Pages

terça-feira, 30 de abril de 2013

A Igreja proibiu o ensino na Idade Média?


Algumas pessoas mal informadas ou mal intencionadas, afirmam que a Igreja bloqueou o estudo e a ciência na Idade Média; e assim querem jogar os jovens contra ela e mostrar que a ciência é oposta à fé. Nada mais mentiroso. Uma  marca registrada da Igreja na Idade Média, e que foi a base da nossa Civilização Ocidental, foi o ensino. É grave calúnia dizer que a Igreja tinha o interesse em manter o povo na ignorância para dominá-lo; os fatos da História mostram o contrário; e contra fatos não há argumentos.
As escolas na Idade Média eram fundadas e mantidas geralmente pela Igreja: havia as escolas das Paróquias, as das Catedrais e a dos Mosteiros. Além disto, os senhores feudais podiam fundar suas escolas, como também os habitantes de um lugarejo podiam se associar para sustentar um professor encarregado de ensinar às crianças.  Elas eram admitidas na escola com sete ou oito anos de idade: o ensino, que preparava para os estudos da Universidade, estendia-se por uma dezena de anos.
Texto: Editora Cléofas

A presença real de Jesus na Eucaristia.


Desde que Jesus instituiu a Eucaristia, na Santa Ceia, a Igreja Católica nunca cessou de celebrá-la, crendo firmemente na presença do Senhor na Hóstia consagrada pelo sacerdote legitimamente ordenado pela Igreja.
Nunca (em 2000 anos!) a Igreja duvidou da presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus na Eucaristia. Desde os primeiros séculos os Padres da Igreja ensinaram esta grande verdade recebida dos Apóstolos. Eles atestam a nossa fé.
É, portanto, com toda a segurança que participamos de certo modo do corpo e sangue de Cristo: em figura de pão é deveras o corpo que te é dado, e em figura de vinho o sangue, para que, participando do corpo e sangue de Cristo, te tornes concorpóreo e consanguíneo dele. Passamos a ser assim Cristóforos, isto é, portadores de Cristo, cujo corpo e sangue se difundem por nossos membros. E então, como diz São Pedro, “participamos da natureza divina” (2Pe 1,4).
Não trates, por isso, como simples pão e vinho a este pão e vinho, pois, são, respectivamente, corpo e sangue de Cristo, consoante a afirmação do Senhor. E ainda que os sentidos não o possam sugerir, a fé no-lo deve confirmar com segurança. Não julgues a coisa pelo paladar. Antes pela fé, enche-te de confiança, não duvidando de que foste julgado digno do corpo e sangue de Cristo.
Ao te aproximares, não o faças com as mãos estendidas nem com os dedos separados. Faze com a esquerda como um trono na qual se assente a direita, que vai conter o Rei. E, no côncavo da palma, recebe o Corpo de Cristo, respondendo: “Amém”. Com segurança, então, depois de santificados teus olhos pelo contato do santo corpo, recebe-o, cuidando para nada perderes… Depois, aguardando a oração, dá graças a Deus que te fez digno de tão grandes mistérios.
Conservai invioláveis estas tradições, guardai-as sem falha.
Texto: Editora Cléofas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O que é o livre arbítrio?

Livre-arbitrio
Livre arbítrio é a liberdade que Deus nos deu para que possamos ser semelhantes a ele; sem isso seríamos robôs  marionetes, teleguiados. Os gestos de amor não têm valor se não forem livres; Deus quer ser amado e servido, mas livremente.
Quando se tira do homem a liberdade, como fazem os comunistas, tira-se a sua dignidade de filho de Deus. Um homem sem liberdade é como um passarinho na gaiola.
Prof. Felipe Aquino

O que são livros Apócrifos?

ApócrifosApócrifos são livros que a Igreja não aceitou que fizessem parte da Bíblia por não serem autênticos. São livros que a Igreja considerou que não foram inspirados por Deus. Estes são falsamente atribuídos aos Profetas do Antigo Testamento ou aos  Apóstolos, contendo heresias e fantasias. Foram cerca de 28 referentes ao Antigo Testamento e 95 em relação ao Novo Testamento.
Texto: Editora Cléofas

domingo, 28 de abril de 2013

Quando os cristãos começaram a produzir as primeiras imagens de santos?


Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las.
As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso. A mais antiga imagem da Santíssima Virgem é um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III. É uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo.
Texto: Editora Cléofas

Mais uma formação para catequistas será realizada na Paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, através da pastoral catequética, realizará mais um encontro com todos catequistas da sede e do interior.
O encontro objetiva apresentar subsídios e algumas 'estratégias' para melhor condução nos encontros de catequese.
A formação acontecerá logo mais, às 08h00, na Igreja matriz da Paróquia, com a condução de Altamirando e equipe da coordenação diocesana de catequese de Petrolina.

sábado, 27 de abril de 2013

Angola proíbe operação de igrejas evangélicas do Brasil

Fonte: Folha de São Paulo


O governo de Angola baniu a maioria das igrejas evangélicas brasileiras do país.
Segundo o governo, elas praticam "propaganda enganosa" e "se aproveitam das fragilidades do povo angolano", além de não terem reconhecimento do Estado.
"O que mais existe aqui em Angola são igrejas de origem brasileira, e isso é um problema, elas brincam com as fragilidades do povo angolano e fazem propaganda enganosa", disse à Folha Rui Falcão, secretário do birô político do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e porta-voz do partido, que está no poder desde a independência de Angola, em 1975.
Cerca de 15% da população angolana é evangélica, fatia que tem crescido, segundo o governo.
Em 31 de dezembro do ano passado, morreram 16 pessoas por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda. O culto reuniu 150 mil pessoas, muito acima da lotação permitida no estádio da Cidadela.
O mote do culto era "O Dia do Fim", e a igreja conclamava os fiéis a dar "um fim a todos os problemas que estão na sua vida: doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas."
O governo abriu uma investigação. Em fevereiro, a Universal e outras igrejas evangélicas brasileiras no país -- Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém-- foram fechadas.
Editoria de Arte/Folhapress
No dia 31 de março deste ano, o governo levantou a interdição da Universal, única reconhecida pelo Estado.
Mas a igreja só pode funcionar com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça. As outras igrejas brasileiras continuam proibidas por "falta de reconhecimento oficial do Estado angolano". Antes, elas funcionavam com autorização provisória.
As igrejas aguardam um reconhecimento para voltar a funcionar, mas muitas podem não recebê-lo. "Essas igrejas não obterão reconhecimento do Estado, principalmente as que são dissidências, e vão continuar impedidas de funcionar no país", disse Falcão. "Elas são apenas um negócio."
Segundo Falcão, a força das igrejas evangélicas brasileiras em Angola desperta preocupação. "Elas ficam a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, ficam a vender milagres."
Em relação à Universal, a principal preocupação é a segurança, disse Falcão.

Por que Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos?


Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava, no seu coração, um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”.
Essas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje, essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.
Informações: Editora Cléofas

Editora Cleófas adquiri fábrica de Imagens São Judas Tadeu.

fabricaCaros amigos e amigas da Editora Cléofas,
Nossa Editora Cléofas adquiriu uma fábrica de imagens, de mais de 60 anos, de uma pessoa muito católica que não tem mais condições de tocá-la. É a Fábrica de Imagens São Judas Tadeu, que conquistou o reconhecimento, em todo o Brasil, como fabricante de imagens de gesso, católicas, com qualidade. As imagens são pintadas artesanalmente em seis tipos de pintura: Tradicional, Envelhecida, Semi-Barroca, Barroca, Marfim e Areia. Na pintura barroca foi a pioneira na introdução dessa arte nas imagens de gesso.
Penso que esta Fábrica de Imagens presta um grande serviço à fé católica porque a Igreja sempre recomendou a veneração das imagens, confirmado no II Concilio de Niceia (789), que nos faz lembrar que a pessoa santa ali representada está no céu, “intercede por nós sem cessar” diante de Deus e é “modelo de vida” para todos. Seu culto dá glória a Deus.
Por isso, a Fábrica faz todo o esforço para se esmerar na fabricação das imagens com todo respeito, arte e beleza.
As vendas são por encomenda e apenas no atacado. Peço a sua ajuda em divulgar este trabalho que fica a cargo do meu filho Lucas Aquino, engenheiro de produção (lucas.r.aquino@uol.com.br).
Atenciosamente agradeço;
Prof. Felipe Aquino  

O Primado do Papa: Afinal o Papa é ou não o Sucessor de Pedro?



Olá queridos, hoje tivemos uma aula ótima sobre história da Igreja nos primeiros séculos, mas a parte que mais me chamou atenção foram sobre os relatos históricos do primado de Pedro como primeiro "Papa" digamos assim, são 22:10hs mas não pude esperar para vos escrever minhas considerações sobre este tema, afinal Pedro foi bispo em Roma? E Jesus deu ou não a autoridade a Pedro?


Começaremos analisando um documento extrabíblico antigo:

Aproximadamente em 170 d. C. Dionísio, Bispo de Corinto escreveu à igreja de Roma agradecendo pela sua ajuda financeira na época do Papa Sotero, citando um templo com o túmulo do apóstolo Pedro.


... Ou seja, no segundo século os túmulos já eram venerados em Roma pela Igreja Primitiva, outro mais antigo:


Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz.” (Scorp. c. 15).

Vejam que são documentos válidos usados do primeiro e segundo séculos, dentre os muitos que vi decidi usar estes um que fala sobre a veneração pelos apóstolos já de cedo, confirmando que Pedro morreu sim em roma e isso não é uma invenção da igreja, e o outro por ser um dos mais antigos, logo é fato que os primeiros cristãos iam a Roma em peregrinação para os túmulos dos apóstolos e é fato que eles morreram sim por lá.


1º Contra Argumento: A Bíblia diz que Pedro foi a Jerusalém para o primeiro consílio e que logo ele não morreu em Roma, esse argumento é vazio porque mostra que nada impedia Pedro de voltar a Roma depois do concílio.



2º Contra Argumento: É possível que tenha havido um erro de interpretação, Jesus não teria dado a Pedro o primado da Igreja, mas estava se referendo a ele como o primeiro, a primeira pedra das muitas com as quais ele edificaria sua Igreja, baseado n verdade de confissão de fé de Pedro. Isto está errado, ainda que Jesus estivesse se referendo a verdade que pedro disse como pedra na qual ele edificaria sua Igreja, mais adiante ele escreve" Eu te darei as chaves do reino dos céus, e TUDO que TÙ ligares na terra será ligado nos céus" (Mt, 16,19)...

Vejam que Jesus não se referia a ideia ou a confissão de fé de Pedro, mas a Ele Próprio... (Tú)... Quando ele diz eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo que ligares, isso nos dá uma ideia claríssima de autoridade desse "Tú", ou seja Pedro, é fácil perceber na bíblia essa autoridade dos demais discípulos para com Pedro, Primeiro porque ele é o mais citado, segundo ele é o primeiro a sair e pregar depois de pentecostes, segundo, João espera por ele em respeito a sua autoridade antes de entrar no túmulo para constatar a ressurreição de Jesus, não é qualquer coisa, é simplesmente o maior evento da história do cristianismo, e João espera por Pedro, também Paulo se revolta com Pedro pelo fato dele ter vergonha dos pagãos, porque, ele também não era apóstolo?    
Porque para ele a opinião de Pedro era tão importante? Ele não poderia simplesmente o esnobar como fez com outros "Super apóstolos" como ele mesmo cita em suas cartas? A Autoridade de Pedro era nítida, ele era teimosos e cabeça dura, foi justamente por isso que Jesus confiou a ele a autoridade de sua Igreja!


3° A Igreja Ortodoxa não reconhece a jurisdição do Papa: As Igrejas andavam apenas sobe a autoridade de seus bispos, não havia uma unidade jurídica em termos de obediência, apenas um respeito de irmandade, só que no século 5 os cristãos se reuniram para formalizar uma unidade entre os bispos e decidiram que o primado dos apóstolos era Pedro, uma maneira diferente de dizer que ela era o primeiro, o chefe, o pontífice, pelas razões bíblicas já citadas, logo o papa, (pai), deveria ser o seu sucessor, ou seja assim surge o primado de Pedro. O Problema é que as Igrejas do Oriente não aceitaram, somente de Roma, Africa e Europa e Palestina com Jerusalém, mas Grécia, Constantinopla (Hoje Turquia), e outras Igrejas ocidentais não aceitaram entrar em comunhão jurídica, ou seja, obediência, mas veneram a antiga amizade e irmandade com a Igreja do ocidente, (Roma), a nossa Igreja romana ficou conhecida como Igreja Católica, a Igreja Ocidental Latina, Apostólica e Romana, e eles se chamaram Igreja Ortodoxa, no sentido de antiga, ou Igreja Oriental, nós os temos como Igreja Cristã Verdadeira, reconhecemos seus ritos, costumes, e seus sacramentos, assim como eles reconhecem os nossos, somos unidos mas eles não são obedientes ao papa, apenas veneram como patriarca ocidental, mas em termos de obediência eles não estão na comunhão, mas são uma Igreja verdadeiramente apostólica. Eles apenas acreditam que cada bispo deve ter total autonomia em sua diocese. mas eles pertencem a sucessão apostólica, se eles não querem levar em conta a autoridade jurídica do sucessor de Pedro, é um problema deles, isso não quer dizer que bíblica e historicamente ele não tenha essa autoridade... 



E assim eu termino dizendo, Abençoado seja nosso papa Francisco, e sua santa Igreja católica, porque tudo que ligar na terra será ligado no céu, se a Igreja é como dizia Paulo o corpo de Cristo, e Cristo cabeça da Igreja, onde está o corpo está a cabeça, do contrário o corpo morreria, por isso a Igreja não acaba, porque sua cabeça é imortal, onde está o papa está a Igreja, e eu como não sou besta, onde estiver o papa, também estarei eu.

Agora assim como acontece conosco há momentos em que a cabeça quer um coisa e o corpo faz outra, como acontece quando nós pecamos algumas vezes, agente nunca sabe se segue a cabeça ou corpo, ou seja, se segue a razão ou os instintos, assim, as vezes a Igreja pode ser tentada a seguir seu próprio corpo em oposição a cabeça que é cristo, por isso nós devemos rezar pelo Papa e por toda Igreja! 

Médicos do Vaticano aprovam o segundo milagre de João Paulo II, e poderá ser proclamado santo ainda no mês de outubro.

papa_joao_paulo_ii
O site Canção Nova Notícias informou nesta quarta-feira, 24, que a canonização do Papa João Paulo II está cada vez mais próxima.
Na semana passada, os médicos da Congregação das Causas dos Santos, deram o parecer favorável a causa do Bem- aventurado João Paulo II, reconhecendo como inexplicável a cura de mulher atribuída à sua intercessão.
Agora, o possível milagre deverá ser aprovado também pela comissão de teólogos e cardeais, levando o Papa polonês a ser reconhecido santo em tempo recorde, em apenas oito anos desde sua morte.
Em maio, será realizada a congregação dos teólogos e dos cardeais da Congregação para as Causas dos santos e, em junho, o Consistório ordinário com a aprovação do Papa. Segundo especulações, se o processo continuar neste ritmo, é provável que seja proclamado santo ainda no mês de outubro.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Padre escandaliza fiéis com suas colocações em sua página no Facebook, e bispo pede retratação.


Nota solicita uma retratação sobre conteúdo publico pelo padre na internet (Foto: Reprodução/TV Tem)Nota solicita retratação sobre conteúdo publicado 
pelo padre na internet (Foto: Reprodução/TV Tem)
A divulgação de uma nota oficial no site Diocese de Bauru (SP)  na terça-feira (23) causou uma tensão entre os fieis da Igreja Católica e o Padre Roberto Francisco Daniel, o Padre Beto, bastante conhecido na região por suas opiniões controversas e postura diferenciada dos sacerdotes convencionais. A nota pede que o Padre se retrate com a Igreja Católica por suas declarações divulgadas na internet em redes sociais e canais de vídeo.   
Nas publicações, o padre discute temas como fidelidade, bissexualidade, divórcio e a necessidade de mudanças na estrutura da Igreja Católica. Em um deles, que tem mais de 5 mil visualizações, os internautas se dividem em opiniões de apoio e críticas. No vídeo, de pouco mais de seis minutos, o padre expõe sua opinião sobre temas polêmicos para Igreja como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Se a ciência humana está nos dizendo que hoje não podemos mais enquadrar o ser humano como homossexual, heterossexual, bissexual, mas, sim como seres sexuados e que o amor pode surgir em qualquer um desses níveis, se a ciência nos leva a esse nível de consciência, a Igreja precisa estudar isso, caso contrário, ela vai estar cometendo um pecado, qual pecado? O de não amar ao próximo. Então a Igreja tem que mudar sim, não porque a sociedade está mudando, mas, porque a Ciência e conhecimento humano evoluiu” (Veja o vídeo na íntegra)
As opiniões do padre chamaram a atenção da Diocese. De acordo com nota assinada pelo Bispo Diocesano de Bauru, Dom Frei Caetano Ferrari, o padre deverá se retratar até dia 29 de abril através de uma "confissão humilde de que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos bons costumes ensinados pela igreja". A decisão da Diocese foi tomada após divulgações de vídeos de entrevistas com o Padre, que teriam provocado tumulto junto aos fieis de Bauru e outras cidades do Brasil. (Confira a nota na íntegra no final desta matéria)
Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus"
Padre Beto
Em entrevista ao G1, o padre Beto, que também trabalha como professor de Ética em universidades e comunicador em rádios da cidade, afirmou que suas publicações têm como objetivo apenas promover a reflexão. “As pessoas devem refletir e promover uma discussão de conhecimento e busca pela felicidade. Fazer uma reflexão da estrutura da Igreja ajuda com que o fiel entenda e busque se sentir melhor na instituição”, explica. 
Sobre a solicitação da Diocese, Padre Beto diz ainda que vai pensar sobre a decisão que irá tomar após o fim de semana. “Ainda estou analisando o que farei a respeito dessa retratação que eles me pedem. Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus, além de negligenciar o meu papel como padre”, complementa.
G1 procurou o bispo Dom Frei Caetano Ferrari e foi informado, pela assessoria de imprensa da Diocese, que ele não está em Bauru e só deve se manifestar sobre o assunto novamente após o posicionamento do Padre Beto em relação ao pedido de retratação e retirada do conteúdo da internet. A Diocese deu prazo até segunda-feira (29) para o padre se pronunciar.
Conflito nas redes
As manifestações nas redes sociais após a publicação da nota da Diocese, na terça-feira (23), foram rápidas. Na página oficial da Diocese de Bauru em um site de relacionamentos,  internautas se manifestaram com comentários de apoio e repúdio à decisão de Dom Caetano.
A discussão sobre as opiniões do padre não só partiram de Bauru, mas também de fieis de outras partes do Brasil e, ainda de acordo com a assessoria da Diocese, foi um dos motivos que levou a decisão de pedir a retratação. Já no perfil do Padre no mesmo site, diversos fieis deixaram recados com manifestações de apoio e carinho. Alguns citaram a necessidade de transparência da Igreja e também à liberdade de expressão.
Confira nota assinada pelo bispo de Bauru na íntegra:

"Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz"
Dom Frei Caetano Ferrari, ofm, Bispo Diocesano de Bauru.
Fonte: G1.Com
Dom Caetano ficou surpreso com a escolha do Papa argentino  (Foto: reprodução/TV Tem)Dom Caetano se manifestou por meio de nota oficial publicada no site da Diocese (Foto: reprodução/TV Tem)

Como lidar com pessoas difíceis?



Não olhe para elas! Ninguém é mau, egoísta, falso, grosseiro ou indiferente porque quer! Não é que elas devam ser ingenuamente desculpadas ou isentas de responsabilidades. Nada disso! Porém, se não as compreendermos, seremos os primeiros a ser prejudicados. É por isso que, antes de qualquer coisa, vale fazermos o exercício de olhar para as pessoas procurando enxergar bem mais do que são capazes de fazer, especialmente se nos causam medo, irritação e raiva. Há irmãos que, se não formos capazes de olhá-los assim, poderemos desistir deles; o que seria um grande mal.
Por favor, experimente olhar para as pessoas indo além das aparências. É bem provável que você encontre alguém que precise de ajuda!
Autor: Ricardo Sá

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Por que tanta fragilidade nos relacionamentos?


Vivemos num mundo no qual todos somos treinados a não revelar quem somos. Temos medo! Medo de nos machucar, de que descubram nossas fraquezas; que saibam quem, de fato, somos.
Dessa forma, nos acostumamos a pensar assim: "E para que ninguém me conheça, não vou revelar meus sentimentos a ninguém!" É por isso que nossos relacionamentos andam tão frágeis. Escondemos o que sentimos.

Minhas ideias e conhecimentos jamais poderão revelar quem sou; apenas meus sentimentos revelam minha vida. Se continuarmos assim, estaremos, cada vez mais, sozinhos!
Fonte: cancaonova.com

Seminário da água realizado pela Diocese de Petrolina.

A grande luta é contra a privatização dos serviços da água, de acordo com o ideário capitalista neoliberal que vê a água como mercadoria a ser manipulada visando ganância e lucro, não levando em conta que a água é um "monopólio natural" da sociedade. Em Petrolina, sob alegação de que a Compesa não atende bem à população, pretende-se partir para a privatização. Experiências de privatização em países evoluídos da Europa têm mostrado que a privatização não resolve. Cabe ao Município administrar os serviços, tudo fazendo para que a população seja servida. E à sociedade, cabe organizar-se, conscientizar-se, e pressionar de baixo para cima, da base para a cúpula. Poder político numa sociedade verdadeiramente democrática, de ver assumido como serviço à coletividade.
O evento foi realizado no último domingo, 21, pela Pastoral Social da Diocese de Petrolina. Fotos e texto: Frei Paulo Cardoso.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada Parabeniza Dom Manoel, Bispo da Diocese.

A comunidade Católica de Rajada, através de sua Paróquia, parabeniza o representante maior, da Igreja, na  cidade de Petrolina - PE, Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo diocesano.
O Clero, junto com a comunidade Católica e demais membros da Igreja na cidade pernambucana estará celebrando em ação de graças, com a Santa Missa, a ser realizada na próxima quarta-feira, 24, às 19h30, na Igreja Catedral.
O religioso está hoje, data do aniversário, retornado do encontro com todos os Bispos do Brasil, que estava acontecendo em Aparecida - SP.
PARABENS, DOM MANOEL PELA DATA TÃO IMPORTANTE E QUE DEUS POSSA CONTINUAR ENVIANDO MUITAS BÊNÇÃOS! 

domingo, 21 de abril de 2013

Petrolina é destaque em jornal de renome internacional.

petrolina a cidade



Oásis da Caatinga: assim é intitulada a cidade de Petrolina na edição de abril/2013, no suplemento especial Caminhos do Nordeste, do jornal Valor Econômico.
O município de Petrolina ganhou grande destaque nas páginas da reportagem que enalteceu as principais riquezas do município, a começar pela produção de frutas em larga escala, em especial , a uva e a  manga. Os investimentos em infraestrutura e as inovações tecnológicas, nesse caso, a chegada do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), bem como a vasta produção de vinhos. Fonte: blogviniciusdesantana.com

sábado, 20 de abril de 2013

Área Pastoral Nova Descoberta celebrará festa de sua padroeira.

A comunidade Católica de Nova Descoberta, realizará a festa de sua padroeira no próximo mês, entre os dias 04 e 13. O padre Muniz. junto com aquela comunidade, já estão realizando todos os preparativos para a novena de Nossa Senhora de Fátima.
A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, também participará do novenário, no dia 06 de maio. Todas os dias, a novena iniciará às 19h30.  
Informações: Matheus Araújo - Nova Descoberta

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paróquia Nossa Senhora das Dores celebrará amanhã a devoção de Padre Cícero.


A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, realizará amanhã, 20, mais um dia de devoção de Padre Cícero a Nossa Senhora das Dores.
A celebração do dia 20 na Paróquia é constituído por uma vasta programação, que inclui entre outras: o ofício, às 06:00; na sequência, às 08:00, bênção nas tendas e exposição do Santíssimo; ao meio-dia, acontecerá a hora da Graça; às 18:30, a programação seguirá com a procissão, seguida da Santa Missa. Ressalto que, durante o dia todo haverá programação na Igreja.
Venham todos participarem desta programação especial com oração, adoração e agradecimento a Cristo.  

Bispos afro-descendentes, celebraram missa em comemoração dos 125 anos da "Lei Aurea".






                                 
















Missa presidida por bispos afro-descendentes, em comemoração dos 125 anos da "Lei Aurea" que estabeleceu o fim oficial da escravidão negra no Brasil.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sinto-me em grande fraqueza! Como prosseguir?

Nada de medo! Valha-se de suas fraquezas para "ajoelhar-se"! Literalmente você pode rezar mais e, melhor ainda, valendo-se do que é fraco em você, transforme esta experiência em crescimento na vida de oração.
Na verdade, nossa fraqueza será sempre nosso "segredo" para que nos aproximemos com maior rapidez do coração de Nosso Senhor.
Por isso, quem se sente fraco, de fato, é mais forte. Tudo depende do que você decide fazer agora!
Autor: Ricardo Sá