Pages

sexta-feira, 31 de março de 2017

Paróquia de Rajada celebra hoje a penúltima Via-Sacra do ano.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está realizando deste a última sexta-feira, 03, os encontros e Vias-Sacras, em preparação para celebrar a Semana Santa.
Hoje, será celebrada a penúltima Via-Sacra desta quaresma, às 19h30, na rua Antônio Vaz Filgueira, iniciando na residência de Expedita de Viturino e percorrendo alguns locais.

Neste sábado tem Missa na comunidade de Pau Ferro.

Atendendo ao calendário de Celebrações das comunidades, neste sábado, 01 de abril, será a vez dos moradores de Pau Ferro, receber o padre Felipe Gomes para a Santa Missa.
Localizada na área pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores do distrito de Rajada, Petrolina - PE, a Celebração da comunidade acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, sempre às 19h na Igreja da comunidade.

(Informações: Raimundo Cézar - coordenador da comunidade)

quinta-feira, 30 de março de 2017

Esperar e esperar!

Preste atenção: para algumas situações na vida, em nossas comunidades e ministérios, a solução é simplesmente esperar. Com muita oração e discernimento, vamos percebendo que o importante, nesses casos, não é agir, mas aprender a esperar para que as coisas se coloquem no seu devido lugar, segundo a Providência Divina. 
Muitas vezes, a espera também é a solução, pois, assim, vamos adquirindo têmpera e autodomínio, aprendendo a esperar em Deus. (Texto: cancaonova.com)

quarta-feira, 29 de março de 2017

Como viver a Semana Santa?

Num clima de alegria e esperança, provocado pela ascensão ao pontificado petrino do Papa Francisco, iniciamos - no Domingo de Ramos - mais uma Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.
As dificuldades encontradas não são fracasso nem caminho sem saída. Elas nos levam a firmar a esperança na luta por uma vida sem obstáculos intransponíveis. Foi o que aconteceu com Cristo, no trajeto da Paixão, culminando com Sua morte na cruz. Em todo esse caminho, Ele passou por diversos atos de humilhação.

A estrada da cruz foi uma perfeita reveladora da identidade de Jesus. Ele teve de enfrentar os atos de infidelidade e rebeldia do povo que estava sendo infiel ao projeto de Deus, inclusive sendo crucificado entre malfeitores. Jesus partilha da mesma sorte e dos mesmos sofrimentos dos assassinos e ladrões de sua época.
Na Semana Santa devemos associar ao sofrimento de Cristo o mesmo que acontece com tantas famílias e pessoas violentadas em nosso tempo. Podemos dizer da violência armada, dos trágicos acidentes de trânsito, das doenças que causam morte, do surto da dengue, dos vícios que ceifam muita gente, etc.
Jesus foi açoitado, esbofeteado, teve a barba arrancada, foi insultado e cuspido. O detalhe principal é que nenhum sofrimento O fez desistir de Sua missão nem ter atitude de vingança. Ele deixou claro que o perdão é mais forte do que a vingança.
Devemos aprender com Ele e olhar a vida de forma positiva, sabendo que seu destino é projetado para a eternidade em Deus.

Autor: Dom Paulo M. Peixoto - Arcebispo de Uberaba (MG)  

terça-feira, 28 de março de 2017

Comunidade católica de Cabrobó prepara-se para encenação da ‘Paixão de Cristo’.

Em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, a comunidade católica já se prepara para a encenação da peça “A Morte Não é o Fim”, que lembra a trajetória de Jesus Cristo. O evento acontecerá no dia 14 de Abril (Sexta-feira Santa).

Realizada pela Pastoral Juvenil, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Prefeitura Municipal e Secretaria da Mulher, Cultura, Esportes e Lazer, os atores encenarão a peça pelas principais ruas da cidade, saindo da Igreja Matriz, a partir das 19h. (Fonte: blog Carlos Britto)

segunda-feira, 27 de março de 2017

Paróquia de Rajada prepara caminhada penitencial para a Quinta-feira Santa.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, sediada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está preparando uma caminhada penitencial, com saída da Igreja matriz da Paróquia até a capela de São José, localizada na comunidade de Lajedo.
De forma inédita na programação da Paróquia, o ato visa aprofundar o conhecimento dos leigos em relação aos assuntos que estão ocupando os principais centros da mídia, da sociedade e principalmente da Igreja. 
Os temas que serão "debatidos" em paradas que acontecerão durante o trajeto, são: a Campanha da Fraternidade, juventude, política, drogas, família, conversão, discipulado, Eucaristia, tríduo pascal, devoção Mariana, vivência sacramental e identidade Católica. Além destas reflexões, no percurso acontecerão a reza do Terço, leituras bíblicas e outros momentos. Após a chegada ao destino, serão realizadas a Adoração ao Santíssimo Sacramento e um café partilhado. Enquanto que no retorno, haverá muito louvor. A saída de Rajada está prevista para às 05h30 (manhã) da Quinta-feira Santa.

Quaresma não é tempo de atirar pedras, mas de perdoar!

Jesus ensinando no templo, os escribas O fiscalizavam, buscando pretextos para acusá-lo. Então, trouxeram uma mulher surpreendida em pecado de adultério e segundo a lei de Moisés tais pessoas deviam ser apedrejadas. Aproveitaram a situação, para deixar o Cristo numa situação embaraçosa: “Mestre, que vamos fazer dessa mulher, perdoá-la ou apedrejá-la, como manda a nossa lei?"
Jesus não aceita uma lei que em nome de Deus gera a morte, por isso não respondeu e ficou rabiscando no chão. Diante da insistência dos acusadores, ele se levantou e os desafiou: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra..."
E então aqueles "cumpridores" da lei, envergonhados, foram saindo um a um, começando pelos mais velhos... Só ficaram no pátio do templo a mulher, os discípulos e ele, Jesus...
- Então Jesus perguntou: "Mulher, ninguém te condenou? Nem eu te condeno... Vai e não peques mais..."
Não devemos discriminar e condenar a gente caída à beira do caminho. Eles não precisam de juízes. Mas de salvadores.
Qual é a nossa atitude, diante dessas pessoas?
- A de Cristo? Ele teve "compaixão e compreensão..."
Ele não aprovou o pecado. Mas não condenou a pessoa.
"Eu também não te condeno... Vai e não peques mais...”
- Ou a dos escribas? Com Pedras nas mãos... ou melhor na língua.
Pensemos nisso, pois o tempo é favorável!
(Trecho de reflexão enviada por Frei Paulo)

Festa de São José acontece na comunidade de Rodeadouro, com Celebração presidida pelo padre Isael Brito.








Festa de São José na Comunidade do Rodeadouro. Na ocasião a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi ao encontro do seu esposo São José. Ambos abençoaram a Ilha do Rodeadouro, o povo que ali vivem e o nosso querido Rio São Francisco. Foi um momento de Devoção, Fé e religiosidade popular. (Informações e fotos: padre Isael Brito - via Pascom Santo Antônio).

domingo, 26 de março de 2017

Paróquia de Rajada prossegue com trabalho de evangelização com a juventude, com encontro nesta quinta-feira.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada, Petrolina – PE, realizará na próxima quinta-feira, 30, mais um grande encontro com a juventude do distrito.
No ato, que objetiva trabalhar os aspectos da evangelização da juventude, serão tratados temas atuais e ligados a Sagrada Escritura, com momentos de pregação, louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O encontro, que será realizado na Igreja matriz da Paróquia, às 19h30, será aberto para todas as pessoas da comunidade e de qualquer idade. 

Diocese de Petrolina anuncia horário e dia da Missa dos Santos Óleos.

A comunidade Católica de Petrolina - PE estará reunida no próximo dia 06 de abril, quinta-feira, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro da referida cidade para a Celebração da Missa dos Santos Óleos.
Este dia será marcado pela entrega dos Óleos para todas as paróquias da Diocese, e acontecerá a nível diocesano, com a presença e renovação dos votos sacerdotais dos padres que formam a Diocese de Petrolina.

O início da Celebração está previsto para às 19h30 e será presidida pelo bispo diocesano de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias.

sábado, 25 de março de 2017

Celebrando o ano Mariano, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cabrobó, promoverá encontro de formação sobre o tema.

O convite é do padre José Rogério Alencar:
Em ocasião do Ano Mariano, convidamos todas as comunidades, grupos e movimentos da nossa Paróquia, para o encontro de formação com o tema: 

"Maria, da escritura à devoção popular".
Dia: 26.03, na Escola José Caldas, das 08h às 15h. 
Os interessados procurarem a secretaria paroquial.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Quaresma: tempo oportuno para rompermos radicalmente com o pecado e nos aproximarmos de Deus.

O jejum, a oração e a esmola, estão intimamente ligadas entre si. Por isso, se queremos viver bem este tempo da Quaresma, precisamos praticar essas três obras, que nos conduzem respectivamente a abandonar os nossos pecados e a nos aproximar de Deus e de nossos irmãos.

Neste Ano Nacional Mariano, peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a viver este tempo da Quaresma não como mais um em nossas vidas, mas como aquele no qual rompemos radicalmente com o pecado e nos aproximamos de Deus a tal ponto de podermos dizer com São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Dessa forma, poderemos também dizer com o Apóstolo dos gentios: “Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos” (1 Cor 9, 22). (Texto: blog.cancaonova.com)

quinta-feira, 23 de março de 2017

Quaresma: tempo de aproximação de Deus e dos irmãos.

Nesta Quaresma, somos chamados por Jesus Cristo a viver o jejum, a esmola e a oração, com coerência e autenticidade, para vencermos o egoísmo e a hipocrisia. Que esta Quaresma seja para nós um tempo de afastamento do pecado e do mundo, mas também de aproximação de Deus e dos irmãos. Não pensemos que tudo vai bem se estamos bem. Precisamos entender que o que conta não é a aprovação dos homens, a busca pelo sucesso em nossos empreendimentos, mas a pureza de nosso coração e a nossa comunhão com Deus. Dessa forma, reencontraremos a verdadeira identidade cristã, ou seja, “o amor que serve, não o egoísmo que se serve” (Texto: blog.cancaonova.com)

quarta-feira, 22 de março de 2017

Hoje tem encontro da Campanha da Fraternidade em Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está realizando deste a última sexta-feira, 03, os encontros e vias-sacras, em preparação para celebrar a Semana Santa.
Na Quaresma, tempo oportuno para o jejum, esmola e a oração, somos convidados a participar dos encontros, que em especial, apresentam o tema da Campanha da Fraternidade 2017, que este ano tem o tema: "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida" e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
Além dos encontros, a Via-Sacra apresenta “simbolicamente” o trajeto que Jesus Cristo percorreu até chegar a sua vitória.

O encontro de hoje, 22, acontecerá na residência de Helena de Nanan, na rua José Valério de Macedo, às 19h30.

terça-feira, 21 de março de 2017

Celebração na comunidade de Cabaceira acontecerá neste sábado.

A comunidade Católica de Cabaceira, localizada na zona rural do distrito de Rajada e componente da área pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores deste distrito, realizará neste final de semana a Celebração da comunidade. 
A Missa, que acontecerá na capela da comunidade, no próximo dia 25, sábado, às 19h30, será presidida pelo padre Felipe Gomes.
Informações: Maria (coordenadora da comunidade) 

segunda-feira, 20 de março de 2017

Está acontecendo neste momento a devoção de padre Cícero na Paróquia de Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está realizando hoje, 20, mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora das Dores.
A programação iniciou às 06h com o ofício; às 18h, acontecerá a hora da Graça; e na sequência, às 19h30, a Santa Missa e bênção do Santíssimo.