num mundo repleto de individualismo, somos quase que treinados a não contar com ninguém e a não dividir a vida e seus momentos mais importantes com os demais.
Assim, revelamos uma falsa imagem de autoconfiança, quando, na verdade, sofremos de uma profunda solidão, pois fomos feitos uns para os outros. De modo que, só quando dividimos a vida e aquilo que somos – o que é o mais importante – é que podemos experimentar a verdadeira felicidade.
Pense nisto: quem sabe pedir ajuda, e o faz, compreendeu que recomeçar é a arte da pura humildade. Coisa de gente forte!
Fonte: cancaonova.com
Autor: Ricardo Sá

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Centenas de pessoas participaram da segunda noite de novena e do show mensagem em Afrânio.




A Paróquia São João Batista de Afrânio reuniu uma multidão para celebração da segunda noite de novena, que contou ainda com show mensagem do Grupo Ir ao Povo.
A celebração da Novena teve início no dia 14, quinta-feira, com a abertura celebrada pelo padre Milton Porfírio. Já na primeira noite do novenário, o padre José Guimarães presidiu a Celebração. Na noite seguinte, 16, sábado, foi a vez do padre José Barros celebrar para os afranienses e demais católicos presentes. 
Após a celebração Eucarística, o público prestigiou um belíssimo show mensagem com os ex-integrantes da banda do padre Zezinho, o Grupo Católico Ir ao Povo. O momento histórico, apreciado por centenas de pessoas, proporcionou uma grande ênfase aos diversos pontos que constituem a vida, não apenas espiritualmente, mas em todos os estados da vida do Cristão. 
Diante de uma sociedade que aparenta, por gestos e palavras, relativizar os ensinamentos sagrados, um pouco de esperança e fé foram retomadas ao perceber o empenho das pessoas, tanto para organizar a Celebração, desde a acolhida, muito calorosa por sinal, até a última parte da Santa Missa. No show também não foi diferente, os que escolheram participar daquele momento, quando era oferecido simultaneamente outras opções, fizeram com que o momento se tornasse, na prática, uma forma de anunciar os ensinamentos de Cristo, pois neste evento Católico, a mensagem principal é a Palavra de Deus, Este que utiliza muitos para serem estes semeadores de seu Reino já aqui na terra.
Diante de tudo isso, podemos constatar que tudo é possível ao que crê, e que aquela Paróquia, desde o Administrador, padre Maurílio Quirino, até os seus paroquianos, possuem muita fé, esperança e acima de tudo, vontade de proporcionar o que há de melhor na prática religiosa, apresentando semelhanças e atitudes necessárias para conduzirem e serem conduzidos aos caminhos que levam a Deus.  
A celebração do novenário segue até o dia 24 deste mês, dia do Santo padroeiro daquela cidade.

É necessário entender o valor da Santa Missa.

Na Santa Missa, Jesus vem e nos fecunda com a Sua redenção. As pessoas que apresentamos a Ele, os problemas e as situações que vivemos, tudo isso é assumido por Cristo no Seu sacrifício redentor. Para isso é preciso que nós católicos entendamos o valor da Celebração Eucarística.
O inimigo de Deus tem consciência da importância da Santa Missa, por isso, faz questão de obscurecer o nosso entendimento. Ele trabalha a nossa mente para não darmos a devida importância a ela. Distrai-nos com tudo o que está acontecendo à nossa volta no momento da Celebração Eucarística, como as músicas, os instrumentos e as palmas. Passamos a ficar preocupados com a procissão de entrada e do ofertório, com os que vão fazer as leituras e a coleta. E assim, ocupados e distraídos com tantas coisas, ficamos alheios ao sacrifício da Cruz, a grande realidade invisível naquele momento.
Não podemos nos deixar enganar! Precisamos ter uma liturgia bem preparada, com procissões, leituras, músicas, mas tudo deve estar centrado na renovação do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sacrifício do calvário. Quando descobrirmos o valor da intercessão de Jesus na Santa Missa, encontraremos um grande tesouro. 

Autor: Monsenhor Jonas

Como cativar alguém?


Para cativar, precisamos mais do que palavras ou atitudes. Cativamos alguém dando-nos sem reservas a ele. Oferecendo-nos a quem queremos cativar, de maneira que seja explícito nosso sincero desejo de nos dar, de repartir a pessoa que somos, como se disséssemos: 'tome-me pra você!' 
Cativar também é próprio de quem ama!
Se Deus me cativou é sinal de que compreendi que Ele se deu a mim!
Autor: Ricardo Sá

domingo, 17 de junho de 2012

Hoje preciso melhorar! O que eu faço?


Abra o coração! Uma simples e decidida abertura de coração às pessoas e circunstâncias que cercam sua vida vai ajudar muito para que você olhe para o que está ao seu redor com mais simplicidade e compreensão. 
Abra o coração para o inesperado, escute alguém que você nunca escutou, aprenda uma música nova, experimente tocar um instrumento e faça - se possível - algo que você já disse que nunca faria. 
É que andamos muito fechados em nós mesmos e acabamos por não encontrar saídas nos difíceis caminhos que nós mesmos inventamos.
Hoje, é preciso abrir o coração, se você, de verdade, quer encontrar uma saída.
Autor: Ricardo Sá
Fonte: cancaonova.com

Que Jesus seja o dono do seu lar.


Eu sempre me perguntava: "O que quer dizer o Espírito do Senhor repousa sobre mim? Ele está descansando? Está repousando sobre mim?" Eu procurava o significado dessa expressão. Até que descobri que a palavra "repousar" é a mesma usada no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, onde se diz: "O sopro de Deus pairava na superfície das águas" (Gên 1,2c).
Pairar e repousar são equivalentes. No hebraico, é o verbo usado para expressar o que a galinha faz quando abre as asas e repousa em cima dos ovos para chocá-los. Ela sabe "re + pousar" sobre eles, sem que eles se quebrem, até que os pintinhos nasçam.

Saiba: o Espírito Santo está repousando sobre a sua casa, sua família. Também sobre as confusões do seu lar. Quem trouxe confusão para a sua casa não foi Deus, nem foi somente você ou alguém da sua família. Mas o Espírito Santo está aí para transformar tudo. Ele é fiel e poderoso para fazer essa obra! Basta querer e pedir. Ele repousa sobre sua casa e sua família para transformar "o caos" em ordem e beleza.
É preciso pedir a "efusão do Espírito Santo" sobre a nossa casa, uma efusão constante, para que, continuamente, Ele repouse sobre nosso lar e nossa família. Precisamos ser os primeiros intercessores da nossa casa. É preciso consagrar a nossa casa Àqueles que são os seus donos! É certo: você quer que Deus seja o dono de sua casa. Que Jesus governe e ponha ordem em seu lar e que Maria seja a dona de sua casa.
Autor: Monsenhor Jonas Abib

sábado, 16 de junho de 2012

Celebração Eucarística do dia de Corpus Christi.




A Celebração Eucarística do dia de Corpus Christi da Paróquia Nossa Senhora das Dores, foi marcada, entre outras coisas, pela organização, empenho e participação entre todos os envolvidos na celebração do dia Sacro.
O dia de Corpus Christi é um dos mais importantes dias do calendário litúrgico, e também do Cristão católico, pois celebra o Sacramento da Eucaristia, onde sentimos a presença viva de Cristo no meio de nós.

Paróquia São João Batista de Afrânio receberá hoje grupo Ir ao Povo para show mensagem.

A Paróquia São João Batista de Afrânio realizará logo mais um show com o grupo Ir ao Povo, estes que iniciaram suas carreiras musicais com o padre Zezinho.
O show mensagem acontecerá após a Celebração da segunda noite do novenário do padroeiro, que será celebrada pelo padre José Barros.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reflexões, desenhos e procissão fizeram parte da Celebração de Corpus Christi na Paróquia.





A Paróquia Nossa Senhora das Dores celebrou o dia de Corpus Christi com uma vasta programação.
O último dia 7, quinta-feira, a comunidade Católica de Rajada celebrou solenemente a festa de Corpus Christi, introduzindo muitos momentos de destaque ao dia que é celebrado com maior ênfase o sacramento da Eucaristia. Dentro desta programação, aconteceu, após a Celebração Eucarística, a procissão com o Santíssimo Sacramento, com algumas paradas para reflexões sobre cada assunto acerca do Sacramento. 

São João da Paróquia será realizado pela quarta vez.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada realizará a quarta edição do Arraiá Paroquiá.
Estamos nos aproximando das comemorações de São João, e como já é tradição na comunidade, a Paróquia realizará, nos dias 7 e 8 de julho, sábado e domingo, consecutivamente, um momento familiar, que entre outras coisas acontecerão: momentos culturais, atrações musicais, festival de sorvete, venda de comidas típicas e muito mais.
Para maiores informações, acompanhem as próximas postagens e confiram.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Procissão de Corpus Christi com reflexões.




A celebração de Corpus Christi, no último dia 07, aconteceu com uma grande participação.
Ao final da celebração, a Paróquia realizou a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, momento em que foram proporcionadas reflexões realizadas por várias pessoas, bem como a observação dos tapetes. 

Pai... Um vídeo que vale a pena ser visto...

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/AhGyLOju_ws?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Abertura do novenário de São João Batista acontecerá hoje.



A Paróquia São João Batista de Afrânio está em contagem regressiva para o início da festa de seu padroeiro.

O município de Afrânio iniciará, logo mais, às 19:30, a novena de São João Batista e será concluída em 24 de junho, dia do padroeiro do Santo padroeiro da cidade.
Durante as nove noites, a Paróquia, administrada pelo padre Maurílio Quirino, conta com uma programação muito ampla, como: sorteios, quermesse, e entre outras coisas, um show com o grupo Ir ao povo, estes que faziam parte dos shows do padre Zezinho, cantando com o mesmo.



Eu sou muito feliz por ser Católico.

 “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”.

Eu pertenço e sirvo à Igreja que é de Cristo. Ora, se Cristo falou de “Minha Igreja” é justo perguntar: onde encontrar a Igreja de Cristo? Terá ela evaporado, de modo que qualquer um pode agora fundar “Igrejas” a seu bel prazer.
A Igreja de Jesus Cristo, foi instituída a partir daquele trecho de Jesus, que dirigindo - se a Pedro,diz:  “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”. Podemos constatar essas palavras de Cristo no livro de Mateus (16,13-19). Ao pronunciar essas palavras, Ele não disse a Pedro: - “... edificarei minhas Igrejas”. Não. Ele usa o termo no singular. Minha Igreja. Continuando a reflexão, podemos destacar que a sucessão de Pedro é vivida até hoje, atualmente pelo Papa Bento XVI, que sucede também outros que ocuparam esta função insigne, ou seja, de destaque, de honra, pois eles estão dando continuidade ao que Jesus apresentou a Pedro, sendo este o primeiro Papa. Nossa religião segue uma estrutura belíssima, pois está toda fundamentada nos ensinamentos de Jesus Cristo, utilizando as Sagradas Escrituras na orientação de tudo o que concerne a estrutura física e espiritual de seus adeptos.
Ser Católico é um motivo muito grande para agradecer a Deus, pois através da prática doutrinal, somos convidados a buscar de forma incessante a presença de Deus em nossa vida, e assim sendo, também por meio da proteção materna de Maria, vamos construindo pontes que nos levam a Deus, mesmo mediante os atalhos, desvios que a vida oferece a todo custo ou até mesmo sem nenhum.  Por isso, é preciso ter cuidado para sabermos escolher realmente o que é apresentado por Deus e o que os homens oferecem, pois existem muitas ofertas de vida sem sacrifício, sem cruzes, estas podem representar uma facilidade provisória, mas dificilmente ela estará ligada aos verdadeiros ensinamentos de Cristo.    

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ultimas Noticias da Igreja no Brasil: Dom Luiz Gonzaga faleceu em Guarulhos.


Diocese de Guarulhos.
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini faleceu nesta quarta-feira, 13, em Guarulhos
A Diocese de Guarulhos comunicou nesta quarta-feira, 13, o falecimento de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini.

O bispo emérito faleceu nesta madrugada, no Hospital Stella Maris, em Guarulhos.  A partir das 12h serão celebradas Missas de Corpo presente, de 2 em 2 horas, na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Nesta quinta-feira, 14, a partir das 10h, serão celebradas também Missas de Corpo Presente de 2 em 2 horas, na Catedral.

E na sexta-feira, 14, às 16h, acontecerá o sepultamento na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição que fica à Praça Tereza Cristina, nº 01, no Centro de Guarulhos. 

Os pastórinhos de Fátima

No dia 13 de Junho de 1917 Nossa Senhor de Fátima pediu aos pastorinhos: "Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias e que aprendam a ler. Depois direi o que quero. "

(Foto Real dos Pastorinhos de Fátima) 

13 de Junho dia de Santo Antônio.


Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. 

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. 

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.