Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Distrito de Rajada mais uma vez em destaque: projeto de alunos acaba com sal da água.

SALOBRA CEstudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Cícero de Amorim, situada no distrito de Rajada, desenvolveram um projeto capaz de diminuir e até acabar com o sal contido na água. Trata-se de dessalinizador, que aquecendo o líquido, deixa para trás apenas a salinidade no recipiente. Segundo os criadores, o objeto foi pensado devido à crise hídrica e idealizado para remover os sais das águas nos mananciais e reservatórios.
Como bem lembra a professora orientadora dos alunos, Williana Alves de Brito, o princípio do dessalinizador não é novo, mas duas coisas chamam a atenção: foi criado exclusivamente por alunos menores de 13 anos e mostra que é possível utilizar a água dos mares e dos subterrâneos, essa última, uma peculiaridade do Sertão pernambucano. “A nossa orientação foi para o aperfeiçoamento do dessalinizador doméstico. Mas a ideia surgiu deles; sempre pensando na questão da crise hídrica, criaram um projeto viável, que busca atender a realidade do sequeiro”, disse a orientadora, citando os poços aquíferos de Rajada.
SALOBRA DDesenvolvido por quatro alunos, o processo de dessalinização da água começa a partir de uma caldeira de armazenagem da substância salobra, que, aquecendo-a, passa por uma mangueira de evasão até chegar ao receptor do líquido purificado. Para a criação do dessalinizador, os jovens cientistas precisaram estudar o princípio do estado físico da água e como colocá-lo em prática.
“No começo era mais por brincadeira. Como a água do planeta está diminuindo, procuramos alguma maneira de aproveitar outras fontes de água”, afirmou Cayq Vitor Coelho, 13, um dos criadores do dessalinizador. “Estávamos procurando uma forma de salvar o mundo”, completa Lucas Rodrigues Jr, 13.
Além de Cayq e de Lucas, participaram da criação do produto, os docentes Jailson Eugênio Amorim, 13, e Brendo Kennedy de Souza, 12. O projeto foi apresentado na 1ª Feira de Ciências do Município, ocorrido no último mês, e está concorrendo ao primeiro lugar da Mostra, na modalidade práticas do dia a dia. De acordo com eles, o dessalinizador continuará a ser aperfeiçoado.
Para o Secretário de Educação, esse, e outros projetos desenvolvidos nas escolas, faz parte do incentivo que a Secretaria, as unidades escolares e os professores dão para potencializar a criatividade e invenção dos alunos. “Não adianta nós termos educação de qualidade, com professores capacitados, se não investirmos na criatividade e no desenvolvimento do aluno. Cabe a nós ajudá-los a apontar como bons estudantes e, consequentemente, profissionais brilhantes”, conclui(Ascom PMP). (Fonte: am730.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores