A antiga estação de trem do Distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, deve ser revitalizada. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o antigo prédio será transformado em uma biblioteca, um telecentro e um memorial contando toda história da cultura local, como também da antiga estação.
Os recursos são originários da Prefeitura de Petrolina e a obra está orçada em cerca de R$ 90 mil. A previsão para entrega do prédio reformado será para o mês de maio.
A linha da E. F. Petrolina a Teresina (PI) foi aberta em 1923 para ligar a cidade à capital piauiense, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente.
Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio (PE); em 1928, até Mafrense, outro vilarejo, já no Piauí; em 1936 a Acauã; e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quem vinha de Salvador (BA) por Juazeiro (BA) tinha de atravessar o Rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965. A partir daí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador, mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Fonte: blog de Carlos Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário