Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 7 de abril de 2012

Importante! Dez doenças que você pode evitar ao lavar as mãos.

O outono começou oficialmente no dia 21 de março e, com ele, as temperaturas caem e oscilam com dias quentes. É neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo. E se você pudesse evitar 10 doenças apenas lavando as mãos?

A campanha “Contra Dez Doenças”, iniciativa da Lifebuoy, marca de produtos antibacterianos, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos como forma de prevenção. As dez doenças apontadas são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Destas dez doenças, há alguma com maior prevalência nas mulheres? Para Sérgio Graff, pediatra e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), todas têm distribuição praticamente igual entre os sexos. Portanto, não há uma prevalência importante nas mulheres.

"Obviamente, cada uma das patologias citadas tem algumas características próprias e medidas que podem ser tomadas para evitá-las ou minimizar a possibilidade de transmissão entre as pessoas. As medidas de higiene, entre elas a lavagem frequente das mãos e do rosto, são muito importantes para evitá-las", explica o médico.

Hábitos nocivos

Segundo Graff, alguns hábitos muito nocivos, por exemplo, são não tirar os sapatos ao chegar em casa vindo da rua e não lavar as mãos ao chegar em casa e antes das refeições. Mas mudar tais hábitos pode reduzir as doenças provocadas por micro-organismos.

“Ao chegar à sua casa, os calçados estão contaminados com fungos e bactérias e ao pisar em tapetes ou mesmo em piso frio eles poderão sobreviver ali por algumas horas, tempo suficiente para contaminar os moradores da residência. O mesmo vale para as mãos que devem ser lavadas não apenas para retirar as sujidades presentes, mas também bactérias, vírus e fungos, que serão deglutidos com os alimentos produzindo infecções”, recomenda o especialista.

CONHEÇA 10 DOENÇAS QUE VOCÊ PODE EVITAR AO LAVAR AS MÃOS

Dicas simples e eficientes

Além das medidas que citamos, há algumas medidas complementares. No caso das infecções gastrointestinais e das diarreias, evite comer frituras nas ruas ou em locais sem higiene apropriada. Já no caso das gripes, resfriados e infecções broco-pulmonares, procure evitar locais fechados com aglomeração de pessoas como elevadores, metros e ônibus – o mesmo sendo válido para as infecções de garganta e do ouvido.

Outra dica é utilizar o álcool em gel, comprovadamente eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas”, explica o médico.

Fonte: estilo.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores