Pages

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Primeira Missa de padre Robério Costa aconteceu no bairro Jardim Amazonas.





Um dia após receber o Sacramento da Ordem, o padre Robério Costa presidiu sua primeira Celebração Eucarística no bairro Jardim Amazonas, paróquia São Francisco, concelebrando os padres José Rogério, reitor do seminário e Erivan Nuto, titular desta paróquia.
O padre Robério, atualmente na paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, foi ordenado na sexta-feira, 26. Na oportunidade também recebeu o sacramento da ordem Antônio Solone. 
Fotos: Alessandra Nunes

Festa das Capelinhas de Santa Teresinha, no pátio da Gruta de Lourdes do Centro Social Pio XI.









Organização 'Nota 10' da Irmã Lourdes Franklin. Comparecimento em massa de muitas Capelinhas Missionárias de Santa Teresinha.
O movimento foi criado em 1998, após a visita das Relíquias de Santa Teresinha ao Brasil e a nossa Diocese de Petrolina. 
Os grupos são formados por 24 famílias cada, numa referência aos 24 anos de vida de Santa Teresinha na terra.
Em outras localidades, sobretudo em Caruaru, há muitos outros grupos da Capelinhas.
(Fotos e texto: Frei Paulo Cardoso - bispo emérito de Petrolina)

Ordenação sacerdotal de Robério Costa e Antônio Solone.



A Diocese de Petrolina - PE celebrou na última sexta-feira, 26, a ordenação sacerdotal de Robério Costa e Antônio Solone, diante de muitos fiéis.
Em Celebração presidida pelo bispo diocesano de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, os neo-sacerdotes foram ordenados com a presença de quase todo o clero da diocese de Petrolina, de padres de outras dioceses, familiares e amigos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Grupo crianças do Terço da Paróquia de Rajada realizarão encontro neste domingo.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará neste domingo, 28, um grande encontro com crianças e adolescentes, com idade de 06 a 15 anos.
Durante o evento que será conduzido por Alessandra Nunes e promovido pelo grupo crianças do Terço da Paróquia, acontecerão pregações, louvor, orações e muito mais. 
Intitulado no terço vou me encontrar, o evento inédito iniciará às 08h30, na Igreja Matriz de Rajada.
Maiores informações com as coordenadoras do grupo: Maria das Dores ou Deusimária.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Enviado ao blog, padre Reginaldo Manzotti explicará sobre as obras da misericórdia. (2- Aconselhar)

quaresmapenitenciaFilhos e filhas,

Neste tempo da Quaresma, no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, somos exortados a praticar as Obras de Misericórdia, que bem explico no livro “20 Passos para a paz Interior”. E neste boletim gostaria de falar rapidamente sobre elas.
As obras de misericórdia são quatorze. Sete delas são chamadas de obras de misericórdia corporais, que explanarei na próxima semana e sete espirituais, que são: instruir, aconselhar, consolar, confortar, perdoar, suportar com paciência e rogar pelos vivos e pelos mortos.
- Aconselhar (dar bons conselhos aos que necessitam)
Aconselhar é o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Jesus nos orientou e aconselhou a não sermos cegos guiando cegos (cf. Mt 15, 14), e também, a primeiro tirarmos a trave do nosso olho, para depois tirar o cisco do olho do irmão (Lc 6, 39). Apesar da força deste conselho e alerta de Jesus, não podemos nos eximir de dar bons conselhos àqueles que necessitam. Reforço, dar bons conselhos e não qualquer conselho. Para que isto aconteça é preciso mergulhar na graça do Espírito Santo, para perceber os sinais de Deus que nos auxiliam na compreensão dos fatos e discernimento da vida. Fonte: Equipe Evangelizar - padre Reginaldo Manzotti

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Amanhã é dia de Via Sacra na Paróquia de Rajada.


Celebrando a preparação para a "semana maior" - Semana Santa -, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada (Petrolina - PE), está realizando todas as quartas e sextas-feiras a via-sacra. 
O exercício espiritual da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. 
O encontro desta quarta-feira, 24, iniciará na residência de Adnilma, na rua Caminho do Lago, às 19h30, e seguirá - cada estação - por diversos pontos estratégicos, geralmente nas casas de idosos e enfermos. 
Na sexta-feira, 26, o encontro acontecerá na Igreja matriz da Paróquia, no mesmo horário.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Movimento Crianças do Terço de Rajada realizará evento com crianças e adolescentes neste domingo.

Queridas crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada, Petrolina – PE, convida vocês a participarem do evento, intitulado: no terço vou me encontrar , que acontecerá neste domingo, 28, das 08h30 às 12h00, com organização do movimento crianças do Terço. 
Durante o evento, que será realizado na Igreja Matriz de Rajada, haverá pregação, louvor, oração e muito mais.
Sintam-se todos convidados a participar deste momento que será conduzido por Alessandra Nascimento. 
Maiores informações com Maria das Dores ou Deusimária. (Texto: Dasdores Santana)

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Venha participar do segundo dia da série “Combatentes” na Noite de Louvor!


Na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, às 19h, com a presença do Padre Jorge Tadeu Hermes, da diocese de Santa Catarina, estará conosco para falar sobre o tema “Combatentes na Alegria” e conduzir a adoração ao Santíssimo Sacramento. Esperamos você! 

Aproveite para doar 1kg de alimento não perecível para a nossa equipe de Ação Social ajudar famílias carentes que recebem o apoio da Obra Evangelizar. 

O auditório fica na Praça Senador Correia, 128, próximo ao Terminal do Guadalupe. Você também pode acompanhar tudo ao vivo pela Rede Católica da Igreja e internet. Enviado por: Equipe Evangelizar é preciso (Pe. Reginaldo Manzotti)

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Nota oficial da Diocese de Petrolina.


Foto do perfil de Diocese de PetrolinaEstranhamos a nota de repúdio ao Bispo e à Diocese de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, de autoria do Sr. Tales Kalil, em relação às investigações sobre o crime que ceifou a vida da pequena Beatriz, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Por meio desta nota, a Diocese esclarece:
1. O Bispo Diocesano, D. Manoel dos Reis de Farias, no seu programa na Rádio Emissora Rural, a Voz do São Francisco, em diversas ocasiões expressou sua solidariedade à família na busca da elucidação dos fatos.
2. Embora o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora seja uma instituição católica, é mantida e administrada pela Congregação Religiosa Filhas de Maria Auxiliadora, não sendo subordinada administrativamente à Diocese de Petrolina.
3. A Diocese, bem como os católicos em geral, é solidária ao sofrimento da família e às Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, na Nota, responsabilizadas injustamente pelo trágico acontecimento ocorrido nas dependências do Colégio. É sempre necessário a prudência nos comentários ou na veiculação de notícias, a fim de que pessoas e instituições não sejam difamadas. Esse fato lamentável poderia ter ocorrido em qualquer estabelecimento de ensino. Ninguém está imune à violência, que ameaça e inferioriza a dignidade humana.
Comungamos a mesma indignação da comunidade petrolinense, pela impunidade reinante no país e pela lentidão com que vem se arrastando as investigações. Portanto, a Nota de Repúdio é injusta ao atribuir ao bispo e à Diocese responsabilidade pelo trágico acontecimento e por falta de apoio. Em nenhum momento fomos procurados para que nos disséssemos em quê e como os católicos, a Diocese e o bispo poderiam colaborar.
Apelamos para o bom senso e pedimos que nos coloquem a situação e como podemos ser úteis nesse processo. Nós o faremos com todo o empenho possível e colocamos a Rádio A Voz do São Francisco, da Diocese de Petrolina, à disposição para colaborar na divulgação que a família achar conveniente.
Com sentimento de profunda solidariedade cristã, abraçamos a família da pequena Beatriz, a comunidade educativa e as queridas irmãs do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Que Deus, rico em misericórdia, conforte os que choram e ilumine os que trabalham para a solução desse caso.


Diocese de Petrolina-PE
Petrolina, 16 de fevereiro de 2016

Enviado ao blog, padre Reginaldo Manzotti explicará sobre as obras da misericórdia. (1- Instruir )


Filhos e filhas,

Neste tempo da Quaresma, no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, somos exortados a praticar as Obras de Misericórdia, que bem explico no livro “20 Passos para a paz Interior”. E neste boletim gostaria de falar rapidamente sobre elas.
As obras de misericórdia são quatorze. Sete delas são chamadas de obras de misericórdia corporais, que explanarei na próxima semana e sete espirituais, que são: instruir, aconselhar, consolar, confortar, perdoar, suportar com paciência e rogar pelos vivos e pelos mortos.
- Instruir (ensinar os que não sabem)
Instruir não é simplesmente transmitir conhecimentos, é também corrigir os que erram, doutrinar, ensinar os valores do Evangelho, formar na doutrina e nos bons costumes éticos e morais. Evangelizar é também instruir para a verdade, a luz que vem de Jesus Cristo. À comunidade de Colossenses Paulo diz: “A palavra de Cristo permaneça em vós com toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria possais instruir e exortar-vos mutuamente” (Col 3, 16a). Lembremos que toda instrução que brota da caridade, oração e paciência gera frutos em abundância. 
Que as obras de misericórdia nos ajudem a sermos mais perfeitos e assim construirmos um mundo novo e bem melhor. 
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti
Enviado por: Equipe Evangelizar (Pe. Reginaldo Manzotti)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma? (Sugestão III)

quaresmapenitencia
Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa. Pensando nisso, o Padre José Eduardo apresenta a terceira sugestão de mortificação:


3) Penitências Morais:
(São as mais importantes)
– Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus;
– Sorrir sempre, mesmo quando haja um nervoso;
– Moderar a frequência às redes sociais, celular e computador (reduzir a poucas vezes ao dia);
– Desligar as notificações do celular;
– Fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros;
– Acordar mais cedo para fazer oração;
– Não ouvir música no carro;
– Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura;
– Não usar jogos eletrônicos, caso seja viciado;
– Fazer algum trabalho voluntário;
– Rezar mais pelos outros, do que por si mesmo;
– Reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo, atenção aos mendigos;
– Não se defender quando alguém lhe acusa;
– Falar bem das pessoas que se gostaria de criticar;
– Ouvir as pessoas incômodas sem as interromper;
– Dormir no horário, mesmo sem vontade.
(Fonte: cleofas.com)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Hoje é dia de Adoração ao Santíssimo Sacramento em Rajada.

A paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, através da Pastoral da Comunicação convida a todos para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontecerá hoje, 17, às 19h30.
Em comunhão com a diocese de Petrolina - PE e demais Igrejas Católicas espalhadas pelo mundo inteiro, a paróquia da Mãe das Dores realiza sempre este momento de Adoração ao Santíssimo, num ato de reconhecer Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Este - adorar -, que é o primeiro ato da virtude da religião
Portanto, venham participar deste momento sublime de agradecimento, mas também de reconhecimento verdadeiro de que Jesus Cristo é o Senhor.
O momento, acontece sempre na Igreja matriz da Paróquia, com a presença e condução do padre Felipe Gomes e/ou do diácono Robério Costa.

Após treze anos à frente da Diocese de Juazeiro, Dom José Geraldo anuncia seu substituto.

DOM JOSÉ GERALDO3Prestes a completar 75 anos, o Bispo da Diocese de Juazeiro (BA), Dom José Geraldo da Cruz, anunciou na manhã de hoje (17), em entrevista coletiva, que deixará o posto e que em seu lugar assumirá o novo Bispo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, de 50 anos, que atualmente ministra a Província Santo Antônio, no Recife. Dom José Geraldo explicou que o motivo de sua saída está diretamente ligada ao Direito Canônico, que prevê que ao completar 75 anos, no dia do aniversário, o Bispo seja substituído. Fonte: blog Carlos Britto.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Arcebispo de Mariana - MG realiza formação para os padres, seminaristas e leigos da diocese de Petrolina.



Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana-MG, realizou, nesta terça-feira, 16, durante o dia formação litúrgica com o clero e a noite com os fiéis leigos da diocese de Petrolina - PE. Hoje, 17, a formação continua.
Nas imagens, palestra do arcebispo voltada para a liturgia, no Centro Pastoral Monte Carmelo.

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma? (Sugestão II)

quaresmapenitencia
Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.

Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou mais uma sugestão de mortificação:

Penitências corporais:
(Apenas para ajudarem a não perdermos o sentido do sacrifício ao longo do dia, a não sermos relaxados, devendo ser pequenas e discretas).
– Dormir sem travesseiro;
– Sentar-se apenas em cadeiras duras;
– Rezar alguma oração mais prolongada de joelhos;
– Não usar elevadores ou escadas rolantes;
– Trabalhar sem se encostar na cadeira;
– Cuidar da postura corporal;
– Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé;
– Deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo.
(Fonte: cleofas.com.br)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Seminário Diocesano São José de Petrolina promove abertura do ano Letivo.






Além da diocese de Petrolina, presença das dioceses de Juazeiro- BA e Bom Jesus da Lapa, também da Bahia, com aula inaugural com o tema: Interpretação Filosófica sobre a "Guerra do Pau de colher" : conflito cultural e bélico no Sertão baiano.
No momento, além dos seminaristas e professores, participaram da solenidade vários padres da diocese e os bispos Dom Manoel dos Reis de Farias e Frei Paulo Cardoso. 
Fotos: padre José Rogério Alencar - reitor do seminário