Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

I Encontro de Jovens: Paróquia de Rajada inicia preparativos para programação com a juventude.


A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina – PE, iniciou os preparativos para o primeiro Encontro de Jovens do ano, que será realizado no dia 10 de fevereiro.
Com o tema: Jovens restaurados pelo amor, a programação iniciará às 08h da manhã com muito louvor, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa às 16h, marcando o término do encontro, que será conduzido pela comunidade Boa Nova da Diocese de Petrolina – PE e Georje Gonçalves.
Para participar do evento que acontecerá na quadra de esportes Alécio Rodrigues (quadra coberta de Rajada), basta fazer gratuitamente a inscrição até o dia 07 de fevereiro, quinta-feira. No ato da inscrição, o participante deverá manifestar se deseja ou não comprar a marmita para o almoço que será servido no dia do encontro.
As inscrições já estão sendo realizadas com alguns casais da Pastoral Familiar, entre eles: Éfson e Nenzinha, Georje e Wilka, Luiz e Ângela  e Otávio e Micaela.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Qual o segredo da alegria do cristão?


“O pecado é a tua tristeza, deixa que a santidade seja a tua alegria.” Santo Agostinho
A alegria do cristão não se confunde com prazer, que é a satisfação do corpo; é o bem estar da alma. É importante saber que a alegria não está nas coisas, mas em nós. As coisas nos dão prazer, mas nem sempre nos dão alegria, que é a felicidade da alma. A alegria nasce no interior de um espírito cultivado pela beleza, pela pureza e pelas virtudes. Esta é a alegria cristã, brota no bojo das virtudes.
São Paulo disse aos romanos: “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.
Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram.” (Rom 12, 12-16).
O Apóstolo recomenda três remédios contra a tristeza: esperança, paciência e oração. Em primeiro lugar é preciso esperança, que é uma virtude teologal, vem de Deus. Ele é a nossa esperança, a nossa força; Ele comanda o mundo e nada escapa de suas mãos; então, essa esperança traz a vida e a coragem de vencer a tristeza que sufoca a alma. (Texto e foto: cleofas.com.br – Prof. Felipe Aquino)

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Mantendo o nível: católicos lotam quadra em Dormentes para mais uma edição do "Ruah".





Nos dias 26 e 27, sábado e domingo, respectivamente, aconteceu na Paróquia São José de Dormentes – PE, mais uma edição do Ruah, encontro que tem a organização da RCC da Paróquia com a participação de todos que formam a Paróquia.
Participaram este ano do encontro o ministério de música servos adoradores, os pregadores Huanderson e João Cláudio Rufino, o padre Antônio Solone - diretor espiritual da RCC da diocese e o padre Expedito Claudino – administrador da Paróquia São José, além de uma grande multidão de pessoas do município dormentense e comunidades visitantes. Durante os dois dias de programação, aconteceram momentos louvor, adoração, curas e muitas bênçãos de Deus. (Informações e fotos: Socorro Ribeiro)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Em prol do encontro de jovens: Paróquia de Rajada realizará neste sábado mais uma feira da pechincha.


A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará no próximo sábado, 02, mais uma feira da pechincha com o objetivo de arrecadar recursos em prol do encontro da juventude, que será realizado no domingo, 10 de fevereiro.
A feira, que iniciará às 08h, com a comercialização de diversos produtos por valores acessíveis, será realizada na quadra de esportes Alécio Rodrigues (quadra coberta), no distrito de Rajada.
Além de participar comprando, os interessados poderão contribuir doando produtos para a feira. Informações: Wilka ou Nenzinha.

domingo, 27 de janeiro de 2019

O cristão é um outro Cristo.


Pela fé e pelos Sacramentos nos tornamos membros do Senhor.
“Neste corpo, a vida de Cristo se difunde através dos crentes que os sacramentos, de uma forma misteriosa e real, unem a Cristo sofredor e glorificado” (LG 7).
É por isso que todo batizado, todo cristão, é chamado a “conformar-se” com Cristo; isto é, assumir a forma de Cristo, tanto no sofrimento quanto na glória. É o que São Paulo dizia a São Timóteo:
“Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos” (2Tm 2,11).
Diziam os Santos Padres da Igreja: “Christianus alter Christus”, isto é, “o cristão é um outro Cristo” exatamente por ser membro do Corpo de Cristo e viver do Seu mesmo Espírito. É por sentir-se realmente membro de Cristo que São Paulo afirmava:
“O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Cl 1,24). (Texto e foto: cleofas.com.br – Prof. Felipe Aquino)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Os pais e os filhos.


A família é a comunidade conjugal; e está fundada no matrimônio, no consentimento dos esposos. O casamento e a família são para o bem dos esposos, a procriação e a educação dos filhos. A família é uma comunidade de pessoas, “vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo” (Cat. §2205).
A Igreja ensina que ela é a célula originária da vida social. É a sociedade natural da qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. “A autoridade, a estabilidade e a vida de relações dentro dela constituem os fundamentos da liberdade, da segurança e da fraternidade no conjunto social. A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade” (Cat. §2207).
O quarto Mandamento visa defender a família; os filhos devem “honrar pai e mãe”. Enquanto o filho viver na casa dos seus pais, deve obedecer a toda solicitação dos pais que vise ao seu bem ou ao da família. “Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, pois isto é agradável ao Senhor” (Cl 3,20; Ef 6,1). (Texto e imagem: cleofas.com.br - Prof. Felipe Aquino)

Oração para uma boa escolha profissional.

Texto e imagem: cleofas.com.br

Pai celeste! Vós me criastes, e no Vosso amor me traçou um caminho na vida, trilhando o qual, eu devo alcançar a salvação eterna.
Fazei que eu conheça o que Vós esperais de mim.
Dai-me conhecer a profissão que mais me convém.
Mostrai-me o gênero de vida em que melhor possa empregar minhas forças e servi-vos.
Fazei que eu acerte na escolha de minha profissão, que a aprenda bem, e seja um dia um membro eficiente na sociedade.
Fazei que toda a minha vida seja para a Vossa glória. Amém.
(Retirado do livro: “Orações de Todos os Tempos da Igreja”. Prof. Felipe Aquino (org.). Ed. Cléofas.)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Paróquia Nossa Senhora do Rosário em festa: pré-diácono Orlando Silva recebe afetuosa acolhida em sua chegada para mais uma etapa de seu estágio.






A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro São Gonçalo, Petrolina - PE, acolheu no último domingo, 20, de forma muito carinhosa o pré-diácono Orlando Silva, que iniciou sua  nova missão.
Depois de "escrever" seu nome na história da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no distrito de Rajada, Petrolina - PE, onde permaneceu por aproximadamente 1 ano, aplicando seu amplo conhecimento filosófico e teológico, além de outras habilidades pessoais, o futuro diácono recebeu uma nova função na diocese de Petrolina - PE, através de Dom Francisco Canindé Palhano, que é realizar trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com o padre José Humberto, administrador paroquial. (Fotos: seminarista Adriano Silva) 

Não perca tempo!


Um grande Bispo francês, de Meaux, J. B. Bossuet, falecido em 1704 com fama de santidade, disse certa vez:
“Cada momento de nossa existência, cada respiro, cada batida do nosso pulso, se assim posso dizer, cada clarão do nosso pensamento têm consequências eternas.
Essa história sem igual nos será um dia apresentada e será apresentada a todo o universo”.
O tempo que Deus nos concede nesta vida é preciosíssimo; é o nosso maior tesouro.
Cada minuto de nossa existência terrena terá o seu correspondente na eternidade, na construção da vida definitiva.
Nossos dias atuais são como que a semeadura dos dias eternos.
Por isso você não pode ficar “matando o tempo”; pois seria o mesmo que estar matando a sua vida aos poucos.
Na verdade, o tempo presente é a única dádiva que nos pertence; o passado já se foi, e o futuro a Deus pertence. Viva intensamente o presente (Autor: Prof. Felipe Aquino – via: cleofas.com.br)

domingo, 20 de janeiro de 2019

Visite Jesus Sacramentado.


Jesus está no Sacrário, como no Céu, com os braços abertos e as mãos repletas de graças para aqueles que forem buscá-las com o coração aberto. São João Bosco dizia:
“Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o raramente. Quereis que o demônio vos assalte?  Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós ? Visitai a Jesus muitas vezes. Não omitais nunca a visita ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante.”
E Santo Afonso de Ligório, doutor da Igreja dizia que:
“Os soberanos desta terra nem sempre, nem com facilidade concedem audiência; mas o Rei do céu, ao contrário, escondido debaixo dos véus eucarísticos, está pronto a receber qualquer um… Ficai certos de que de todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade.”
A Igreja, desde o seu início, quis manter Jesus nos Sacrários da terra para ali ele ser amado, louvado e derramar sobre nós as suas bênçãos, e poder ser levado aos doentes. (Autor: Prof. Felipe Aquino – via: cleofas.com.br)

sábado, 19 de janeiro de 2019

Neste dia 20, a Igreja celebra o segundo domingo do Tempo Comum.


Após as festas natalinas, inicia o Tempo Comum, em que revivemos os principais Mistérios da Salvação.
Com a imagem do casamento, a liturgia apresenta a relação de amor, que Deus (o marido) estabeleceu com o seu Povo (a esposa).
Nossa alegria é saber que Deus garante a alegria dessa festa.
Na 1ª Leitura deste domingo (20), a imagem do casamento revela a profunda união que existe entre Deus e a Humanidade. (Is 62,1-5)
Deus se casou com o seu Povo. Ele é o Esposo e Israel, a Esposa.
Deus é eternamente fiel, a esposa às vezes se afasta de Deus e vai atrás de outros amores, adora outros deuses.
A 2ª Leitura fala dos "carismas", dons, através dos quais o amor de Deus continua a se manifestar. (1Cor 12,4-11)
Como sinais do amor de Deus, eles destinam-se ao bem de todos.
É essencial que na comunidade cristã se manifeste, apesar da diversidade de membros e de carismas, o amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O Evangelho fala das Bodas de Caná. (Jo 2,1-11)
Aí Jesus realiza o primeiro milagre, "Sinal" de uma realidade mais profunda: mostrar aos homens o Pai, que os ama, e os convoca para a alegria e a felicidade plenas.
A festa do Reino já está acontecendo. Jesus é o Noivo, que já está no mundo, para celebrar o casamento de Deus com a humanidade. Autor: Padre Antônio Geraldo Dalla Costa – via Frei Paulo Cardoso, bispo emérito de Petrolina.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

HDM/Imip reforça apelo por doações de leite materno para Biama.


Com o estoque bem abaixo do normal, a diretoria do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip voltou a reforçar o apelo por doações para o Banco de Leite (Biama) da unidade.
As mães interessadas em doarem seu leite excedente devem entrar em contato, via telefone, com o HDM pelo telefone (87) 3202-7000. É possível retirar o leite na própria unidade ou combinar a busca na casa da doadora. (Fonte: carlosbritto.com)

Pré-diácono Orlando Silva conclui com êxito estágio diaconal em Rajada. Nova paróquia do pré-diácono já foi definida.

Pré-diácono Orlando Silva 
Onze meses e nove dias foram suficientes para o pré-diácono Orlando Silva apresentar parte de sua grande capacidade pastoral e administrativa, como também diversas qualidades pessoais, tudo na Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, compreendendo sede e interior.
Com chegada em Rajada no dia 07 de fevereiro de 2018, o pré-diácono Orlando Silva não precisou de muito tempo para aplicar parte de seu grande conhecimento filosófico, teológico e pessoal, de forma que, gradativamente visitou na primeira parte de seu estágio, diversas comunidade da paróquia, visitando famílias e realizando encontros. Na outra parte do período - segundo semestre, o futuro diácono dedicou muito tempo também para formação dos grupos, movimentos e pastorais, inserindo-se, quando solicitado, em celebrar nas residências e também no interior, e de forma muito oportuna, demonstrou muita segurança e conhecimento acerca da Palavra de Deus. Contudo, as qualidades do mesmo não se resumiram apenas no trabalho pastoral, mas no 'lado" humano. Sua forma humilde, alegre, sincera, comprometida, organizada e tantas outras também puderam ser notadas.
Ao fim de 2018, o bispo diocesano de Petrolina - PE, dom Francisco Canindé Palhano manifestou que o pré-diácono não permaneceria na Paróquia de Rajada no próximo ano (2019) e, dias depois, anunciou que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro São Gonçalo, seria a próxima contemplada, aquela que passará a receber os relevantes serviços do pré-diácono Orlando Silva. 
A chegada, quando haverá a acolhida oficial pelo padre José Humberto, administrador da "nova" paróquia do pré-diácono, está definida para o próximo domingo, 20.
Diante de tão pouco tempo, mas de tantas "sementes" lançadas, a comunidade Católica de Rajada, através da Paróquia Nossa Senhora das Dores, agradece por tudo que foi realizado, desejando que as próximas etapas continuem sendo produtivas e abundantes da graça de Deus. 
A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada estará sempre a vossa disposição, unida em oração e com um eterno agradecimento. Obrigado por ter escrito, de forma tão importante, o nome na história da paróquia.   

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Celebrando a festa do Batismo do Senhor, comunidade Nossa Senhora Aparecida "ganha" espaço especial para plantões na Igreja.


No último dia 13, domingo, foi celebrada a Festa do Batismo do Senhor, que encerra o ciclo natalino e completa as Festas das Manifestações. No mesmo dia, a Igreja recorda o Batismo de Jesus Cristo por São João Batista, às margens do Rio Jordão, onde o nosso Salvador se submeteu a um rito ao qual não era obrigado a fazer, pois não tinha nenhuma mancha para apagar. Também é um dia de lembrarmo-nos dos nossos batismos e nos perguntarmos: Estou cumprindo a minha missão de batizado? Jesus, através da Sua Igreja, chama-nos a sermos Luz do Mundo e Sal da Terra, e não há outro caminho para isso que não passe pela participação intensiva e verdadeira na vida de uma comunidade cristã.
Na mesma celebração, - do dia 13, o padre Givanildo José, administrador da paróquia Santa Luzia, na Cohab Massangano, realizou a bênção do novo espaço que será destinado para o plantão do Dízimo na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cosme e Damião, que faz parte da paróquia Santa Luzia. (Texto e imagem: Aparecida Cosme)