Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Padre escandaliza fiéis com suas colocações em sua página no Facebook, e bispo pede retratação.


Nota solicita uma retratação sobre conteúdo publico pelo padre na internet (Foto: Reprodução/TV Tem)Nota solicita retratação sobre conteúdo publicado 
pelo padre na internet (Foto: Reprodução/TV Tem)
A divulgação de uma nota oficial no site Diocese de Bauru (SP)  na terça-feira (23) causou uma tensão entre os fieis da Igreja Católica e o Padre Roberto Francisco Daniel, o Padre Beto, bastante conhecido na região por suas opiniões controversas e postura diferenciada dos sacerdotes convencionais. A nota pede que o Padre se retrate com a Igreja Católica por suas declarações divulgadas na internet em redes sociais e canais de vídeo.   
Nas publicações, o padre discute temas como fidelidade, bissexualidade, divórcio e a necessidade de mudanças na estrutura da Igreja Católica. Em um deles, que tem mais de 5 mil visualizações, os internautas se dividem em opiniões de apoio e críticas. No vídeo, de pouco mais de seis minutos, o padre expõe sua opinião sobre temas polêmicos para Igreja como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Se a ciência humana está nos dizendo que hoje não podemos mais enquadrar o ser humano como homossexual, heterossexual, bissexual, mas, sim como seres sexuados e que o amor pode surgir em qualquer um desses níveis, se a ciência nos leva a esse nível de consciência, a Igreja precisa estudar isso, caso contrário, ela vai estar cometendo um pecado, qual pecado? O de não amar ao próximo. Então a Igreja tem que mudar sim, não porque a sociedade está mudando, mas, porque a Ciência e conhecimento humano evoluiu” (Veja o vídeo na íntegra)
As opiniões do padre chamaram a atenção da Diocese. De acordo com nota assinada pelo Bispo Diocesano de Bauru, Dom Frei Caetano Ferrari, o padre deverá se retratar até dia 29 de abril através de uma "confissão humilde de que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos bons costumes ensinados pela igreja". A decisão da Diocese foi tomada após divulgações de vídeos de entrevistas com o Padre, que teriam provocado tumulto junto aos fieis de Bauru e outras cidades do Brasil. (Confira a nota na íntegra no final desta matéria)
Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus"
Padre Beto
Em entrevista ao G1, o padre Beto, que também trabalha como professor de Ética em universidades e comunicador em rádios da cidade, afirmou que suas publicações têm como objetivo apenas promover a reflexão. “As pessoas devem refletir e promover uma discussão de conhecimento e busca pela felicidade. Fazer uma reflexão da estrutura da Igreja ajuda com que o fiel entenda e busque se sentir melhor na instituição”, explica. 
Sobre a solicitação da Diocese, Padre Beto diz ainda que vai pensar sobre a decisão que irá tomar após o fim de semana. “Ainda estou analisando o que farei a respeito dessa retratação que eles me pedem. Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus, além de negligenciar o meu papel como padre”, complementa.
G1 procurou o bispo Dom Frei Caetano Ferrari e foi informado, pela assessoria de imprensa da Diocese, que ele não está em Bauru e só deve se manifestar sobre o assunto novamente após o posicionamento do Padre Beto em relação ao pedido de retratação e retirada do conteúdo da internet. A Diocese deu prazo até segunda-feira (29) para o padre se pronunciar.
Conflito nas redes
As manifestações nas redes sociais após a publicação da nota da Diocese, na terça-feira (23), foram rápidas. Na página oficial da Diocese de Bauru em um site de relacionamentos,  internautas se manifestaram com comentários de apoio e repúdio à decisão de Dom Caetano.
A discussão sobre as opiniões do padre não só partiram de Bauru, mas também de fieis de outras partes do Brasil e, ainda de acordo com a assessoria da Diocese, foi um dos motivos que levou a decisão de pedir a retratação. Já no perfil do Padre no mesmo site, diversos fieis deixaram recados com manifestações de apoio e carinho. Alguns citaram a necessidade de transparência da Igreja e também à liberdade de expressão.
Confira nota assinada pelo bispo de Bauru na íntegra:

"Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz"
Dom Frei Caetano Ferrari, ofm, Bispo Diocesano de Bauru.
Fonte: G1.Com
Dom Caetano ficou surpreso com a escolha do Papa argentino  (Foto: reprodução/TV Tem)Dom Caetano se manifestou por meio de nota oficial publicada no site da Diocese (Foto: reprodução/TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores