Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Como funciona a intercessão?

Estamos no mês de junho, quando celebramos vários santos muito populares, como Santo Antônio, São Pedro e São João. Eles são exemplos de vida e devemos venerá-los, mas muitos não conseguem entender como eles intercedem por nós e aproveito esta mensagem para elucidar um pouco sobre o assunto da intercessão. 
Sabemos que o único intercessor entre Jesus e Deus, é o próprio Jesus Cristo. Mas até chegar a Jesus os santos são intercessores. Nossa Senhora é a advogada, mas o único a interceder perante Deus é Jesus. Outras religiões falam que estamos errados, porque na Bíblia está escrito que o único intercessor é Jesus Cristo, isto é verdade. Mas, muitos se esquecem, que primeiro temos que chegar até Jesus, e não é fácil. É nesta chegada até Jesus, está a mãe como intercessora.
Querem um exemplo da intercessão de Maria? “ Bodas de Cana”, quando se dirige a Jesus e diz: “Filho, eles não têm mais vinho”. Mesmo dizendo que sua hora não havia chegado, bastou sua Mãe pedir para Jesus atender. O poder de intercessão de Nossa Senhora a Jesus é tão grande que doutrina católica a chama de onipotência suplicante, ou seja, aquela que tem, por meio da súplica a seu Filho, o poder onipotente! E, ainda a Medianeira junto a Cristo mediador. Assim, Cristo é o único mediador entre Deus e os homens; e Nossa Senhora uma medianeira junto a Cristo.
Todos nós podemos ser intercessores, mas um intercessor não nasce pronto, todo batizado pode ser, porem existem critérios para se tornar um Intercessor. 
O intercessor tem que estar preparado, tem que ter amizade com Deus. Por que a prece do injusto não chega ao Pai. Não pode se tornar um intercessor na vida em espírito, ou em um grupo de oração de uma paróquia, quem não acredita naquilo e por aquilo que reza.
O intercessor deve sempre pedir a Deus que o afaste de tudo aquilo que lhe cause dúvida na fé. Deve ter uma vida consagrada. A maior parte das pessoas, falha na

intercessão por não ter disciplina. Deve confessar uma vez por mês e ter uma vida sacramental.
Vejam, quem se coloca entre Deus e alguém, tem que estar forte. Para estar forte tem que ter confessado e comungado. Dois exercícios espirituais: Jejum e caridade são as armas poderosas de um intercessor.
Quem se sentir chamado a interceder deve procurar na sua Igreja, em grupos de oração, na Renovação Carismática Católica, em ministérios e nas secretarias, pois existem escolas de formação para intercessor.
Por fim lembro que a intercessão é algo que nunca deve falhar, tanto que a melhor definição de Intercessão que eu já ouvi na vida é esta: “Intercessão é carregar o outro, de joelhos dobrados”.
Espero ter ajudado e que Santo Antônio, que celebramos no último dia 13, interceda por todos nós. Amém. 
Deus abençoe, Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores