Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

BISPOS DO BRASIL INICIAM EM APARECIDA SUA 49ª ASSEMBLEIA GERAL

Aparecida, 04 maio (RV) - Teve início na manhã de hoje, quarta-feira, dia 04 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida a 49ª Assembleia Geral da CNBB. Os bispos protagonizam a partir de hoje até o próximo dia 13 de maio, momentos fortes de oração e reflexão, estudos e análises. A Assembleia deste ano, como ocorre a cada quatro anos, é especial pelo fato de eleger seus novos diretores: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, que formam a Presidência, e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais que, atualmente, são dez. A aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) também torna esse encontro especial. Renovadas a cada quatro anos, as Diretrizes asseguram a unidade e a comunhão na prática evangelizadora e pastoral da Igreja no Brasil.
O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, presidiu a missa de abertura da 49ª Assembleia Geral da CNBB, às 7h30 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi transmitida pelas TVs e rádios de inspiração católica e contou com a participação de muitos romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Na conclusão da Santa Missa, Padre Cesar Augusto, responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano recordou os 80 anos da Rádio do Papa e do seu trabalho na divulgação do Magistério Petrino. A equipe da Rádio Vaticano foi alvo de cumprimentos por parte de muitos bispos presentes em Aparecida.
Após a missa, às 9h15, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, que fica no pátio do Santuário o início dos trabalhos. O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez a saudação inicial e declarou aberta a Assembleia. Além do presidente da CNBB, compuseram a mesa o vice-presidente e arcebispo de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira; o Secretário geral e recem-nomeado arcebispo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Dom Dimas Lara Barbosa; o arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; o núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; o Reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, e o prefeito da cidade, Antonio Márcio de Siqueira. O Cardeal Raymundo Damasceno Assis nas suas palavras voltou a homenagear a Rádio Vaticano agradecendo pelo seu trabalho em prol da Igreja presente em todo o Brasil.
A Assembleia da CNBB reúne 336 bispos, dos quais 40 são eméritos. Um dos temas centrais são as eleições da nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. As eleições deverão começar somente na segunda-feira, dia 9, após o retiro espiritual dos bispos, que será nos dias 7 e 8.
Os trabalhos da manhã de hoje se concentraram na Aprovação da pauta de trabalhos, no Relatório do Presidente da CNBB e na apresentação dos novos bispos.
Na parte da tarde os trabalhos se concentram na Análise da Conjuntura Social.
O Papa Bento XVI nomeou hoje o Secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a Dom Vitório Pavanello.
Bento XVI nomeou também o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Wilson Angotti Filho, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).
Em saudação enviada ao povo de Campo Grande, Dom Dimas se apresenta como um “irmão entre irmãos”.
Sobre os trabalhos dessa 49ª Assembelia nós conversamos com o primaz do Brasil, Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Kruger. (Voz Dom Murilo)
Do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, Silvonei José

Nenhum comentário:

Postar um comentário