Membros da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) e dos Conselhos de Defesa do Meio Ambiente e da Caatinga visitaram nesta terça (12), a área do Açude Pontal, no distrito de Rajada, onde foram encontradas gravuras que remetem à possibilidade da existência de comunidades pré-históricas. Fez parte da comitiva o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Celito Kestering, que tem Doutorado em Arqueologia. A visita aconteceu às 08h30.
A pauta da visita incluiu limpeza da área, reunião para definir as próximas ações e os primeiros passos para um estudo mais aprofundado sobre as gravuras rupestres e as disposições rochosas no local. A ideia da Prefeitura de Petrolina, através da AMMA e da secretaria Executiva de Turismo, é proteger e conservar a área, bem como dotar o local com uma infra estrutura que permita a visitação de estudantes, pesquisadores, comunidade e turistas de uma maneira geral.
“É uma descoberta interessante, do ponto de vista histórico, cultural e porque não dizer turístico. Temos o propósito de envolver a comunidade local na administração desse sítio arqueológico”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.
Para proteger o local contra ações depredatórias e conservar o material que foi encontrado nas rochas da área do Açude Pontal, o prefeito Júlio Lóssio assinou no início do ano o decreto 35/14, que prevê a proteção dos monumentos arqueológicos e pré-históricos do município. (Ascom). Fonte: am730.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário