Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 28 de abril de 2012

Estudantes universitários de Senhor do Bonfim (BA) visitam Petrolina e conhecem Programa de Coleta Seletiva


Na manhã desta sexta-feira (27), um grupo de estudantes universitários da cidade baiana de Senhor do Bonfim (BA), conheceu o Programa Municipal de Coleta Seletiva desenvolvido em Petrolina. Em execução há seis meses, o Programa é resultado da parceria entre o poder público, através da Secretaria de Infraestrutura e a Organização Não-Governamental (ONG) Ecovale do São Francisco.
A equipe, recepcionada pelo coordenador do Programa, Rosivaldo de Souza, foi apresentada às ações desenvolvidas pela ONG e ao atual panorama desde a assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal. De acordo com os dados apresentados, o Projeto que ainda cumpre sua etapa piloto já atingiu 70% dos condomínios com a implantação da Coleta Seletiva, além de 50 outros locais como escolas, universidades, empresas e órgãos públicos. Nos últimos seis meses já foram recolhidos mais de 72 toneladas de materiais recicláveis desses locais.
“Ainda há trabalhos em fase piloto, que devem compreender o período de um ano. Logo em seguida, avaliando os resultados, a nossa intenção é expandir a coleta seletiva por toda Petrolina”, explicou Rosivaldo Souza aos estudantes. O material recolhido pela Prefeitura Municipal – lâmpadas florescentes, vidro, metais, plástico/garrafas pet, papel/papelão, são destinados a locais como a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Petrolina, e entidades de Salvador, onde passam pelo processo de reutilização.
Em conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos que prevê a extinção dos lixões a céu aberto e a implantação da Coleta Seletiva até 2014, Petrolina destaca-se entre as mais de 300 cidades dentre 5.565 municípios que já aderiram à decisão. A legislação definiu ainda como prioridades: a redução do volume de resíduos gerados, a ampliação da reciclagem, novos mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e término dos lixões com a implantação de aterros sanitários. Petrolina dispõe de tratamento adequado para o lixo, ao mesmo tempo em que já planeja capacitações para os catadores, o que deve acontecer nos próximos meses.
Satisfeitos com os resultados obtidos por Petrolina, o professor da turma do quarto período do curso de Ciências da Natureza, Anilson José de Souza, da Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf), explicou que a visita compôs o cronograma acadêmico que servirá de base para apresentação de trabalho, prevendo melhorias para a cidade de Senhor do Bonfim. “Nosso cronograma de estudo prevê inúmeras ações e uma delas foi trazer o grupo para conhecer de perto a experiência adotada por Petrolina que desenvolve um trabalho formidável. Nossa intenção é fazer com que os estudantes em pequena escala busquem ações nesse sentido, visando resultados positivos, podendo futuramente gerar projetos que Senhor do Bonfim tenha a possibilidade de adotar. Não será fácil, mas temos que dar o primeiro passo”, explicou o professor.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
27/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores