Pages

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Amanhã tem Adoração ao Santíssimo Sacramento na Paróquia de Rajada.

A paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada, localizada no distrito de Rajada, Petrolina – PE, convida a todos para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontecerá nesta quinta-feira, 01, às 19h30, na Igreja matriz da Paróquia.
Em comunhão com a diocese de Petrolina - PE e demais Igrejas Católicas espalhadas pelo mundo inteiro, a paróquia da Mãe das Dores realiza sempre este momento de Adoração ao Santíssimo na primeira quinta-feira de cada mês.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Encerramento do mês Mariano acontecerá nesta quarta-feira na Paróquia de Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, sediada no distrito de Rajada, Petrolina – PE, realizará nesta quarta-feira, 31, a celebração de encerramento do mês mariano.
A Celebração, que encerrará um mês de programação voltado para celebrações de devoções e festas à Nossa Senhora, que foram realizadas principalmente nas residências de idosos e enfermos da comunidade, iniciará às 19h30 com a Santa Missa, presidida pelo padre Felipe Gomes, na Igreja matriz da Paróquia.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Projeto Social Madre Teresa de Saldanha realizará na Vila Débora seu 3° ‘Arraiá’ de São João.

O Projeto Social/Escola Madre Teresa de Saldanha vai realizar no próximo dia 10 de junho (sábado), na Vila Débora, o 3° ‘Arraiá’ junino promovido pela instituição. O evento começará a partir das 16h, com uma programação que inclui apresentações de músicas e danças, venda de comidas típicas e bebidas (não alcoólicas), pescaria e brincadeiras. A ação tem como objetivo comemorar o São João promovendo a integração e confraternização de pais, alunos, funcionários e professores do PSMTS, assim como a comunidade em geral.
Todo o dinheiro arrecadado será revertido ao projeto, para melhor atender as crianças beneficiadas pelo PSMTS. Como prática tradicional, a prestação de contas desse evento fica à disposição dos pais e comunidade em geral.
O PSMTS não tem fins lucrativos e fica localizado à Travessa Madre Teresa de Saldanha nº 01, Vila Débora, zona norte de Petrolina. Foi fundado no dia 22 de dezembro de 2007, é dirigida pelas Irmãs Dominicanas e mantido pela Associação de Educação e Beneficência Santa Catarina de Sena, que tem sede em São Paulo.

Tem como objetivo promover crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social por meio de educação, atividades esportivas, culturais e orientação familiar, dentro dos princípios cristãos na construção da cidadania. Atualmente em torno de 250 alunos oriundos dos Bairros Vila Débora, Dom Avelar, Vila Rotary, Vila Marcela, Loteamento Recife, José e Maria, Ipsep e adjacências – além dos Residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas – são atendidos pelo projeto na educação infantil. Eles também recebem reforço escolar e cursos de xadrez, futsal, violão, flauta, judô e balé totalmente gratuitos. As integrantes do Madre Teresa Saldanha ressaltam que a festa junina é aberta a todos que queiram“aquecer o espírito solidário em prol de uma causa justa: fazer o bem sempre”. (Fonte: Blog Carlos Britto) 

domingo, 28 de maio de 2017

Coordenadores e membros de pastorais da Paróquia de Rajada participam de formação neste domingo.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina – PE, iniciará logo mais, às 08h30, um encontro para formação de todos os coordenadores e alguns membros de comunidades e pastorais da paróquia.
O encontro, que acontecerá na Igreja matriz da Paróquia, será encerrado às 16h.


sábado, 27 de maio de 2017

9ª Romaria dos Homens movimentará Santa Cruz da Venerada neste fim de semana.

Fieis da Igreja Católica prestigiarão em Santa Cruz da Venerada (PE), no sertão do Araripe, a 9º Romaria dos Homens. O tema do evento deste ano é ‘Maria, Nossa Mãe e Rainha, acolhe seus filhos’.
A programação será aberta neste sábado, 27, a partir das 15h, com a acolhida dos romeiros, que sempre marcam presença de cidades da região e Estados vizinhos.

No encerramento do evento religioso, marcado para o domingo 28, os participantes farão uma caminhada até o monte de Frei Damião, local de grande visitação de católicos do município. A procissão em direção ao monte sairá bem cedo, da Casa do Romeiro, com cinco paradas para rezar o terço mariano. (Fonte: Blog Carlos Britto)

Prefeitura procura família de idosa encontrada nas ruas de Petrolina.

Desorientada e encontrada vagando nas ruas de Petrolina na última quinta-feira (25), uma idosa recebeu ajuda a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), que está à procura de seus familiares.
Segundo equipes da assistência social da prefeitura, a mulher foi localizada no centro da cidade e não possui qualquer documento. A idosa apresenta dificuldades de se comunicar, apesar disso, disse se chamar “Aparecida” e ser moradora do bairro São Gonçalo.

A mulher tem recebido assistência na Casa de Passagem Bom Samaritano e quem tiver qualquer informação sobre seus familiares deve ligar para o número  (87) 3861-9877. (foto/divulgação - via blog Carlos Britto)

Mensagem do coordenador da Pastoral da Comunicação de Rajada para o dia Mundial das Comunicações Sociais.

Neste domingo, 28, será celebrado o dia mundial das comunicações sociais, e dentro deste “campo”, considero a comunicação como um dos meios principais para levar esperança e confiança a nossa sociedade, seja aos mais próximos ou aos que estão nos mais longínquos lugares.
Em Romanos, precisamente no capítulo 10, diz: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Com esta expressão, fica claro quão importante é a comunicação para vida, não apenas no campo religioso, como social e pessoal.
Em particular, na condição de coordenador da Pastoral da Comunicação, sinto cada vez mais atraído por esta arte de comunicar. Claro, os desafios e limites são grandes, os recursos limitados e a produção ainda não é satisfatória. O desejo é de sempre oferecer mais. Contudo, a esperança em DEUS nos move para sempre buscarmos realizar a melhor comunicação.
Portanto, desejo a todos os comunicadores que Nossa Senhora da Comunicação nos ajude a sermos fieis a Deus, utilizando a tecnologia, com seus avanços, sempre como instrumento de comunicação para a promoção da vida! E aos que apoiam esta “causa”, meu sincero agradecimento e pedido a Deus para que continuem sendo iluminados e participantes deste projeto!
Atenciosamente,
Veromilton Nunes – Coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

O que é um Dogma?

A Revelação, fonte do dogma, dá a conhecer o ensinamento divino em seu próprio conceito: tal é a primazia de Pedro e de seus discípulos e, como consequência, a infalibilidade pontifícia.
Para que uma verdade revelada seja um dogma é necessário que este proponha diretamente à nossa fé por uma definição solene da Igreja ou pelo ensinamento de seu magistério ordinário.

Dogma é uma verdade revelada por Deus, e, como tal, diretamente proposta pela Igreja à nossa fé. Fonte: cleofas.com.br

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Família, fonte de santidade.

Deus nos criou para vivermos em família, como Ele mesmo é uma Família, Três Pessoas distintas em uma única natureza. Quando o Catecismo fala da família, começa dizendo que: Jesus, ao vir ao mundo, não precisava necessariamente viver em uma família, mas Ele assim o quis, para deixar-nos o seu exemplo e ensinamento sobre a nobreza e santidade da família. Quis ter uma mãe e um pai (adotivo), e foi obediente e submisso a eles (cf. Lc 2,51). Jesus não precisava ter um pai terreno, já que o Seu Pai é o próprio Deus. Mas Ele quis ter um pai adotivo, legal, como chamavam os judeus. Quando José quis abandonar Maria, em silêncio, para não difamá-la, Deus mandou o Anjo dizer-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois, o que nela foi concebido veio do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho a quem tu porás o nome de Jesus” (Mt 1,20-21). É como se Deus dissesse a José: eu preciso de você, eu quero você para ser o pai diligente da sagrada Família. Os pais geram os filhos, mais aqui é o Filho quem escolhe o seu pai.
A Família de Nazaré nos dá uma lição de vida familiar. Como disse Paulo VI: “Que Nazaré nos ensine o que é família, sua comunhão de amor, sua beleza austera e simples, seu cárater sagrado e inviolável… Uma lição de trabalho…” (05/01/64). A família é uma escola de virtude e de santidade para todos. Vivendo na família de Nazaré, Jesus nos ensinou a importância da submissão e obediência dos filhos aos pais. Ele, mesmo sendo Deus, se fez obediente àqueles que Ele mesmo criou e escolheu para seus pais. Cumpriu em tudo o quarto mandamento que manda “honrar” os pais. Mais do que ninguém obedeceu à Palavra de Deus que diz:

“Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro”. “Quem teme o Senhor honra pai e mãe” (Eclo 3). Fonte: cleofas.com.br

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Honrar os pais é Honrar a Deus!

A grande e honrosa tarefa que Deus reservou para os pais é a de gerar e educar os seus filhos. Os pais são cooperadores de Deus na maior de todas as missões, gerar os filhos de Deus, à sua imagem e semelhança. Nada pode se igualar à sublimidade desta obra. Se é importante e digno produzir os bens que utilizamos: casas, roupas, móveis, alimentos, etc, quanto mais digno e nobre é dar a vida a novos seres humanos? Uma só vida humana vale mais do que todo o universo material, pois nada disso tem uma alma imortal, imagem e semelhança do próprio Deus.
O Catecismo da Igreja nos ensina que “a paternidade divina é a fonte da paternidade humana”(§ 2214), e que aí está o “fundamento da honra devida aos pais”. Os filhos devem aos pais o “dom da vida”.
Por ser muito grande a missão dos pais, Deus lhes cobre de glória, e obriga os filhos a honrá-los. É impressionante notar como Deus exalta a figura dos pais, em face da sua missão importantíssima de gerar e educar os filhos.
O destaque aos pais começa pelo fato de um dos Mandamentos, o quarto, ser dedicado a eles: “Honrar pai e mãe”. São Paulo nota que “este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra” (Dt 5,16; Ex 20,12; Ef 6,2).
Honrar quer dizer encher de honra; reconhecer a sua dignidade…
Todo o capítulo 3 do Livro do Eclesiástico mostra a importância dos pais na vida dos filhos, a importância da autoridade que Deus lhes confiou e a necessidade dos filhos lhes obedecerem. Fonte: cleofas.com.br

quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Culto a Nossa Senhora.

Esse culto manifestou-se pouco a pouco ao longo dos séculos, segundo uma evolução especial. Nos primeiros séculos, estava inserido nas festas que celebravam os mistérios de Jesus Cristo, porque foi justamente d’Ele que Maria hauriu toda sua grandeza. Nisso não houve nenhuma preocupação de interpretação errada de tipo pagão, como às vezes se escreveu; era, ao contrário, cuidadosa atenção para não separar a proclamada obra da Mãe da do Filho. Talvez tenham sido precisamente os pagãos, com Adriano, que tentaram sufocar o culto e a doutrina judeu-cristã sobre Maria já delineada em seus elementos fundamentais na primeira metade do século I. Maria esteve, portanto, presente no culto litúrgico da Igreja primitiva, até porque, como ensina a história, a teologia nasce da piedade e não ao contrário. Foram os títulos de “primeira entre os crentes” e de “testemunha privilegiada do mistério de Cristo” que justificaram e incrementaram o culto mariano.
Também o papel de intercessão junto ao Senhor, de advogada, como a define Ireneu, nasceu bem cedo. No final do século I e início do século II, alguns escritos apócrifos sobre Maria exerceram extraordinária influência não só sobre o culto e sobre a devoção popular, mas também sobre a pregação e sobre a arte religiosa.
A devoção a Maria fundamentou-se, substancialmente, no modelo que ela ofereceu de vida de fé e de total abertura ao dom e à ação do Espírito Santo. Desde o século IV, Maria é louvada como magnífico modelo de vida virginal, entendida como sinônimo de santidade. Fonte: cleofas.com.br

terça-feira, 23 de maio de 2017

O verdadeiro sentido do casamento.

Deus criou o homem e a mulher, e uniu-os em matrimônio. A Bíblia nos diz que, ao criar o homem, Deus percebeu que ele não estava satisfeito porque não encontrou em todos os seres criados uma criatura que o completasse. E Deus disse que “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18). E disse ao homem: “Eu vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gn 2,18), alguém que seja como você e que o ajude a viver. E fez a mulher. Retirou “um pedaço” do homem para criar a mulher (cf. Gn 2,21-22).
Nessa linguagem figurada, a Palavra de Deus quer nos ensinar que a mulher foi feita da mesma essência e da mesma natureza do homem, isto é, “à imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1, 26), e foi feita para o homem.
Santo Agostinho nos lembra que Deus, para fazer a mulher, não tirou um pedaço da cabeça do homem e nem um pedaço do seu calcanhar, por que a mulher não deveria ser chefe nem escrava do homem, mas “companheira” e “auxiliar”.
Ao ver Eva, Adão exclamou feliz: “Eis agora aqui o osso de meus ossos e a carne de minha carne Ela vai se chamar mulher” (Gn 2,23). A palavra mulher em hebraico “isha” é o feminino de homem (“ish”). Esta foi, sem dúvida, a primeira declaração de amor do universo. Adão se sentiu feliz e completado em sua carência.
Então, Deus disse ao primeiro casal: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,24). Repare que Deus não disse para o homem se unir a outro homem; logo, a união homossexual é contra a lei de Deus para o casal, e desvirtua o casamento.
Para ajudar o outro a crescer é preciso aceitá-lo como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos A partir daí é possível então, com muita paciência, fé e carinho, ajudar o companheiro a crescer; e crescer quer dizer atingir a maturidade como pessoa humana no campo psicológico, emocional, espiritual, moral, etc. (Fonte: cleofas.com.br)

segunda-feira, 22 de maio de 2017

A Eucaristia.

Se a Eucaristia é um mistério de fé que excede tanto a nossa inteligência que nos obriga ao mais puro abandono à palavra de Deus, ninguém melhor do que Maria pode servir-nos de apoio e guia nesta atitude de abandono. Todas as vezes que repetimos o gesto de Cristo na Última Ceia dando cumprimento ao seu mandato: «Fazei isto em memória de Mim», ao mesmo tempo acolhemos o convite que Maria nos faz para obedecermos a seu Filho sem hesitação: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2, 5). Com a solicitude materna manifestada nas bodas de Caná, Ela parece dizer-nos: «Não hesiteis, confiai na palavra do meu Filho. Se Ele pôde mudar a água em vinho, também é capaz de fazer do pão e do vinho o seu corpo e sangue, entregando aos crentes, neste mistério, o memorial vivo da sua Páscoa e tornando-se assim “pão de vida”».
S.S. João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia.

domingo, 21 de maio de 2017

Sinal da cruz é abraço de Deus, diz Papa emérito.

O sinal da cruz que os cristãos traçam com frequencia sobre o corpo, é muito mais que um simbolismo. É expressão de um abraço de Deus no ser humano. Esta foi a explicação do Papa emérito Bento XVI aos fiéis.
Citando o pensamento do teólogo Romano Guardini, o Papa apontou o sentido do gesto. "Fazemos o sinal da cruz antes de rezar para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e vontade; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele abraça todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino".

sábado, 20 de maio de 2017

O que é a festa de Pentecostes?

É a comemoração da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, cinquenta dias depois da Páscoa. O acontecimento do Pentecostes só pode ser entendido em ligação com a Páscoa e com a Ascensão: Cristo morreu para a salvação do mundo, ressuscitou e voltou ao Pai; depois, enviou aos homens o seu Espírito, revelando assim a terceira pessoa da Trindade. É por isso que esta festa encerra o tempo pascal que dura sete semanas. O Pentecostes marca também o nascimento da Igreja. Com efeito, os Apóstolos, tendo recebido a força do Espírito, tiveram a coragem de dar testemunho de Cristo, de fazer conhecer os seus ensinamentos e de batizar. Tal como os Apóstolos, somos chamados a não ficar apenas uns com os outros, mas pelo contrário, a proclamar corajosamente o Evangelho. Peçamos ao Senhor que nos dê essa força para testemunhar à nossa volta Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo no e do seu Amor.     Texto: EAQ

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Neste sábado tem programação da devoção de Padre Cícero na Paróquia de Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará neste sábado, 20, mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora das Dores.

A programação iniciará às 06h com o ofício; às 18h30, acontecerá a hora da Graça; finalizando, às 19h30, a Santa Missa, seguida da bênção do Santíssimo. Toda a programação acontecerá na Igreja matriz da Paróquia, conduzida por membros de pastorais e pelo padre Felipe Gomes, administrador da Paróquia.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Devo ir à Missa por pura obrigação?

Muitos se perguntam se devem ir à missa no domingo mesmo sem vontade, por pura obrigação. Para responder à essa pergunta é preciso antes entender como é o funcionamento da alma humana e de como se pode prestar culto a Deus.
O homem é constituído de corpo e de alma e é a alma que deve comandar o corpo, mesmo que os 'sentimentos' do corpo não estejam colaborando. É como um pai que leva o seu filho à missa: a alma é o pai e o corpo é o filho. Ora, o filho esperneia e diz que não quer ir, mas o pai é firme e exerce um ato de vontade sobre o filho.
A alma humana possui três áreas: a inteligência, a vontade e a afetividade (sentimentos). Elas devem obedecer a essa hierarquia, deste modo, quando a pessoa sente dificuldade em ir à Missa é porque a afetividade está querendo sobrepor-se às demais, porém, a sua inteligência sabe o que é o certo e determina à vontade, ordena à afetividade que vá mesmo assim. (Texto: padre Paulo Ricardo)

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Por que e para que você vai à Missa?

Missa é para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente. Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vem à Missa para fazer pedidos a Deus, outros apenas para cumprir uma obrigação e outros com alegria e fé, para louvar e bendizer a Deus.
E você, por que e para que vai à Missa?
O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez a Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.
A Missa foi sempre, e é, o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só “corpo”. São Paulo disse aos cristãos: “Agora não há mais judeus, nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28).(Texto: Prof. Felipe Aquino)

terça-feira, 16 de maio de 2017

Nesta terça-feira acontecerá a reza do Terço na rua Gabriel Moreira, em Rajada.

Continuando as celebrações e encontros do mês Mariano, nesta terça-feira, 16, acontecerá mais um encontro dos Católicos de Rajada, para reza e meditação do Santo Terço, na residência de "Nininha", na rua Gabriel Moreira.
O encontro, que será conduzido e organizado pelo movimento Homens do Terço da Paróquia, iniciará às 19h30, com participação livre para toda a comunidade.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

A importância da Santa Missa.

A cada celebração, Cristo Jesus é o celebrante: é Ele quem se oferece ao Pai, quem ora e quem intercede. O sacerdote é o seu representante, cabendo a nós a participação como parte do Corpo de Cristo.
A Missa não pode servir apenas para pedir pelas almas dos nossos falecidos. Apesar do seu grande valor para a purificação das almas dos nossos entes queridos, que ainda estão no purgatório, precisamos estar cientes de que isso é o mínimo diante do valor profundo da celebração. As necessidades do mundo inteiro estão presentes em cada Missa. Cristo as assume.
A Missa não pode transformar-se num palanque de comício social ou político. Ela tem a capacidade de mudar as estruturas sociais, mas não é fazendo do altar um palanque que isso acontecerá. Esse não é o caminho. A Missa precisa ser Missa para que as estruturas sociais sejam transformadas.
O inimigo quer denegrir, desmoralizar e esvaziar o valor do sacrifício da Missa.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib - Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: cancaonova.com

domingo, 14 de maio de 2017

Ainda na Itália,seminarista Pedro Andrade envia mensagem para as mães.

À minha querida mãe Belisa e todas as mães da minha família, amigas e, em especial, todas as mães que sofrem a dor da saudade, da incompreensão dos filhos e da sociedade, aqui expresso meus sinceros votos de um feliz dia das mães com minha oração e agradecimento.  Que toda a vida de mãe seja transbordante de paz, saúde, força, fé e o carinho dos filhos. Descrição: santos emprego

Frei Paulo Cardoso envia mensagem para as mães.

Maria, mãe de Jesus, mãe das mães, bendita entre as mulheres, guarde todas as nossas mães no seu coração imaculado e as abençoe! No seu dia e sempre!Descrição: santos emprego

Parabéns a todas as mães. Mensagem do coordenador da Pastoral da Comunicação de Rajada.

Hoje celebramos um dia muito especial, de um ser que quase torna escassa as suas definições, principalmente pelas inúmeras qualidades, também pelas renúncias em prol da felicidade dos filhos. Estou me referindo a Mãe! Mais um segundo domingo do mês de maio estamos celebrando, e Deus nos proporciona mais uma oportunidade de expressar, ainda que não representem na totalidade o valor que uma mãe tem, algumas de suas características (mães).  As mães são belas dádivas de Deus nas nossas vidas. Elas têm a responsabilidade de criar, ensinar, instruir, proteger... Não é uma tarefa nada fácil e por isso devem ser amadas, respeitadas e honradas. Até mesmo Deus quis incluir a Mãe no projeto de salvação, conferindo a Maria o "papel" de Mãe de Jesus e nossa, e através Dela, as mães aqui da terra se espelham para superar as dificuldades, os desafios que a vida apresenta no projeto de criar e educar os filhos, principalmente na fé. Contudo, Deus também enviou aos filhos um conselho, e conselho de vida eterna: Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".  Diante disso, a mãe "prova" que é possível dizer que amor incondicional existe e o modo mais próximo que temos de retribuir parte do que ela nos faz é pedir a Deus que sejam cada vez mais abençoadas!  
Feliz dia das mães! Veromilton Nunes - coordenador da Pastoral da ComunicaçãoDescrição: santos emprego

sábado, 13 de maio de 2017

A mais antiga oração de Nossa Senhora.

No ano de 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III. Neste fragmento estava escrito: “À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”.
Esta oração conhecida com o nome “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção) é a mais antiga oração a Nossa Senhora que se conhece. Tem ela uma excepcional importância histórica pela explícita referência ao tempo de perseguições dos cristãos (Livrai-nos de todo perigo) e uma particular importância teológica por recorrer à intercessão de Maria invocada com o título de Theotokos (Mãe de Deus).

Autor: Diácono Inácio - Fonte: Gaudium Press – Via: Editora Cléofas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Curiosidades sobre a Igreja Católica.

A primeira leitura nas Missas de domingo é sempre escolhida com base na sua relação com o evangelho do dia. Já a segunda leitura não precisa ter necessariamente uma ligação direta com a primeira ou com o evangelho.

Se você ler 8 parágrafos do catecismo da Igreja católica por dia, vai conseguir ler e refletir sobre o catecismo inteiro antes do fim do ano. Que tal considerar esta dica como um desafio e começar hoje mesmo? 
(Texto: pt.aleteia.org / via :cleofas.com.br)