Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 9 de julho de 2017

Projeto de lei quer dar nome do Bispo Dom José Rodrigues à BA-210.

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que visa a batizar a BA-210 com o nome de Dom José Rodrigues de Souza. No documento, de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), ele justifica que Dom José Rodrigues marcou a vida do povo sanfranciscano pela atitude firme e destemida, em defesa dos direitos da população pobre das caatingas, beira do rio e periferias urbanas.
Em 1975, foi ordenado bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro. Durante seu episcopado, acompanhou a Comissão Pastoral da Terra e a Pastoral da Juventude do Meio Popular no Regional Nordeste 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi ainda presidente nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores. Desde sua renúncia, em 2003, Dom José vivia no Convento Redentorista de Trindade (GO).
Quando chegou a Juazeiro para ser bispo, a Barragem de Sobradinho estava em construção. Então, ele assumiu a sorte dos relocados, depois dos pobres em geral, e nunca mudou. Com poucos padres e religiosos, chamou leigos para apoiar os 72 mil relocados. “Justificar essa proposição é, pra mim, muito gratificante, uma vez que fui testemunha ocular das obras que o bispo emérito Dom José Rodrigues de Souza fez por Juazeiro e toda a região”, disse Roberto Carlos.

Sem precisar mais me estender, visto que aqui em poucas palavras já expus que é mais do que merecida essa justíssima homenagem a esse grande homem que se dedicou à causa dos menos favorecidos, sobretudo, na região onde está localizada a referida rodovia. Por isso, conto com os meus pares para a plena aprovação deste presente projeto de Lei”, justificou o deputado. Dom José Rodrigues, que era conhecido como o “Bispo dos Excluídos”, morreu em 9 de setembro de 2012, aos 86 anos, em Goiás. (Fonte: Blog Carlos Britto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores