Pages

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Morre em Petrolina religiosa atropelada por ciclista.


A comunidade do Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina, está de luto. Foi confirmada há poucas horas a morte da Irmã Jocélia Zampirolli, aos 76 anos. Ela era responsável pelos grupos da Família Salesiana na cidade.
A religiosa foi atropelada por um ciclista, no final da tarde de segunda-feira (26), quando saía do colégio, no Centro de Petrolina. Segundo informações, com o impacto ela caiu e acabou batendo violentamente a cabeça no asfalto, o que provocou um traumatismo craniano.
Irmã Jocélia foi encaminhada ao Hospital Universitário (HU) logo após o acidente. Ela passou por uma delicada cirurgia, mas seu estado continuou grave até esta quarta-feira, quando foi confirmado seu óbito.
Em nota de pesar, a direção do Maria Auxiliadora se disse “consternada” pelo falecimento de Irmã Jocélia. “A religiosa parte aos 76 anos, deixando um legado de fé e amor. A comunidade salesiana agradece a todos que rezaram pela sua recuperação”, diz a nota. A direção informou ainda que, após a conclusão dos trâmites legais, serão divulgadas as informações sobre o velório e sepultamento da Irmã Jocélia. (Fonte: carlosbritto.com)

Hoje tem encontro da Campanha da Fraternidade.

Local: residência de Constantina, na rua Tomás Martins de Souza - próximo ao campo de futebol, em Rajada.


Há 17 anos, São João Paulo II criou Cardeal o agora Papa Francisco.

Segundo o ACI, no dia 21 de fevereiro de 2001, há 17 anos, São João Paulo II criou Cardeal o então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que fazia parte do primeiro grupo de 43 novos cardeais do terceiro milênio.
Alguns anos depois, em 27 de abril de 2014, o Papa Francisco declarou santos São João Paulo II e São João XXIII, em uma cerimônia histórica e sem precedentes, na qual reuniu os quatro Pontífices, com a presença do Papa Emérito Bento XVI.
João Paulo II, que criou 231 cardeais durante aproximadamente 27 anos de pontificado, assinalou em 2001 que estes eram “os primeiros cardeais criados no novo milênio” e destacou que, “após ter bebido em abundância nas fontes da misericórdia divina durante o Ano Santo”, a barca mística da Igreja se preparava “para ‘se fazer novamente ao largo’, para transmitir ao mundo a mensagem da salvação”.

Naquela ocasião, o Papa Wojtyla disse aos novos cardeais que “o mundo está se tornando cada vez mais complexo e mutável, e a consciência viva de discrepâncias existentes gera ou aumenta as contradições e os desequilíbrios”.  (Fonte: www.acidigital.com/noticias/ha-17-anos-sao-joao-paulo-ii-criou-cardeal-o-agora-papa-francisco-85891/, via: cleofas.com.br)

Qual é a origem da Quaresma?

Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e se estende agora até a Quinta-feira Santa na Missa do lava pés, como determinou o Papa Paulo VI na Carta Apostólica aprovando as Normas Universais do Ano Litúrgico; e o novo Calendário Romano geral, n. 28 diz: “O tempo da Quaresma vai de Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor (Quinta-feira santa, à tarde), inclusive”. E também a Paschalis Solemnitatis da CCD de 1988, que diz: “O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini” inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da Paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na Vigília Pascal, concluindo-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição”.

A Quaresma foi inspirada no período de tentação de Jesus Cristo no deserto, bem como os exemplos de Noé, em 40 dias na Arca, e Moisés, vagando por 40 anos no deserto do Sinai. O historiador Sócrates informa que já no século V, a Quaresma durava seis semanas em Roma, sendo três semanas dedicadas ao jejum: a primeira, a quarta e a sexta. Já no século IV a “Peregrinação de Etéria” fala de um jejum de oito semanas praticado pela comunidade de Jerusalém, excluídos os sábados e domingos; o que totaliza os 40 dias de jejum. No tempo de São Gregório Magno (590-604), Roma observava os 40 dias da Quaresma. (Texto de Felipe Aquino, via: cleofas.com.br)

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Paróquia de Rajada realiza formação sobre o dízimo.










A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizou na manhã do último domingo, 25, formação para zeladores do dízimo.
Realizada na Igreja matriz, a formação foi conduzida pelo seminarista Carlos Eduardo para zeladores do dízimo da sede e do interior, destacando, entre outros assuntos, a importância de ser dizimista e como é empregado os recursos. (Fotos: Alessandra Nunes - vice-coordenadora da Pastoral da Comunicação)

Quais os símbolos e sinais da Quaresma?

Entre os principais símbolos, gestos e sinais do período da Quaresma do Brasil estão as cinzas, o pó, a cor litúrgica roxa, a penitência, a confissão, o jejum, a esmola, os ramos e, em nosso país, a Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. (Texto: cleofas.com.br)

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Não ir à Missa aos domingos é pecado grave?

Veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica:
2180 – O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor: “Nos domingos e nos outros dias de festa de preceito aos fiéis têm a obrigação de participar da missa”. “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior”.
2181 – A eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou dispensados pelo próprio pastor.
Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave. (Texto de Felipe Aquino, via: cleofas.com.br)

Por que não se canta o “Glória” e o “Aleluia” no tempo da Quaresma?

Sendo um dos “tempos fortes” do ano litúrgico, Quaresma são os quarenta dias que Jesus ficou no deserto. São dias de penitência e oração em preparação a Páscoa. A Igreja nos pede a conversão e a crer no Evangelho. Sendo assim, a liturgia da Igreja faz-nos refletir sobre a nossa conduta como cristãos e nos convida a deixar o homem velho para trás, para que junto a ressurreição de Cristo, possamos também deixar o homem novo renascer. Com isso, neste tempo de preparação, entre outros gestos, omite-se o canto do “Glória” e do “Aleluia” nas celebrações. (Texto: cleofas.com.br)

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma? (Parte III)


Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.
Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou algumas sugestões de mortificação:
Penitências Morais:
(São as mais importantes)
– Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus;
– Sorrir sempre, mesmo quando haja um nervoso;
– Moderar a frequência às redes sociais, celular e computador (reduzir a poucas vezes ao dia);
– Desligar as notificações do celular;
– Fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros;
– Acordar mais cedo para fazer oração;
– Não ouvir música no carro;
– Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura;
– Não usar jogos eletrônicos, caso seja viciado;
– Fazer algum trabalho voluntário;
– Rezar mais pelos outros, do que por si mesmo;
– Reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo, atenção aos mendigos;
– Não se defender quando alguém lhe acusa;
– Falar bem das pessoas que se gostaria de criticar;
– Ouvir as pessoas incômodas sem as interromper;
– Dormir no horário, mesmo sem vontade.

Texto: Sacerdote da Diocese de Osasco. Pároco da Paróquia São Domingos. Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). (Disponível, em: cleofas.com.br)

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma? (Parte II)


Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.
Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou algumas sugestões de mortificação:
Penitências corporais:
(Apenas para ajudarem a não perdermos o sentido do sacrifício ao longo do dia, a não sermos relaxados, devendo ser pequenas e discretas).
– Dormir sem travesseiro;
– Sentar-se apenas em cadeiras duras;
– Rezar alguma oração mais prolongada de joelhos;
– Não usar elevadores ou escadas rolantes;
– Trabalhar sem se encostar na cadeira;
– Cuidar da postura corporal;
– Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé;
– Deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo.

Texto: Sacerdote da Diocese de Osasco. Pároco da Paróquia São Domingos. Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). (Disponível, em: cleofas.com.br)

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pré-diácono Orlando Silva chega à Paróquia de Rajada para estágio pastoral.


A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada, Petrolina – PE, recebeu no último dia 06, terça-feira, para o estágio pastoral, o pré-diácono Orlando Silva.
Nascido em Santa Filomena – PE, Orlando iniciou seu estudo rumo ao sacerdócio, cursando Filosofia no Seminário menor, São José, em Petrolina – PE. Após ter concluído o estudo filosófico exigido pela Igreja Católica, o mesmo ingressou no curso de Teologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e, posteriormente deu continuidade aos estudos teológicos na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
O pré-diácono, que atualmente está sendo acompanhado pelo padre Breno Gomes, vigário auxiliar da Paróquia de Rajada, reside no distrito e já atua na paróquia em diversas funções, como: celebrações, formações pastorais, visitas a enfermos e idosos, tanto na sede como na zona rural.

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma? (Parte I)


Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.
Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou algumas sugestões de mortificação:
1. Penitências gastronômicas:
– Trocar a carne por peixe, ovos ou queijo (ou mesmo comer puro);
– Comer menos arroz, feijão, pão, macarrão, para sair da mesa com um pouco de apetite;
– Eliminar todos doces, refrigerantes, chocolate e demais guloseimas;
– Nas refeições, acrescentar algo que seja desagradável, como diminuir a quantidade de sal ou colocar um condimento que quebre um pouco o sabor;
– Comer algum legume ou verdura que não se goste muito;
– Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde);
– Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável;
– Reservar algum dia para o jejum total ou parcial.

Texto: Sacerdote da Diocese de Osasco. Pároco da Paróquia São Domingos. Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). (Disponível, em: cleofas.com.br)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Formação para os Ministros Extraordinários da Comunhão da Paróquia de Rajada acontecerá neste domingo.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará no próximo domingo, 25, formação com todos os Ministros Extraordinários da Comunhão, que formam o grupo na paróquia.
O encontro, que acontecerá na Igreja matriz da Paróquia, das 15h às 17h, será conduzido pelo seminarista Orlando Silva. 

Para que serve a penitência, tão praticada na Quaresma?


Nada é pior do que o pecado para a vida do homem, da Igreja e do mundo, ensina a Igreja; por isso Cristo veio, exatamente, “para tirar pecado do mundo” (cf. Jo 1, 29). Ele é o Cordeiro de Deus imolado para isso.
A Quaresma nos oferece, então, esse “tempo favorável” para se deixar o pecado e voltar para Deus. E para isto fazemos penitência. O seu objetivo não é nos fazer sofrer ou privar de algo que nos agrada, mas ser um meio de purificação de nossa alma. Sabemos o que devemos fazer e como viver para agradar a Deus, mas somos fracos; a penitência é feita para nos dar forças espirituais na luta contra o pecado. (Texto: cleofas.com.br)

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Celebrações da Via-Sacra e encontros continuam na Paróquia de Rajada.


A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, Petrolina - PE, está realizando deste a última sexta-feira, 16, os encontros e vias-sacras, em preparação para celebrar a Semana Santa.
Neste período, intitulado de Quaresma, a paróquia celebra ordinariamente os encontros preparatórios para celebrar e "discutir" o tema da Campanha da Fraternidade 2018, que este ano tem o tema: "Fraternidade e superação da violência" e o lema: “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).
Além de realizar os encontros na Igreja, a Paróquia também promove as celebrações (via-sacra) e encontros nas residências. Na próxima quarta-feira, dia 21, o encontro será realizado na residência de Simplícia, na avenida Manoel Antônio Coelho Rodrigues. Já a Via-Sacra acontecerá nesta sexta-feira, 23, na Igreja matriz. Confiram os outros locais dos encontros:
- Quarta-feira (28/02): residência de Constantina, na rua Tomás Martins de Sousa;
- Quarta-feira (07/03): residência de Mercilda, na avenida Nilo Coelho;
- Quarta-feira (14/03): residência de Braz, rua Maria Coelho;
Via-Sacras:
- Sexta-feira (02/03): rua Zezito Bezerra, nas proximidades do Cemitério central de Rajada;
- Sexta-feira (09/03): Igreja matriz da Paróquia;
- Sexta-feira (16/03): rua Dionísio Rodrigues de Macedo;
- Sexta-feira (21/03): rua Eduardo Nunes de Souza;
- Sexta-feira (23/03): Igreja matriz da Paróquia.
Todos os encontros iniciarão às 19h30.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Missa da devoção de padre Cícero acontecerá nesta terça-feira em Rajada.

A comunidade Católica do distrito de Rajada, Petrolina - PE, realizará, através da Paróquia Nossa Senhora das Dores, que tem sede neste distrito, a Missa da devoção de padre Cícero a Nossa Senhora.
A Celebração, que será presidida pelo padre Breno Gomes, vigário auxiliar, iniciará às 19h30, na Igreja matriz da Paróquia, nesta terça-feira , 20.

Qual o significado do jejum, na Quaresma?


A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado. Fonte: www.cancaonova.com

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Conheça o significado da Quaresma.


Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. (Texto: cancaonova.com)

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Quaresma: tempo oportuno de ajustar a nossa vida com a proposta de Deus.


Tempo de Quaresma é o tempo favorável. É o tempo de conversão. É a volta à casa do Pai. É o tempo em que a nossa abertura para Deus nos faz reconciliar com Ele.
O pecado nos aniquila. O pecado nos vicia e a Quaresma é o tempo oportuno de ajustar a nossa vida com a proposta de Deus. É o tempo de graça e de retiro, para a reflexão e conversão espiritual.
Deus quer se reconciliar conosco porque Ele nos amou primeiro. Se alguém virou as costas, fomos nós, não Deus! O esforço da Quaresma é se deixar tocar por Deus e se deixar envolver pela Sua misericórdia. Logo não sejamos indiferentes e deixemos Deus, no seu Espírito, nos provocar.
Por isso, eu sugiro que, se você não tem o costume de cumprir o preceito da Missa Dominical, seja feito nesse período quaresmal um propósito de não faltar às Missas. Cada domingo da Quaresma é uma provocação à conversão. Eis o tempo que Deus nos favorece. (Texto: Pe. Reginaldo Manzotti - via Equipe Evangelizar é Preciso)

Representantes da prefeitura e da Diocese iniciam reuniões sobre esquema de segurança para chegada do novo bispo de Petrolina.


Uma equipe da Prefeitura de Petrolina se reuniu nesta sexta-feira (16) com os representantes da Diocese, Vital Maurilo e Paulo César Gomes, para discutir um esquema a ser montado na chegada do novo bispo da cidade, Dom Francisco Canindé Palhano. A ideia é articular a melhor logística para a recepção, marcada para às 17h do próximo dia 3 de março.
Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), foram apresentados 11 itens para discussão, desde solicitações de limpeza, reforço de iluminação, poda de árvores até intervenções no trânsito e logística de segurança pública.
O titular da SEDURBS, Eduardo Carvalho, já colocou as equipes de limpeza e manutenção à disposição, assim como a Guarda Civil Municipal (GCM) e a diretoria de Disciplinamento Urbano. “Este será um momento histórico para Petrolina. O prefeito Miguel Coelho orientou dar toda a atenção possível para que o evento seja organizado e seguro, como deve ser. Vamos continuar conversando com todos os envolvidos para garantir o sucesso da recepção ao novo bispo“, destacou Carvalho.
Contando também com a presença dos secretários-executivos Fred Machado (Serviços Públicos), José Silvestre (Segurança Pública) e da engenheira de tráfego da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Paula Lopes, este foi o primeiro encontro para discutir a proposta apresentada pela Diocese. Outros devem ser marcados, inclusive com a participação do Exército Brasileiro e as Polícias Civil e Militar, para definir toda a logística necessária à realização do receptivo. As informações são da assessoria da PMP. (Fonte: carlosbritto.com)

Multidão de pessoas participa da Missa de Cinzas em Rajada.







Fotos: Alessandra Nunes - Vice-coordenadora da Pastoral da Comunicação (Rajada)