Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Audiências das TVs Católicas


As TVs Católicas vêm crescendo muito no Brasil,  embora ainda estejam num ritmo desacelerado.

A TV Aparecida entrou na briga pela audiência, ampliando a qualidade de sua programação e contratando bons profissionais, infelizmente seu rendimento de audiência sobe numa média de 10% ao ano, além de filmes e séries, a TV Aparecida planeja ser uma outra Globo, no que se refere aos seus padrões de qualidade, sem perder o estilo católico. A emissora conta hoje, não apenas com a ajuda dos católicos com doações, mas também com um número crescente de patrocinadores anunciantes. Ela gera em média 0,5 de audiência, chegou há 2 pontos no debate presidencial e transmissão da Jornada Mundial da Juventude. Seus programas de maior audiência são Aparecida Sertaneja e Terra da Padroeira, ambos sobre música Sertaneja. A TV Aparecida ultrapassa hoje os canais evangélicos, educacionais como FUTURA, TV Escola,  TV Senado e Câmara. Na verdade ela tem ultrapassado até a TV Canção Nova e Século 21.
A Rede Vida é uma das preferidas pelos Católicos, seus programas geram em média entre 0,2 e picos de 1,4 de audiência, ficando na frente da TV Aparecida, colada na TV Cultura, (que diga-se de passagem, tem uma boa programação), e ultrapassando mesmo a REDE TV, que alcança no máximo 1,3 com o TV Fama. Seus programas de maior audiência tem sido o terço e a missa. Que incrível! O Santo Terço e Missa estão superando grandes programas como Castelo Rá-tim-bum da TV Cutura e TV Fama da Rede TV, chegando mesmo a encostar na BAND, cujo melhor programa tem sido Pânico na Band com cerca de 2 e 4 Pontos de Audiência. Pessoalmente, acredito que a grande audiência da Rede Vida está diretamente ligada ao grande número de retransmissoras em todas as grandes cidades do país. (Não seria a hora de cada diocese ter um canal de retransmissão de alguma TV Católica?)
A TV Canção Nova, não está nem aí pra audiência, embora muitas vezes supere a Aparecida, sua programação não tem propagandas diretas de anunciantes, ela vive somente de doações e da venda de produtos para a evangelização, seu conteúdo é exclusivo para evangelização, e tem conseguido ser a TV Católica mais assistida na TV por assinatura, sua audiência média é de 0,39)
A TV Século 21 segue o ritmo da Canção Nova, e quer mesmo é evangelizar, por isso, também tem investido em programação, criando séries sobre a bíblia, como a Record. No entanto, ela aceita muitos conteúdos seculares, como programa de esportes, etc. Seu rendimento é quase o penúltimo da escala, mas diferente de algumas TVs, não é 0. Seu melhor programa é o Louvemos o Senhor do Domingo pela manhã, além das novenas das mãos ensanguentadas de Jesus.
Por fim, vem a TV Evangelizar é preciso, do Pe. Reginaldo Manzote, mas ainda não se sabe sua pontuação de audiência. Porém, já possui uma programação experimental interessante e já consegue alugar boa parte do horário do canal de satélite, pessoalmente gosto do programa do Pe. Reginaldo Manzote, que ainda é apresentado também pela Rede TV, segundo o Pe. "é preciso pescar fora do aquário", buscar um público que não seja católico para evangelizá-lo. Vamos esperar...
Muitos insistem pra que exista uma única TV Católica, embora elas colaborem muito entre si mesmas, acredito que isso esteja longe da realidade, mas penso que a CNBB bem que poderia produzir um jornal com a pascom que fosse transmitido por todas as emissoras.
Quanto a nós, católicos, deveríamos dar um pouco mais de audiência as nossas TVs Católicas, elas têm bons programas, todas tem programas femininos, algumas tem filmes e séries católicas, missas e terços, existem programas catequéticos com Pe. Zezinho na Século 21, e Pe. Paulo Ricardo na Canção Nova. Programas de direção espiritual com Pe. Fábio de Melo na Canção Nova, Sertanejo com Pe. Alessandro Campos na Aparecida. O Pe. Reginaldo Manzote tem programa na Século 21. A missa do Pe. Marcelo na Globo, domingo de manhã bem cedo, chega dar 10 pontos de audiência, de graça pra globo. A mesma missa na Rede Vida 3h da tarde,  dá 0,5. Precisamos rever nossas opções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores