Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Inimigo “silencioso”: No Dia mundial da Diabetes, oftalmologista alerta sobre desconhecimento da doença.

Nesta segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Em Petrolina, a prevenção e educação são os focos da campanha deste ano. Os cuidados com a visão são um dos aspectos que não devem ser esquecidos pelos portadores do diabetes, já que os olhos é um dos órgãos mais acometidos pela doença.
Segundo o oftalmologista Silvio Rosendo, o diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar no sangue. “Uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada neste ano, verificou que 6,3% da população igual ou maior de 18 anos são portadores de Diabetes Melito. Isso representa cerca de 8,3 milhões de pessoas. Outro fato alarmante é que se considera que outras 3 milhões de pessoas desconhecem ser portadoras da doença”, alerta o médico.
Diante da gravidade, o oftalmologista chama atenção para a Retinopatia Diabética, o problema de visão mais comum nos portadores do Diabates Melitos. “O Diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os microvasos sanguíneos do organismo em geral, inclusive os da retina. Nesse processo um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como ‘fundo de olho’, causando estreitamento e às vezes bloqueio do fluxo sanguíneo e enfraquecimento da sua parede. O problema pode ocasionar ainda deformidades que progridem para sangramento dentro do olho, a chamada hemorragia intraocular, que uma vez não tratada pode levar ao descolamento de retina e perda da visão”, esclarece Rosendo.
Ainda de acordo com o oftalmologista, pesquisas mostram que a Retinopatia Diabética é considerada a principal causa de cegueira irreversível em adultos na idade produtiva.
“Aproximadamente 50% das pessoas com diabetes irão desenvolver algum grau de Retinopatia Diabética durante sua vida. O mais preocupante é que inicialmente os portadores da doença não apresentam sintomas, por isso os pacientes devem ser orientados sobre a existência e riscos da doença e que somente o controle oftalmológico periódico pode propiciar sua detecção e tratamento precoces, com consequente melhor prognóstico para preservação da visão”, aconselha.
Fonte: http://www.carlosbritto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores