Pages

sábado, 29 de abril de 2017

Você sabia que a imagem da Rainha dos Anjos de Petrolina já foi roubada?

Em 1974, Petrolina ficou atônita com a notícia. Depois de muita investigação, ela - a imagem - foi encontrada com um colecionador e retornou à cidade, em grande festa, em 1980. O bispo da época era Dom Gerardo Andrade Ponte, mas em destaque vemos o Cardeal Avelar Brandão Vilela, arcebispo de Salvador e nosso 3º bispo diocesano. Fonte: facebook.com/diocesedepetrolina.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Você tem valor!

Há bilhões de anos Deus preparou a sua chegada. Desde o primeiro átomo de hidrogênio que foi criado há bilhões de anos, Ele já pensava em você. E, quando você foi gerado por seu pai, de todos aqueles quinhentos milhões de espermatozoides, só um fecundou aquele óvulo bendito de tua mãe: daí nasceu você.
E ninguém jamais será igual a você… porque o Criador trabalha com exclusividade. Não aceita repetir as suas obras. Entre as mais de seis bilhões de pessoas do Planeta, não há dois que tenham o mesmo código genético (DNA) ou as mesmas impressões digitais. Não é fantástico?
As mulheres querem roupas exclusivas, sem que outras tenham iguais, o Criador deu isto de graça a todos, não nas roupas, mas no ser. A roupa exclusiva acaba, mas você não!
Você é um indivíduo, isto quer dizer, único, irrepetível, singular. Sua vida é única, não houve e não haverá outro igual a você na história deste mundo… já pensou?
Mesmo que o homem possa chegar à loucura de clonar o corpo, Deus não clonará a alma; portanto, nem os clones humanos seriam pessoas iguais. Veja o valor que você tem. Veja com que capricho e sabedoria você foi criado. São Paulo nos diz que Deus nos amou antes de ter feito este mundo:
“Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo…” (Ef 1, 3)
Isto quer dizer, que antes de criar o primeiro átomo de hidrogênio, há bilhões de anos, Deus já te amava e te queria… Antes de ser filho dos teus pais, você já era um filho amado de Deus.

Prof. Felipe Aquino – Enviado por: Editora Cléofas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Paróquia de Rajada participa hoje da novena de São José Operário, em Baixa da Umburana.

A comunidade Católica de Baixa da Umburana, localizada na zona rural do distrito de Rajada, está em festa, celebrando o novenário de São José Operário, padroeiro da comunidade.
A novena, que acontece todas as noites na Igreja da comunidade, às 19h30, iniciou no dia 23, e segue até 1° de maio, segunda-feira, com a Missa de encerramento presidida pelo padre Felipe Gomes.

Hoje, 27, a Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, é convidada como noiteira da festa do padroeiro dos trabalhadores.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ir à Missa melhora a saúde?

Segundo um estudo publicado na edição online da revista ‘Jama Internal Medicine’, assistir a ofícios religiosos reduz o risco de morte.
Conforme informações do jornal espanhol ‘ABC’, um grupo de investigadores da Harvard Chan School of Public utilizou os dados estatísticos de 74.534 mulheres que participaram entre 1992 e 2012 em um relatório sobre a saúde das enfermeiras.
Elas responderam a cada dois anos os questionários sobre sua dieta, estilo de vida e estado de saúde, e a cada quatro anos sobre sua participação nos serviços religiosos.
De todas as mulheres analisadas, 14.158 declararam que vão à Missa mais de uma vez por semana, 30.401 participavam pelo menos uma vez por semana e 17.872 nunca foram.
As mulheres que assistiam regularmente às celebrações religiosas – a maioria eram católicas ou protestantes – sofriam menos sintomas de depressão e menos crises de ansiedade.
Além disso, entre as enfermeiras que participavam da Missa mais de uma vez por semana tinham 33 por cento menos risco de morrer comparado com o resto das mulheres que nunca participavam dos ofícios religiosos.
Um dado interessante também se refere às mulheres que vão à igreja uma vez por semana. Elas tinham 27 por cento menos de risco de morrer por doenças cardiovasculares e 21 por cento menos riscos de sofrer de câncer em relação às outras.
Um dos autores do estudo e professor de epidemiologia, Tyler J. VanderWeele, apontou que “os benefícios de participar dos serviços religiosos parecem estar relacionados com um maior apoio social, menos consumo de tabaco e um menor risco de sofrer depressão, pois estas pessoas têm uma perspectiva mais otimista e esperança de vida”
Os autores precisam que dentro do número de pessoas pesquisadas incluía mulheres de raça branca, de nível socioeconômico semelhante e todas enfermeiras por profissão.

terça-feira, 25 de abril de 2017

O cristão e a fé.

Muitos perdem a fé porque não cuidam desse dom dado por Deus! A carta aos Hebreus, no capítulo 11, define a fé como a certeza a respeito das coisas que nós não vemos. A fé é um dom de Deus e que nós precisamos pedir a Ele. Mas a fé também depende do homem, o homem precisa alimentar a sua fé. Podemos comparar a fé como uma semente plantada na terra, que precisa ser cultivada com muito cuidado. Se não cultivamos a nossa “planta da fé” com muito cuidado e dedicação, ela morre. E assim, muitos perderam a fé porque não a cuidaram. (Fonte: cleofas.com.br)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dom Manoel celebra mais um ano de vida.






No último domingo, 23, Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo Diocesano de Petrolina comemorou mais um aniversário natalício. Na Missa da Misericórdia, ele recebeu homenagem do clero e público que lotou a Igreja Catedral. 

Maria Madalena e seu amor por Jesus.

  Havia um amor muito grande entre Jesus e Maria Madalena. Ela foi uma das poucas pessoas que tiveram a coragem de ficar com Jesus até a hora da sua morte na cruz. Depois do repouso obrigatório do sábado, ela voltou ao sepulcro para estar no lugar onde tinha encontrado o Amado pela última vez. Mas, para a sua surpresa, o sepulcro estava vazio! Os anjos perguntam: "Por que você chora?" Resposta: "Levaram meu senhor e não sei onde o colocaram!" Maria Madalena buscava o Jesus, o mesmo Jesus, que ela tinha conhecido e com quem tinha convivido durante três anos. (Texto: Frei Paulo Cardoso)

domingo, 23 de abril de 2017

O significado do testemunho das mulheres e sua importância na ressurreição de Jesus.

A presença das mulheres na morte, no enterro e na ressurreição de Jesus é significativa. Elas testemunharam a morte de Jesus (Mt 27,54-56). No momento do enterro, elas ficaram sentadas diante do sepulcro e, portanto, podiam dar testemunho do lugar onde fora colocado o corpo de Jesus (Mt 27,61). Na madrugada do domingo, elas estão lá de novo. Sabem que aquele sepulcro vazio é realmente o de Jesus! A profunda experiência de morte e ressurreição que elas fizeram transformou suas vidas. Elas mesmas ressuscitaram e se tornaram testemunhas qualificadas da ressurreição nas Comunidades cristãs. Por isso, recebem a ordem de anunciar: "Jesus está vivo! Ele ressuscitou!" (Texto enviado por: Frei Paulo Cardoso)

sábado, 22 de abril de 2017

Em nome da solidariedade: ‘Festa da Vida’ promovida pela Diocese de Juazeiro acontecerá neste domingo.

Um trabalho dedicado à solidariedade. Esse é o principal objetivo da ‘Festa da Vida’, organizada pela Diocese de Juazeiro (BA), que acontecerá neste domingo (23), a partir das 9h, na praça da Catedral. O evento será uma feira de exposição dos produtos das pastorais sociais e outros organismos que atuam pela defesa e promoção da vida. Tendas temáticas e manifestações culturais fazem parte da programação.
Para o bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, a festa também será uma forma de fortalecer pastorais e grupos da Diocese que estão à serviço dos pobres e do cuidado com a natureza. “Desde que cheguei aqui pude ver tantas iniciativas e ações que desvelam uma Igreja samaritana, atenta às angústias e às dores dos mais pobres e vulneráveis. Essa festa quer divulgar e fortalecer esse trabalho. O serviço é uma das exigências da evangelização”, ressaltou.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), que atua na junto a trabalhadores rurais da região, é uma das que estarão presentes na festa. “Muitas pessoas as vezes não conhecem ou não reconhecem o trabalho das pastorais sociais e de outros grupos realizado junto aos pobres. Para nós será muito bom pois dará visibilidade a essas ações diante da sociedade e da própria Igreja”, explicou Marina Rocha, membro da CPT.

Marcada para começar com a celebração da missa na Catedral, a Festa da Vida seguirá até as 15h. Na praça estarão expostas as barracas e tendas das pastorais e grupos, além do espaço de convivência, partilha e confraternização. Segundo Marina Rocha, quem quiser poderá ainda adquirir produtos que estarão à venda no local. “Teremos artesanato e também apresentações culturais, como o Samba de Veio, Roda de São Gonçalo, cordel, poesias, teatro e alguns artistas que estarão presentes“, finalizou. (Fonte: Blog Carlos Britto)

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Recife recebe padre Reginaldo Manzotti para IV Evangelizar.

Hoje, 21 de abril, o Padre Reginaldo Manzotti chega a Recife para o “IV Evangelizar É Preciso”. Com o tema “Batalha Espiritual”, o evento reunirá milhares de fiéis para um dia de espiritualidade e oração.
O IV Evangelizar Recife será realizado na Av. Boa Viagem – Praia do Pina. A Comunidade Obra de Maria fará a abertura, marcada para às 14h. Às 16h, o Padre Reginaldo inicia a tocante Adoração ao Santíssimo. 
Veja a programação completa:
14h – Abertura – Comunidade Obra de Maria
14h30 – Padre João Carlos
15h10 – Padre Damião
16h – Adoração ao Santíssimo com Pe Reginaldo Manzotti
17h – Missa com Arcebispo e animação Pe Reginaldo Manzotti e Ministério Evangelizar
19h – Show com Pe Reginaldo Manzotti e Ministério Evangelizar


A TV Evangelizar fará a transmissão do “IV Evangelizar É Preciso – Recife”. A transmissão começará às 16h, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da Santa Missa e Show de com Padre Reginaldo e Ministério Evangelizar. (Enviado por: Equipe Evangelizar é Preciso)

Não deixem as baleias matarem nossos jovens.

O avanço da tecnologia possibilitou um acesso ilimitado às redes sociais de tal forma que essa realidade reinventa a vida cotidiana. Há muitas opções e não poucas armadilhas nessa ambiência. É o caso do desafio Baleia Azul, jogo que atrai jovens e adolescentes de todo o mundo dispostos a realizar tarefas arriscadas que culminam em tirar a própria vida. 
Vive-se num tempo de forte acento individualista, quando as sociedades regidas por uma lógica narcísica multiplicam as iniciativas autodestrutivas. Diante da crise de afeto, da banalização do outro e do relativismo que colapsa valores comuns, o suicídio é hoje a expressão de uma crise de despersonificação. 
Muitos sujeitos altamente conectados estão perdidos no turbilhão de informações, vítimas da overdose de opções para se atingir a felicidade, porém, uma felicidade momentânea, hedonista e eminentemente individual. A pessoa acaba movendo-se num horizonte sem meta, flutuando numa atmosfera de várias opções de sentido, de comportamentos, de ética. Os condicionamentos de uma sociedade desumanizada impedem que o indivíduo se realize.
Não basta se escandalizar com o terrível jogo mortal Baleia Azul, é preciso avaliar o tipo de vida que estamos levando e obrigando as futuras gerações a viverem. Sem perspectiva de futuro e esquecendo o passado, muito se tem insistindo em viver somente o presente. O importante é se sentir bem. Será? 
O suicídio, como no jogo Baleia Azul, pode acontecer até mesmo sem desejo de morrer, como um ato de violência não planejado. O que importa é fazer a experiência, ter a sensação, sentir a emoção do momento.
A estrutura, o ambiente e a educação familiar são fundamentais para desenvolver níveis de felicidade que diminuam o instinto autodestrutivo. Aqui entram a ética e o cuidado para pensar preventivamente, atuando no sistema educacional, reconstruindo sentidos, resgatando valores, autorizando a expressão de sentimentos e pensamentos, fortalecendo os vínculos e a espiritualidade. Não é possível que o mercado, o poder e o descaso com os mais fracos dominem a vida das pessoas. Estamos cada vez mais carentes de sentido e valores que todos reclamam, mas poucos estão dispostos a mudar o atual estilo de vida. Esquecem que a falta de afeto, cuidado e transcendência também podem matar.
Para prevenir é preciso cuidar e libertar-se do mito atual da sociedade de consumo e do bem-estar de que só vale a pena viver se há prazer. Saber lidar com as perdas, os limites e as frustrações pode mostrar o que realmente tem valor na vida; de forma extremamente eficaz, ajuda a discernir o que é secundário e o que é essencial. 

Autor: Dom Leomar Brustolin – (Fonte: cnbb.org.br)
Bispo auxiliar de Porto Alegre

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Explicando a imagem de Santo Expedito.

Santo Expedito tem na mão direta uma cruz, onde se lê a palavra latina hodie (hoje). Com o pé direito, esmaga um corvo, a representação do mal, que crocita cras (amanhã). A sua imagem sugere o lema “Para Deus, tudo agora, hoje, não deixar nada para amanhã”. Na mão esquerda, traz uma palma, símbolo dos mártires, que também representa a vitória sobre os inimigos e a vitória espiritual sobre a morte. O santo ajuda pessoas de fé a resolver problemas urgentes. Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã. Mas espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.
É protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes e padroeiro das Forças Auxiliares. Sua festa é celebrada dia 19 de abril.
(Fonte: Capelania Militar)

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Amanhã tem devoção de padre Cícero em Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará amanhã, 20, mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora das Dores. A programação iniciará às 06h00 com o ofício; às 18h30, acontecerá a hora da Graça; a Santa Missa e bênção do Santíssimo iniciará às 19h30. 

Padre Reginaldo Manzotti recebe Título Cidadão Pernambucano.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concede, nesta quinta-feira (20), o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao padre Reginaldo Manzotti. A cerimônia, proposta pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), esta marcada para às 18h, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco.
O padre Reginaldo Manzotti é natural de Paraíso do Norte, no estado do Paraná e exerce seu sacerdócio há 22 anos. Sua primeira experiência como religioso foi no município de Camocim de São Felix, no agreste pernambucano.
Sua contribuição com o estado de Pernambuco é destacada pelos eventos beneficentes realizados todos os anos em prol de entidades com atuação na recuperação de dependentes químicos e projetos sociais relevantes como a Fazenda da Esperança e a Comunidade Obra de Maria.
Serviço:
Título de Cidadão Pernambucano Padre Reginaldo Manzotti
Dia: 20/04/17 (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Plenário da Alepe (Rua da Aurora, 631, Boa Vista – Recife/PE).
(Fonte: blog Vinícius de Santana)

terça-feira, 18 de abril de 2017

Quando temos fé e praticamos a oração diariamente, todo obstáculo parece mais fácil de ser superado.

De repente tudo pode mudar em nossas vidas. Bastam alguns segundos para que nos surpreendamos. Enfrentar as transformações cotidianas requer de nós força e fé. Todos nós podemos desenvolver a resiliência, que é a capacidade de lidar com os problemas com sabedoria, sem ceder às pressões. Seguir nosso caminho com serenidade é um processo de maturidade que vamos conquistando quando passamos pelas mais variadas situações. Mas, quando temos fé e praticamos a oração diariamente, todo obstáculo parece mais fácil de ser superado. No Pai, está a paz de que precisamos. (Texto: Padre Robson)

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Comunidade de Baixa da Umburana continua os preparativos para a festa de São José Operário.

Pe. Juraci (celebrante da II noite) 
A comunidade Católica de Baixa da Umburana, localizada na zona rural do distrito de Rajada, Petrolina - PE, iniciou os preparativos para celebrar a festa de seu padroeiro - São José Operário. 
A festa, que inicia no próximo domingo, 23, e segue até o dia 1° de maio, dia dedicado ao santo protetor dos trabalhadores, iniciará sempre às 19h30. Na segunda noite de novena (24), o padre Juraci da Silva presidirá a Santa Missa. No dia 1° de maio o padre Felipe Gomes celebrará o encerramento.
O tema deste ano será: Pelo testemunho de São José Operário e de Maria encontram em Cristo Jesus o caminho da fé.

Somos uma extensão de Deus.

O ser humano, a natureza humana, a nossa alma têm sede de Deus. Esta é uma verdade que temos que aceitar. Nossa natureza busca o Seu Criador.
Isso nada tem a ver com as teorias de onde, como ou quando surgiu o ser humano. O fato é que todo ser humano é um desdobramento de Deus. Quando nós falamos que Deus nos fez à sua imagem e semelhança, é o mesmo que dizer que Deus nos fez como parte Dele.
E interessante perceber que o ser humano, independente de todas as análises, todo estudo feito sobre o gêneses, todas as teorias, o fato é que o ser humano era um ser feito de uma matéria e a partir de uma intervenção de Deus, esse ser humano tomou a consciência.

Somos o que somos porque Deus nos fez, portanto nós somos uma extensão de Deus, um derramamento de Deus, e por mais que alguns não aceitem, nós temos saudades do Criador. (Texto: padre Reginaldo Manzotti – via equipe Evangelizar é preciso)