Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O perigo das palavras mal usadas.

Um dos mais excelentes dons que Deus nos deu foi a palavra. Alguém já disse que elas são mais poderosas que os canhões. De fato, um canhão pode ser aprisionado e destruído, mas aprisionar a palavra não será possível.
Como tudo o que Deus fez também a palavra é bela, construtora do bem e da paz; encanta os corações e as mentes; contudo, mal empregada pode ser muito destruidora. Por meio dela geramos grandes amizades, elevamos o ânimo abatido do irmão que sofre, despertamos forças adormecidas; mas também podemos destruir a honra e a imagem do outro, sufocá-lo até a asfixia de suas forças e podemos gerar a guerra.
Quando um animal ouve uma palavra, para ele é apenas um ruído, mas para a pessoa humana ela está ligada a imagens, experiências passadas, alegrias ou tristezas. É incrível o poder da palavra! Ela leva consigo o próprio espírito e poder da pessoa que a comunica. Jesus disse que: “A boca fala daquilo que está cheio o coração” (Lc 6,45).
Se você só pensa em política, você fala de política. Se você só pensa em dinheiro e em negócios, você também só fala de dinheiro e de negócios. Se você pensa em Deus, gosta de falar de Deus… E assim por diante.
Se o seu coração estiver em paz; vivendo na mansidão, na humildade, cheio de misericórdia, também as suas palavras transmitirão essas virtudes. Mas se o seu coração for exaltado, rebelde, violento, cheio de ódio… Cuidado com as suas palavras, elas transmitirão o seu espírito. As palavras “mostram” o coração.Pela palavra, Jesus mantém o mundo; curou cegos e leprosos, expulsou demônios, multiplicou pães, acalmou os ventos e o mar… Ressuscitou mortos, amaldiçoou a figueira estéril (Mc 11,14).Também nossas palavras poderão fazer milagres de alegria ou de dor, conforme esteja o nosso coração.
Sem um coração puro, uma consciência bem formada e um espírito vigilante, nossas palavras poderão ser mais destruidoras do que edificadoras. Não é à toa que São Paulo nos exorta:
“Nenhuma palavra má saia de vossas bocas, mas só boas palavras que sirvam para edificação e que sejam benfazejas aos que a ouvem” (Ef 4,29). (Fonte: cleofas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores