Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 4 de maio de 2013

Negra, filha de escrava, "Nhá Chica” é a mais nova Santa brasileira.


Neste sábado, 4 de maio, acontece em Minas Gerais a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. Será a primeira beata negra nascida no Brasil. Outros nomes conhecidos temos São Frei Galvão, de Guaratinguetá, a Beata mártir Irmã Lindalva e a Beata Irmã Dulce, de Salvador. 
A cerimônia de Beatificação acontecerá na cidade mineira de Baependi, durante uma Missa solene presidida pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. 
Quem foi Nhá Chica? 
Batizada como Francisca de Paula de Jesus, mas conhecida como Nhá Chica, nasceu em 26 de abril de 1810, na cidade de Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rey (MG). Era filha de uma escrava de nome Izabel Maria, Tinha um irmão, Teotônio Pereira do Amaral, que se tornou muito rico. Como única herdeira do irmão falecido, Nhá Chica doou tudo aos pobres, tendo utilizado uma parte na construção de uma capela em honra à Imaculada Conceição, pela qual nutria uma profunda devoção. 
Renunciando ao casamento, Nhá Chica levou uma vida dedicada à caridade e oração. Fora esta a lição que havia aprendido de sua mãe! Consagrou a vida ao Senhor, e a viveu praticando a caridade para com os pobres e necessitados. Morreu em 14 de junho de 1895, com fama de santidade.
O Cardeal Ângelo Amato afirmou que a beatificação de Nhá Chica “é um grande presente que o Papa Francisco dá à Igreja no Brasil”. Assim se expressou o Cardeal:
"O Santo Padre, primeiro Papa latino-americano, conhece bem a bondade do povo brasileiro, seu espírito religioso, o amor por Jesus e seu Evangelho de vida e alegria, a devoção à Virgem Maria, o apego filial à Igreja, o amor pelo Papa, pelos bispos e sacerdotes, o respeito pelos idosos, a disponibilidade de acolher a vida como um dom inestimável de Deus, a caridade para com os pobres, o seu senso de igualdade e fraternidade, e o respeito pela natureza. Esta riqueza de valores humanos e espirituais faz do Brasil uma terra abençoada por Deus e uma moradia digna de toda pessoa humana. Nhá Chica viveu plenamente estes valores, deixando-os como herança para todos os brasileiros, mas também para toda a Igreja".
Na Carta de Beatificação escrita pelo Papa Francisco, ele nos lembra que Nhá Chica era uma "mulher de oração assídua" e fiel testemunha da "misericórdia de Cristo para com os necessitados no corpo e no espírito". 
"Incansável adoradora do Santíssimo Sacramento e do mistério da Paixão de Jesus, Nhá Chica tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora, a quem chamava com o nome carinhoso de “Minha Sinhá”.
Beata Nhá Chica, rogai por todos nós!
Autor: Frei Paulo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores