Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

domingo, 31 de janeiro de 2016

Neste quarto domingo, as leituras são direcionas aos profetas.

Seminarista PedroNo Domingo passado, vimos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo.
E Deus precisa de gente, que proclame a sua Palavra. São os profetas.
As Leituras de hoje falam de dois profetas, que enfrentaram a rejeição e o desprezo, por serem fiéis à sua Missão...
 Na 1a  Leitura, Jeremias é chamado a ser Profeta das Nações. (Jr 1,4-5.17-19)
 - Jeremias tentou recusar: "Eu não sei falar... sou apenas uma criança..."
- Deus não desiste: "Antes de te formar no ventre materno, eu te conheci;
antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações.
Não tenhas medo, não conseguirão te vencer, estarei contigo para te livrar".
 Deus escolheu Jeremias para profeta e ele foi um exemplo de disponibilidade à Palavra de Deus.
Sua fidelidade provocou muito sofrimento. Um aparente fracasso.
É o que ele revela em suas "lamentações". Mas Deus nunca o abandonou.
 Na 2ª Leitura, Paulo afirma que a Caridade é a profecia permanente.
É o "Hino do Amor". Só o amor dá sentido à vida e à experiência cristã...
Sem amor até as melhores coisas ficam sem sentido. (1Cor 12,31-13,13)
 * O Profeta deve deixar-se guiar pelo Amor" e nunca pelo próprio interesse.
Só consegue ser um verdadeiro profeta, quem tiver uma profunda experiência do amor de Deus.
 O Evangelho apresenta em Nazaré o Profeta Jesus, rejeitado pelos conterrâneos e até pelos próprios parentes.

"Nenhum profeta é bem recebido na sua terra". (Lc 4,21-30)
Enviado por: Frei Paulo Cardoso - bispo emérito de Petrolina

sábado, 30 de janeiro de 2016

Como entender o ser humano?

Açude de Rajada em Dezembro
O termo entender, de acordo com o dicionário é: compreender, ter ideia clara. Para ser mais profundo nesta etimologia (origem da palavra), posso definir como "en + tenda" (entrar na tenda) do outro. Ou seja, entrar na realidade ou/e perceber o outro. Mas esta é uma realidade que em momentos chega a ser muito difícil. Cito aqui um termo muito utilizado nos últimos meses, seja pela falta ou - para alguns, pelo excesso. A chuva.
Não faz tempo e o que mais ouvíamos eram constantes e clamorosas súplicas pela falta de água para o consumo animal, dos seres humanos e para as mais diversas fontes que esta é indispensável. Na sequência, as bênçãos das chuvas começam a cair e a mudar o cenário que até então era quase desolador, para os mais céticos irreversível. Após alguns dias consecutivos de chuva, os discursos já são contrários aos que antes clamavam o precioso líquido, julgando que este está chegando de forma desproporcional ao espaço físico e de tempo, alegando que barragens, açudes e afins estão se rompendo, fazendo com que os agricultores e rebanhos fiquem sem água após as chuvas cessarem. E os alagamentos nas ruas também não dá para serem esquecidos.
Diante disso, como entender o ser humano - sem generalizar -, que num intervalo de pouco mais de trinta dias alterna o pensamento? Retirando do compêndio (resumo), a culpa seria de quem por não está com os reservatórios aptos a receber a água? Da natureza? E em relação aos alagamentos, seria a culpa do Criador? Ele estaria desmatando desordenadamente ou arremessando lixo ao solo? 
Fica a reflexão!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Material para Campanha da Fraternidade 2016

Apresentação do Senhor.

Será celebrado, no próximo dia 02, terça-feira, a apresentação do Senhor. Veja a oração própria para este dia:
Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Enviado por: Frei Paulo Cardoso.

A importância da Santa Missa.

A cada celebração, Cristo Jesus é o celebrante: é Ele quem se oferece ao Pai, quem ora e quem intercede. O sacerdote é o seu representante, cabendo a nós a participação como parte do Corpo de Cristo.
A Missa não pode servir apenas para pedir pelas almas dos nossos falecidos. Apesar do seu grande valor para a purificação das almas dos nossos entes queridos, que ainda estão no purgatório, precisamos estar cientes de que isso é o mínimo diante do valor profundo da celebração. As necessidades do mundo inteiro estão presentes em cada Missa. Cristo as assume.
A Missa não pode transformar-se num palanque de comício social ou político. Ela tem a capacidade de mudar as estruturas sociais, mas não é fazendo do altar um palanque que isso acontecerá. Esse não é o caminho. A Missa precisa ser Missa para que as estruturas sociais sejam transformadas.
O inimigo quer denegrir, desmoralizar e esvaziar o valor do sacrifício da Missa.
Deus o abençoe!
Participe das Celebrações dominicais, sempre às 19h30.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: cancaonova.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Encerramento do ano da vida consagrada acontecerá no próximo mês em Petrolina.

Diocese de Petrolina

Estudantes juazeirenses convocam população para mutirão de limpeza nas margens do Velho Chico neste sábado.

Cinco jovens estudantes de bairros de Juazeiro (BA) decidiram convocar a população e realizar um mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco. A ação acontecerá neste sábado (30), a partir das 8h, e pretende reunir o máximo de pessoas possível.
Idealizado por Gabriella Amaral (14 anos), Maria Helena Carvalho (15 anos), Melâne Pereira (16 anos) e as irmãs Débora e Deise Souza (16 anos), o mutirão terá como trajeto a Avenida Carmela Dutra até as imediações das Orlas II. A ação de limpeza e conscientização também pretende alertar sobre a preservação das margens do Velho Chico.
A iniciativa das estudantes despertou a atenção da prefeitura municipal, que através das Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), Serviços Públicos (Sesp) e Cultura e Juventude (Secju), está apoiando o movimento. Fonte: carlosbritto.ne10.uol.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chuvas modificam cenário do açude de Barra Franca, zona rural de Rajada.




Fotos: Sérgio
Os moradores da comunidade de Barra Franca, localizada na zona rural do distrito de Rajada (Petrolina - PE), estão vivenciando momentos de muita alegria e de renovação das expectativas, sobretudo em relação as plantações e a criação de animais. 
O motivo, comum entre a região Nordeste e outras do país, é a chegada das chuvas, que vem proporcionando água nos reservatórios e a terra em estado preparado para plantação.

Cantor Antônio Cardoso se apresentará na rede Século XXI.

Fonte: rede social Antônio Cardoso

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2016 e o seu significado.

cf2016
“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).
Esse foi o versículo que inspirou o processo de criação do cartaz dessa Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Assumir a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientam nossa ação. Nosso modelo de sociedade está baseado no consumo e na aparência. Para suprir essas necessidades, sacrificamos a Casa Comum, que é o espaço em que habitamos.
Nem sempre estamos atentos para atitudes simples, por exemplo, o descarte correto do lixo, ligar nossas casas às redes de esgoto, cuidar da água, entre outras. A falta desses cuidados fere a Criação, de forma que, no lugar de flores, jardins e frutos diversos vemos esgoto a céu aberto, rios poluídos e monoculturas. A diversidade da criação de Deus desaparece.
A terra alegre fica triste. No entanto, a fé em Jesus Cristo nos anima a assumirmos o cuidado com a Casa Comum como resposta ao amor incondicional que Deus oferece a cada um e cada uma de nós. Assumir esse compromisso reacende a esperança de um novo céu e uma nova terra onde habitam a justiça e o direito.
É isso que expressa o rosto da mulher em destaque no cartaz. Queremos que as mudanças dos paradigmas e valores que nos orientam nessa sociedade de consumo transformem o rio poluído em água cristalina e habitado por muitos peixes, a terra seca em uma terra renovada e abundante. Com essa transformação, poderemos dançar e celebrar a esperança de que o projeto da Casa Comum não terá fim, mas continuará por gerações e gerações. (Fonte: campanhas.cnbb.org.br/cf2016/explicacao-do-cartaz)

Agricultores comemoram a chegada das chuvas.






Após anos de intensas secas, a população brasileira, principalmente a nordestina, tem celebrado cada vez mais as dádivas das chuvas, que vem modificando o cenário do sertão e garantindo maior desenvolvimento dos agricultores.
(Fotos: Milton Macedo)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Jovem cantora petrolinense conquista jurados do The Voice Kids e carimba entrada no programa.

andrea vitóriaCom uma apresentação hipnótica, a petrolinense Andréa Vitória, de 14 anos, garantiu a entrada no The Voice Kids, da Rede Globo. Ao cantar a música Rosa, de Pixinguinha, ela deixou os jurados de olhos fechados e a plateia silenciada. Carlinhos Brown virou a cadeira para a pernambucana. “Essa música me marcou muito. Amo muito essa letra. Da primeira vez que ouvi, me apaixonei. Pedi a meu professor para fazer direitinho, nota por nota”, ela afirmou.
Ivete Sangalo destacou a dificuldade de interpretação inerente à música. “Essa canção tem uma extensão, vai subindo, tem nuances. Só cantoras de verdade sabem fazê-lo”, afirmou. A baiana também brincou com a proximidade da terra natal dela com Petrolina, onde a candidata nasceu.“Somos conterrâneas”, disse Ivete, de Juazeiro, duas cidades imortalizadas na voz de Luiz Gonzaga. Andréa revelou já ter experiência de palco ao abrir shows de Aviões do Forró, Maria Gadú e cantado com a dupla sertaneja Jorge & Mateus. “Ainda estou definindo meu estilo musical. Quem sabe depois do The Voice”.
Mais cedo, outra pernambucana garantiu lugar entre as equipes do programa. Bela Maria, de 14 anos, natural de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, cantou Não vá embora, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Depois de arrancar elogios efusivos de Ivete e Carlinhos Brown, ela escolheu ficar no time do cantor baiano.

Tábatha Almeida é a outra representante de Pernambuco no reality musical da Globo, após ser escolhida ao cantar uma canção de Meghan Trainor. Na próxima semana, o The voice começa uma hora mais cedo, às 12h. O programa prossegue com a fase de audição às cegas. (fonte: Diário de PE/foto reprodução: TV Globo / Carlos Britto) 

Na hora da refeição.

Autora: Ana Paula Guimarães
Às vezes, pela correria do dia, não conseguimos nos reunir em todas as refeições para estarmos com a nossa família. Às vezes, nos encontramos somente no café da manhã, ou no jantar. Mas não importam em quantas refeições vocês se encontrem, o que importa é que em cada refeição seja o espaço para o diálogo, para o carinho.
É o momento em que cada um partilha como foi o seu dia, as vitórias e os obstáculos que cada um enfrentou. Esforce-se para que pelo menos em uma refeição esteja toda a família presente! São esses momentos que darão força para vencermos.

sábado, 23 de janeiro de 2016

As bênçãos das chuvas: para o ser humano, uma realidade impossível. Para o Criador jamais!






Em meio aos desafios sociais e naturais, abrangendo cada vez mais a sociedade 'refém' do apego exagerado pelo poder, sobretudo o pecuniário (dinheiro), muitos anos fomos ouvintes passivos de constantes reclames da falta de água, tanto para o consumo humano, como para as outras finalidades. E que são muitas. 
A situação apresentada em dias que antecederam os atuais eram os mais desoladores possíveis, os mais céticos em alguns momentos questionavam qual seria a situação futura, não tão distante, pois a devastadora 'seca' era para muitos, fonte de desânimo, de desistência. A causa do incômodo do momento, que já era herança de pelo menos outros três anos, considerando para isso os anos mais chuvosos, quase sempre era originaria de todos, até mesmo de Deus por alguns, menos do ser humano, que de maneira avassaladora ou minuciosa destruía a natureza, com ações que iniciavam no arremesso de um papel de bala, até a derrubada de uma árvore. 
O cenário apresentava uma realidade de muita preocupação, pois até a água para o consumo humano entrava em questão se haveria quantidade suficiente para o abastecimento. As árvores e animais já sinalizavam também 'sinal vermelho', como que um pedido, um grito de socorro que insistia em atingir os mais altos montes. A população dirigia súplicas ao Criador, o único capaz de solucionar tal aflição!
Eis que o clamor foi atendido, mais que isso! Deus, num ato que somente Ele pode desenvolver muda todo o cenário, proporcionando a verdadeira alegria. Tudo ofertado gratuitamente, sem divisões ou agendamentos. Também não colocado em pauta a legenda partidária, tampouco a classe social!
Diante disso, não há obrigado que expresse a alegria que a humanidade vive, pela graça enviada por meio das chuvas!         

Outros momentos da missão em Rajada.

Preparação para as visitas nas residências
Formação para membros de pastorais, com Leonardo


Celebração na comunidade de Pau Ferro

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Uma semana de missão: celebrações, formações e visitas.

Participação na devoção de padre Cícero
Preparação para as visitas nas residências

Formação para membros de pastorais
Participação na celebração de domingo
A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada (Petrolina - PE), recebeu entre os últimos dias 17 e 22, os seminaristas da diocese de Petrolina para uma semana de missão.
Durante a missão, o grupo composto por mais de dez seminaristas, visitou famílias no interior e na sede, promoveu formações, celebrou e participou de várias celebrações.
A missão, muito bem desenvolvida foi concluída nesta sexta-feira, 22, quando os futuros padres da diocese retornaram ao seminário São José, para início do ano letivo.
Outras fotos serão postadas em breve.
(Fotos: Vera Lúcia)  

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de praça em Rajada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA prefeitura de Petrolina através da secretaria de Infraestrutura,  assinou ordem de serviço para início das obras de construção da “Praça Central de Rajada”, que será realizada na principal entrada do distrito. A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima destacou a importância da obra, que vem para atender a uma antiga demanda da comunidade de Rajada: “Há muitos anos, a cidade almeja ter uma praça na entrada da localidade, destacando que a obra favorece ao lazer das pessoas. Petrolina estava devendo uma ação como essa. Os governos anteriores tentaram, se interessaram, mas infelizmente não conseguiram realizar esse sonho. Por isso, estamos muito felizes em poder concretizar essa obra”.
A ordem de serviço foi entregue pela secretaria  ao engenheiro Kepler  Kaiser, secretário executivo de Obras, que executará o projeto. Também participaram da assinatura lideranças comunitárias e representantes da construtora SA Souza, empresa responsável pela obra.
Segundo o prefeito Julio Lossio,  “Os moradores de Rajada receberão, em breve, um novo espaço de convivência que contempla a construção de uma área comum e de estacionamento para veículos pequenos e melhorias na área comercial. Em relação à estrutura para eventos, será construído um palco  e a praça terá todo piso em intertravado.  A praça também receberá estrutura de iluminação e projeto paisagístico”, concluiu o gestor municipal. Fonte: Blog Vinicius de Santana

Padres José Rogério e Erivan Nuto visitam, com vocacionados, casa Rainha dos Anjos.





Fotos: Padre José Rogério

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Redevida completa um ano de TV digital em Petrolina.

Enviado por: Zé Filho (Paraíba)

São José ensina o modelo de pai ideal.

Nos primeiros capítulos do Evangelho de Mateus e Lucas, podemos observar como São José assumiu a responsabilidade de cuidar de Maria e do Menino Jesus. A Sagrada Escritura fornece poucos relatos sobre o pai adotivo de Jesus, diz que ele era um homem justo (Mt 1,19). Porém sempre mostra o cuidado dele com a Sagrada Família.

José levou Maria para a sua casa (cf. Mt 1,18-25). Ele confiou em Deus e também em sua esposa. Depois do nascimento do Menino Jesus, José sempre zelou pela segurança e bem-estar de sua família. Foi para o Egito fugindo de Herodes que queria matar o Filho de Deus e mesmo depois da morte do monarca, foi para a região da Galileia, em Nazaré para garantir a vida de Jesus (cf. Mt 2,1-23). Texto enviado por: Equipe Evangelizar é preciso - Padre Reginaldo Manzotti

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Seminaristas da diocese de Petrolina continuam em missão na Paróquia de Rajada.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sede no distrito de Rajada (Petrolina-PE) está vivenciando uma semana de missão, proporcionada pelos seminaristas da diocese de Petrolina, que iniciou no último dia 17 (domingo) e continua até dia 22 (sexta-feira).
Nesta quinta-feira, 22, durante o dia, a 'missão' segue com continuação das visitas nas residências de Rajada; já na parte da noite, os seminaristas realizarão formações para os membros de pastorais, da paróquia e a comunidade. Na sexta-feira, pela manhã, continuarão as visitas, concluindo a missão à tarde.

Devoção de padre Cícero em Rajada acontecerá nesta quarta-feira, com programação diferente.

Foto: devoção no ano de 2014 
A Paróquia Nossa Senhora das Dores, sediada no distrito de Rajada (Petrolina - PE), realizará nesta quarta-feira, 20, mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora das Dores, com algumas alterações.
A celebração do dia 20 na Paróquia iniciará às 06h00 com o ofício; às 18h00, iniciará a hora da Graça; às 19h00, acontecerá a procissão pelas ruas de Rajada, seguida da Santa Missa e bênção do Santíssimo. Com exceção da procissão, toda a programação acontecerá na Igreja matriz da Paróquia. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Antônio Cardoso homenageia Nossa Senhora com belíssima canção.

Enviado por: Antônio Cardoso.

Comunidade de Barro Duro, em Dormentes, continua celebrando a festa de São Sebastião.

Comunidade de Barro Duro, zona rural de Dormentes - PE, iniciou na última segunda-feira 11 e segue até dia 20, quarta-feira, a festa em honra ao glorioso São Sebastião, padroeiro da comunidade.
Confira a programação de hoje (19) e do encerramento:
Noiteiros: Dizimistas, devotos e todas as famílias.
Comunidades: Maxixeiro, Santa Terezinha, Pedra Branca, Pimenta, Suturno e Ponta d’agua.
Celebrante: Pe. José Barros 
Animação: Ministério de música Te adorar
- Quarta-feira (20) - Festa Solene ao Glorioso São Sebastião.
Às 19h00 procissão e Santa Missa com o Padre Expedito Claudino. Logo após a Missa haverá o sorteio.
O tema da novena, que inicia sempre às 19h30, é: “São Sebastião, praticando a misericórdia de Deus na vida da comunidade”.
Agradece e Convida,
Pe. Expedito Claudino e Comunidade São Sebastião.
Informações: Ana Gomes e Maria Socorro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Petrolina se prepara para “Carnaval Diferente”.

cartaz divulgaçãoA cidade de Petrolina se prepara para vivenciar, em 2016, a terceira edição do “Renascer”, caracterizando-se por ser “um carnaval diferente”- retiro católico mais esperado- principalmente, pelas pessoas que desejam vivenciar um momento diferente e de total entrega ao amor de Deus. O evento, que é gratuito, acontecerá no começo do próximo mês, de domingo a terça-feira (07, 08, 09), no Colégio Dom Bosco.
Este retiro, que teve origem na cidade de Fortaleza (CE) e acontece há 29 anos, tanto lá quanto em outras cidades do Brasil, contará com a participação de missionários da Comunidade Católica Shalom de Petrolina e Fortaleza. “O objetivo do evento é proporcionar aos participantes uma verdadeira experiência com o amor e a misericórdia de Deus.! conforme a declaração do responsável local e um dos organizadores do evento, Luíz Martins.

renascer 2015Da mesma forma, aos papais, mamães e vovós de plantão podem sossegar e levar suas crianças e deixá-las no “Renascer Kids”, que é um retiro de carnaval voltado para as crianças, que proporciona, para alguns, o primeiro contato com Deus. Com programação diversificada, trazendo momentos de oração, convivência e lazer voltados para a evangelização dos pequenos. Fonte: blogviniciusdesantana.com

Seguidores