Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 1 de novembro de 2015

Hoje é dia de todos os santos.

A liturgia de hoje, dia 1 de novembro, convida-nos a partilhar a alegria celeste da multidão incontável dos santos que vemos, com os olhos da fé, resplandecer no firmamento de Deus. 
Esses santos, astros gloriosos, foram todos unidos pela vontade de encarnar o Evangelho durante a sua existência terrena, animados pelo Espírito Santo. Honrar os santos é olhar para o seu exemplo e reacender em nós o desejo de nos assemelharmos a eles – felizes por viver na proximidade de Deus. É essa a vocação de todos nós.

Para ser santos, não é necessário realizarmos façanhas fora do comum, nem ter dons excepcionais. É necessário antes de tudo escutar Jesus e segui-Lo, sem nos desencorajarmos perante as dificuldades. Quem ama Jesus com um amor sincero aceita morrer para si mesmo, tal como o grão de trigo que cai à terra morre para dar origem a uma nova espiga. Com efeito, o que quer guardar a sua vida para si mesmo perde-a e aquele que a dá, perde-se e encontra assim a vida (Jo 12, 24-25). Toda a forma de santidade passa sempre pelo caminho da cruz, pelo caminho de renúncia a si mesmo.

A experiência dos santos é para nós um encorajamento a seguir os mesmos passos, a sentir a glória de quem pôs em Deus a sua confiança, porque a única causa de tristeza na terra é viver longe de Deus.
A santidade exige um esforço constante mas está ao alcance de todos porque, mais do que obra do homem, ela é dom de Deus. Que a Santíssima Virgem Maria, Rainha de todos os Santos, faça de nós fiéis discípulos do seu filho Jesus Cristo! EAQ - (da homilia do Papa Bento XVI, 1 de novembro de 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores