Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia Mundial do Trabalhador – Festa de São José Operário.


São José é um dos Santos mais populares e celebrados pela Cristandade. A José Deus confiou uma missão especial no Mistério da Redenção pela vinda do Filho ao Mundo. Se Jesus nasceu da Virgem Maria, a José foi confiada a guarda de Maria e do Menino Jesus, os tesouros mais preciosos do Pai celestial.
A Solenidade de São José é celebrada tradicionalmente no dia 19 de março. Mas quis o grande Papa Pio XII instituir uma outra Festa em honra a São José Operário. Escolheu para isto o 1º de Maio, dia dedicado aos Trabalhadores e Trabalhadoras no mundo inteiro.
Quis assim a Igreja destacar a dignidade do trabalho humano, ao mesmo tempo propondo José, Pai adotivo de Jesus, como intercessor e modelo a ser seguido pelos trabalhadores cristãos.
Os Evangelhos nos apresentam José como o homem justo, honesto, atento e obediente à Palavra de Deus. Humilde “artesão”, trabalhava na oficina de Nazaré para garantir o sustento de Maria e do Menino.
Ao propô-lo como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho, e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação.
Assim rezamos hoje com toda a Igreja:
“Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por Cristo Nosso senhor. Amém!”
Fonte: am730.com.br - Por  Frei Paulo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores