Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Não consegui alcançar minhas metas. Cuidado com a avaliação!

“Não consegui emagrecer os 5 kg que tinha como meta no início do ano.” “Não passei no mestrado, fiz toda papelada, segui à risca a ABNT, mas, mesmo assim, não rolou.” “Terminei um namoro de cinco anos.” “Não fiz a viagem que havia planejado.”
Fim de ano é um tempo no qual, querendo ou não, somos submetidos a inúmeros balanços e avaliações. As lojas se fecham para balanço; as empresas fazem isso para as “avaliações de desempenho”; os cursos universitários se concentram em seus processos de seleção de calouros; na TV, temos inúmeras “retrospectivas”; até o Facebook e o Instragram nos “convidam” a fazer nossa retrospectiva do ano que passou.
Meu caro, não há como fugir, pois o universo conspira “contra você”. Parar um pouco e perceber o que foi vivido torna-se um fato com o qual você precisa saber lidar. 
Você deve estar se perguntando: "Por que começar este texto com situações de fracasso? Acontecimentos que, com certeza, não agradam a quem os viveu na pele? Eu esperava, ao envés disso, dicas para viver bem o ano novo!".
Isso foi proposital, pois o mal não está em nos avaliarmos ou fazermos nossos balanços, mas em como o fazemos, pois a primeira ação que temos é de supervalorizar o que não deu certo. Infelizmente, nosso cérebro tem uma atração pelo negativo, e com essa atração surgem sentimentos de culpa, remorso, autocondenação etc., os quais, se não forem bem administrados, podem nos paralisar e nos impedir de ter uma vida mais plena e feliz.
O fim e início de ano podem nos trazer sentimentos que beiram a um estado depressivo e nos deixam, de fato, sem muita vontade de viver (lembrando que para diagnosticar uma depressão o psiquiatra ou psicólogo precisa levar em conta vários fatores como o tempo de duração, a frequência e a gravidade do estado emocional).

Portanto, é necessário cuidado de como avaliar o que foi feito, mas sobretudo, o que ficou pelo caminho. É imprescindível lembrarmos sempre que, se não deu certo, é possível realizá-lo posteriormente, aprendendo e tornando-se mais experiente, inclusive com a causa da não realização. E mais, Deus permanecerá sempre conosco, e, somente isto seria necessário! Pense nisto...
Texto: Adriano Gonçalves (Com alterações) - Fonte: cancaonova.com - Foto: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores