Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 31 de dezembro de 2011

Comece o novo ano com mais disposição - Luta contra o tabagismo e o alcoolismo.

Parar de fumar ou de beber excessivamente também são grandes desafios. Para o doutor Davi Mota Costa, as pessoas devem fazer um exame de consciência. “Primeiro é extremamente desagradável fumar perto de quem não fuma. O tabagismo é prejudicial para fumantes ativos e passivos. Isso causa também desajustes emocionais”, ressalta o médico.
Doutor Costa lembra que a expressiva diminuição de propagandas que estimulam o tabagismo foi de grande importância para a redução do número de fumantes.
“Por que a gente consome bebida alcoólica? Porque somos sempre estimulados pela mídia para tomar cerveja e outras coisas”, alerta o profissional da saúde.
O médico reforça que as estatísticas mostram que o alcoolismo e o tabagismo são os principais causadores de câncer nas vias digestivas e respiratórias.
Portanto, o primeiro passo – reforça o clínico geral – é um exame de consciência para que a pessoa possa se conhecer e entender porque ela tem aquele vício, a razão pode ser uma grande ansiedade ou nervosismo, por exemplo.
Para vencer o vício, o apoio psicológico da família é essencial. Doutor Costa salienta que o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar também para que a pessoa consiga entender seu vício e não desanime ao longo do ano.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284734

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores