Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

1º Domingo do Advento – Domingo 01/12/13: Guardai a vossa fé, ficai preparados.

"Ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
O evangelho do primeiro domingo do advento é um chamado do senhor para preservarmos a nossa fé. Mas como se preserva a fé?


Quando penso em preservar a fé, imagino um homem caminhando no escuro, sem saber para onde vai, de onde vem, quem ele é, um homem perdido no escuro, mas que recebe de Deus uma pequena luz para guiar seu caminho rumo a felicidade, que é a vida eterna, mas que para se chegar a vida eterna é preciso trilhar o caminho da santidade.

Na segunda leitura Paulo nos ensina que caminho de santidade é esse "Procedamos honestamente irmãos, sem gula, bebedeiras, orgias sexuais e imoralidades, nem brigas ou rivalidades", aquele que permanecer fiel nessa estrada não se perderá, mas receberá de Deus a vida eterna, a felicidade sem fim, essa é a promessa do advento, viveremos na casa do senhor, onde não haverá mais morte, nem dor, nem luto e nem choro, nem fome e nem guerra, e a casa do senhor não será um lugar, mas todo lugar, a Igreja é uma pré figuração dessa casa, onde o povo de Deus se reúne para cultuá-lo e buscar como povo, o caminho da santidade ouvindo sua palavra. Ela é a figura terrena da casa de Deus no céu, onde todos seremos irmãos. onde o mundo inteiro será uma igreja viva, não apenas no sentido do templo, mas no sentido de um povo, igreja povo, esse será o reino de Deus, que a Igreja já anuncia aqui, mas será pleno no céu.
No entanto queridos, o caminho é escuro, não temos certeza de nada, o no meio dessa escuridão é possível ouvir muitas vozes tentando nos confundir, dizendo que Deus não existe, que depois da morte não há mais nada, que o caminho da felicidade é o caminho dos prazeres, é preciso guardar a fé, como alguém que guarda uma vela no meio da noite ventosa, é preciso protegê-la, porque somente com ela será possível encontrar o caminho da santidade que nos conduz a vida eterna.

Mas proteger a vela, ou seja, proteger a fé, é estar atento a palavra do senhor e crer nela, é amar o próximo e fazer o bem, é alimentar a vida com os sacramentos, (Comunhão, e confissão especialmente), e estar em oração pedindo a proteção de Deus todos os dias, é celebrar e meditar a vida dos santos como exemplo de um caminho de santidade, é estar revendo a vida para corrigir o que está errado, é isso que o senhor nos diz no evangelho de hoje quando nos diz: "Ficai preparados", Ele pode voltar a qualquer hora, e sem a fé, caminharemos no escuro, e quando Ele voltar pode ser que não o conheçamos, por que estamos entretidos com outras coisas.

Ele pode voltar ou nos chamar ao seu encontro através da morte, mas mesmo assim, é preciso estar preparado para encontrá-lo, aquele que morre sem estar preparado, aquele que é chamado por Ele a sua presença sem estar pronto, também não receberá a vida eterna, não habitará na sua casa, no seu reino, mas, encontrará a morte eterna.
Guardai a vossa fé, até que Ele volte, sendo fortes e fiéis, para que os bons e fiéis servos recebam a recompensa do senhor quando Ele voltar. vos asseguro que guardar uma vela numa noite escura e ventosa não é fácil, mas a recompensa, é que aqueles que a guardam encontram o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores