Um aviso de privacidade anda encontrando um jeito de se espalhar pelos perfis de Facebook, oferecendo uma suposta proteção de seus direitos autorais enquanto autor de seus posts individuais — uma garantia dada pela própria rede social. Este aviso não é oficial, não muda nada, e você não deveria compartilhá-lo caso leia algo do tipo no perfil de algum amigo. A notícia falsa é mais ou menos assim (por enquanto, ela anda rodando a rede em inglês):
"Em resposta às novas regras do Facebook, eu declaro que meu direito autoral está anexado a todos minhas informações pessoais, ilustrações, gráficos, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para qualquer uso comercial dos supracitados é necessária minha autorização por escrito!
(Qualquer um lendo isso pode copiar este texto e colar em seu mural. Isso vai colocá-lo sob proteção das leis de direitos autorais). Pelo presente comunicado, eu notifico o Facebook que é totalmente permitido divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar qualquer atitude contra mim com base neste perfil e em seu conteúdo. As ações proibidas citadas também se aplicam a funcionários, estudantes, agentes e/ou qualquer equipe sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e confidencial. A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e o estatuto de Roma)."
Ela continua dizendo que se você não publicar esta declaração, estará dando ao Facebook o direito sobre seus posts. Na verdade, você já fez isso quando concordou com os termos da rede. Postar um aviso desses não muda nada. Se você não quiser que o Facebook detenha qualquer direito sobre o conteúdo que cria com este serviço, não poste nada (ou apague o que já postou). Este é o preço que você paga por usar a rede social. E lembre-se: se você não está pagando por isso, então você é o produto.
Fonte: tecnologia.br.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário