
Piso: As cores e os desenhos que os azulejos dos pisos formam podem ajudar a acelerar ou atrasar a compra.
De última hora: Sabe aquelas guloseimas que você compra de última hora? Elas não estão na boca do caixa por acaso. Salgadinhos, chocolates, pilhas, balas e revistas são colocados ali para você colocar no carrinho.
Amostra: Promotoras de vendas que oferecem um copinho de alguma bebida ou um pedacinho de um novo produto estão ali para incentivar as vendas daquele lançamento.
Sem hora: Já percebeu que nos supermercados não há relógios nem janelas? É para você não perceber que o tempo está passando.
Música: Até a música ambiente tem o intuito de incentivar a compra – ou retardar seu passo, fazendo com que você fique mais tempo dentro da loja.
Luzes e cores: O jogo de luzes e cores também tem um papel fundamental no incentivo à compra. O local das carnes é geralmente vermelho e dos peixes, azul.
Ar-condicionado: A temperatura do supermercado está sempre boa, nem quente ou fria demais.
Longo caminho: Os produtos de primeira necessidade, como pão, leite, carne e frutas, ficam nos fundos das lojas. Isso força o consumidor a passar por um monte de outros produtos, aumentando as chances de que algum deles entre no carrinho.
Lanchonete: Uma nova tendência que vem se mostrando para forçar que você passe mais tempo na loja é disponibilizar uma ‘área de lazer’, com uma lanchonete. Não coincidentemente, essa região é cercada de livros à venda.
Devagar e sempre: Os corredores interiores são mais estreitos, o que provoca congestionamento de carrinhos e te faz passar mais devagar pelas prateleiras de produtos.
Mistura: Há lojas que mudam alguns produtos de lugar para forçar você a explorar prateleiras diferentes. Fonte: Estadão/catholicus.org
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