Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Catedral-Santuário de Juazeiro abrirá Campanha da Fraternidade 2017 com tradicional ‘Missa de Cinzas’.

A Campanha da Fraternidade 2017 terá como tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”. A ação será lançada oficialmente no dia 1º de março, Quarta-feira de Cinzas. Em Juazeiro (BA), como de costume, acontecerão celebrações especiais nas paróquias e comunidades e na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, Centro da cidade, onde uma missa será celebrada às 19h30.
A Quarta de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja Católica chama os fiéis a se converter e a se preparar verdadeiramente para viver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo durante a Semana Santa. A tradição de impor a cinza é da igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

Para o vigário geral da Diocese de Juazeiro, Padre Josemar Mota, “Quaresma é tempo de graça, tempo de conversão, tempo de escuta da Palavra de Deus, onde somos interpelados a vivermos o testemunho da fé. Este tempo nos é propício para nos deixarmos ser questionados pela palavra de Deus, diante de tantos acontecimentos que contradizem a vontade do Senhor”, explica. (Fonte: carlosbritto.com)

Qual a origem do carnaval?

 Estamos vivenciando o tempo do Carnaval. Como todos os anos, aproveitamos a ocasião para uma reflexão de ordem histórica e espiritual.
Segundo uma teoria, a origem da palavra “carnaval” vem do latim “carne vale”, “adeus à carne”, pois no dia seguinte começava o período da Quaresma, tempo em que os cristãos se abstêm de comer carne, por penitência. Daí que, ao se despedirem da carne na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, se fazia uma boa refeição, com carne evidentemente, e a ela davam adeus. Tudo isso, só explicável no ambiente cristão, deu origem a uma festa nada cristã. Vê-se como o sagrado e o profano estão bem próximos, e este pode contaminar aquele. Como hoje acontece com as festas religiosas, quando o profano que nasce em torno do sagrado, acaba abafando-o e profanando-o. Isso ocorre até no Natal e nas festas dos padroeiros das cidades e vilas. O acessório ocupa o lugar do principal, que fica prejudicado, esquecido e profanado.

O Carnaval poderia até ser considerado uma festa pitoresca de marchinhas engraçadas, de desfiles ornamentados, um folguedo popular, uma brincadeira de rua, uma festa quase inocente, uma diversão até certo ponto sadia, onde o povo extravasa sua alegria. Mas, infelizmente, tornou-se também uma festa totalmente profana e nada edificante, onde campeia o despudor, as orgias e festas mundanas, cheias de licenciosidade, onde se pensa que tudo é permitido, onde a imoralidade é favorecida até pelas autoridades, com a farta distribuição de preservativos, preocupadas apenas com a saúde física e não com a moral.
A grande festa cristã é a festa da Páscoa, antecedida imediatamente pela Semana Santa, para a qual se prepara com a Quaresma, que tem início na Quarta-Feira de Cinzas, sinal de penitência. Por isso, é a data da Páscoa que regula a data do Carnaval, que precede a Quarta-Feira de Cinzas, caindo sempre este 47 dias antes da Páscoa.
Devido à devassidão que acontece nesses dias de folia, muitos cristãos preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração. É o que se chama “retiro de Carnaval”, altamente aconselhável para quem quer se afastar do barulho e se dedicar um pouco a refletir no único necessário, a salvação eterna. É tempo de se pensar em Deus, na própria alma, na missão de cada um, na necessidade de estar bem com Deus e com a própria consciência. “O barulho não faz bem e o bem não faz barulho”, dizia São Francisco de Sales.
Já nos advertia São Paulo: “Não vos conformeis com esse século” (Rm 12,2); “Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, a glória deles está no que é vergonhoso, apreciam só as coisas terrenas” (Fl 3, 18-19); “Os que se servem deste mundo, não se detenham nele, pois a figura deste mundo passa” (cf. 1 Cor 7, 31).
Passemos, pois, este tempo na tranquilidade do lar, em algum lugar mais calmo ou, melhor ainda, participando de algum retiro espiritual. Bom descanso e recolhimento para todos!
*Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney (via: 
Dom Fernando Arêas Rifan)
 

Celebrações da quarta-feira de cinzas na Paróquia São Francisco de Assis, do Jardim Amazonas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Com a Quarta-feira de cinzas, iniciamos a Quaresma.

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.(CN - Juliana Maria)


Horário das Celebrações da quarta-feira de cinzas da Paróquia São João Batista do João de Deus.

Foto: padre Evandro Santos

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Por que a cor roxa é utilizada na Quaresma?

A cor litúrgica predominante deste tempo é o roxo, como que simbolizando a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário.

Missa da família e pregações no segundo dia do acampamento conduzido pelo Frei Rinaldo em Rajada.






Fotos: Marcos Barros (12/02/17)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2017 na quarta-feira, em Brasília.

Com o tema "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida", a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente, na Quarta-feira de Cinzas, dia primeiro de março, a Campanha da Fraternidade 2017 (CF 2017). O lançamento será na sede da entidade, em Brasília (DF), e será transmitido ao vivo pelas emissoras de TV de inspiração católica, a partir das 10h45.
A campanha, que tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros. Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.
Ainda de acordo com o bispo, a CF deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. "Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar”, salienta.
A cerimônia de lançamento contará com as presenças do arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, do secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e do secretário de articulação institucional e cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola. (Fonte: cnbb.org.br)

Adoração, reencontros e louvor no Acampamento conduzido pelo Frei Rinaldo.





Fotos: Marcos Barros (11/02/17)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Na quarta-feira de cinzas, além de Rajada, a comunidade de Pau Ferro receberá Celebração Eucarística.

A comunidade de Pau Ferro, localizada na área pastoral do distrito de Rajada, Petrolina - PE, será contemplada com a Santa Missa, na próxima quarta-feira, 01 de março, data que a Igreja Católica celebra a abertura oficial da quaresma, com a quarta-feira de cinzas.
A Celebração, que acontecerá na Igreja local às 09h, será presidida pelo padre Felipe Gomes. Já no sábado, 04, acontecerá às 19h30 a Missa da comunidade. (Informações: Raimundo César - coordenador da comunidade)

Mais imagens do acampamento com as famílias em Rajada, com o Frei Rinaldo.




Fotos: Marcos Barros

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Programação da quarta-feira de cinzas na Paróquia de Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, sediada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, em fase inicial para celebrar oficialmente a Quaresma, realizará nesta quarta-feira de Cinzas, dia 01 de março, a Santa Missa.
A Celebração, que acontecerá às 19h30, na Igreja matriz da Paróquia, será presidida pelo padre Felipe Gomes, administrador paroquial.

Outros momentos do acampamento com as famílias, com o Frei Rinaldo em Rajada.






Fotos: Marcos Barros

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Papa: Coragem, oração e humildade são chaves para transmitir a Palavra de Deus.

Segundo o ACI Digital, as chaves de uma boa evangelização são a coragem, a oração e a humildade. Isto afirmou o Papa Francisco durante a homilia na Missa celebrada na Casa Santa Marta, no Vaticano.
O Santo Padre citou como exemplo de evangelizadores São Cirilo e São Metódio, Padroeiros da Europa, “irmãos intrépidos e testemunhas de Deus que fizeram a Europa mais forte”.
Em sua reflexão, o Pontífice assinalou que “a Palavra de Deus não pode ser levada como uma proposta, como uma ideia filosófica ou moral. Não. É outra coisa. Precisa ser proposta com esta franqueza, com aquela força, para que a Palavra penetre, como diz o próprio Paulo, até os ossos”.
“A Palavra de Deus deve ser anunciada com esta franqueza, com esta força, com coragem. A pessoa que não tem coragem – coragem espiritual, coragem no coração, que não está apaixonada por Jesus, de quem vem a coragem – não, dirá algo de interessante, algo moral, algo que fará bem, um bem filantrópico, mas não tem a Palavra de Deus. E esta palavra é incapaz de formar o povo de Deus. Somente a Palavra de Deus proclamada com esta franqueza, com esta coragem, é capaz de formar o povo de Deus”. (Fonte: acidigital.com – via Cleofas)

Salgueiro lança oficialmente Campanha da Fraternidade 2017.

A Diocese de Salgueiro (PE), no Sertão Central, promoveu um palestra no Centro Pastoral Mandacaru (Cepama), logo após à missa de inauguração do Seminário Propedêutico São João XXIII, e aproveitou para lançar oficialmente no município a Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). O objetivo é alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. Oficialmente a campanha terá início em todo o país no dia 1º de março.

O encontro contou com a presença dos padres e de três representantes de cada paróquia da diocese, e promoveu uma profunda reflexão sobre os cuidados que todos devem ter com o meio ambiente e com a vida que dele brota. Ainda foi celebrada na praça da Igreja Catedral de Santo Antônio a Santa Missa de abertura da Campanha da Fraternidade, presidida pelo bispo Dom Magnus Henrique Lopes e concelebrada por todo o clero. (Foto: Pascom Diocese Salgueiro) – via blog Carlos Britto

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Padre Reginaldo Manzotti realizará mais um Retiro Nacional.

Enviado por: Equipe Evangelizar é Preciso.

O que é ser "sal" da terra?

Tenho ressaltado como é importante buscarmos sempre a santidade, fazer a diferença em nossas comunidades e realmente ser sal da terra e luz do mundo, ser fermento na massa, no ambiente onde estamos.
Ser sal da terra e luz do mundo é fazer com que as pessoas, através de nosso anúncio e testemunho, conheçam Jesus Cristo, depositem, encontrem e coloquem Nele toda a sua esperança de viver. É estar perto daqueles que estão à procura da água viva, e mostrar que eles depositem sua fé em quem pode dar sentido ao seu viver, ou seja, Jesus Cristo.(Texto: padre Reginaldo Manzotti - enviado por Equipe Evangelizar é preciso)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Está acontecendo na Paróquia de Rajada a Devoção de padre Cícero.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está realizando hoje, 20, mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora das Dores.
A programação iniciou às 06h com o ofício; às 18h30, acontecerá a hora da Graça; a Santa Missa e bênção do Santíssimo iniciará às 19h30. A programação acontece na Igreja matriz da Paróquia, com a condução de membros de pastorais e do padre Felipe Gomes, administrador da Paróquia.

O cristão deve ser um "sacramento" de amor e de perdão.

O perdão é uma extensão do amor. Através do perdão, o amor é confirmado e a paz se faz presente na relação humana.
A não resistência ao malvado rompe o ciclo contínuo da vingança.
Perdão é cortar o mal pela raiz, extinguindo a maldade e o ressentimento.
A dificuldade de perdoar impede o seguimento radical de Jesus Cristo

Não é uma resignação fatalista, mas a não violência ativa do amor. (Texto enviado por: Frei Paulo Cardoso - bispo emérito de Petrolina)

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ordenação Sacerdotal do diácono Júnior Bedor na Igreja Catedral de Petrolina.







A diocese de Petrolina - PE, através de seu representante maior, o bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias, ordenou padre o diácono Jason Bedor Jardim Júnior, em solene Celebração que contou com a presença de diversos padres da diocese e de outras cidades, além do bispo emérito de Petrolina, amigos e familiares.
A Celebração, realizada na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus de Petrolina - PE, foi realizada na noite desta sexta-feira, 17. (Fotos: Alessandra Nunes)

Seguidores