Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 21 de abril de 2012

O que é ser católico?

Vejam o que diz o Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 18b-20, em relação ao termo CATÓLICO:

“É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Você percebeu que há uma palavrinha que aparece de modo insistente no texto: “TODO”. Jesus tem todo o poder; devemos anunciá-Lo a todos os povos, guardar todo o ensinamento d’Ele na certeza de que estará todos os dias conosco. Essa ordem de Cristo foi levada muito a sério pelos discípulos. Em grego a expressão “de acordo com o todo” pode ser traduzida por “Kat-holon”. Daí vem a palavra “católico” (em grego seria: Καθολικός). Ao longo do primeiro e segundo séculos os seguidores de Jesus Cristo começaram a ser reconhecidos como “cristãos” e “católicos”. As duas palavras eram utilizadas indistintamente. Ser católico já significava “ser plenamente cristão”. O Catolicismo, portanto, é o Cristianismo na sua “totalidade”. É a forma mais completa de obedecer ao mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai. O mesmo mandato pode ser lido no Evangelho de Marcos 16,15: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja, ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a todos, ou seja, sermissionário. Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!

Viver o catolicismo é algo inexplicável, somente quem vive compreende tal dádiva que Deus nos apresenta e nos renova a cada momento, a cada Missa que é celebrada. Digo isso, e aprecio muito esse fator, que proporciona uma grande alegria, pois em qualquer lugar que é celebrado este mistério podemos compreender com a mesma plenitude, ou seja, se estou participando de uma Missa em São Paulo, eu sei o que o canto de comunhão significa; se estou em Afrânio, sei que após o credo, serão apresentadas as preces; se estou assistindo pela TV, sei em que momento da celebração está, quando estão cantando o glória; enfim, tudo isso é muito belo, a nossa religião é uniforme, estejamos onde estivermos. Por isso, com muito orgulho posso dizer: " sou católico, sou feliz, e não troco minha fé por outra fé!

2 comentários:

  1. Conhecer a nossa fé e professala com emtusiasmo é reconhecer que Jesus instituil atraves de São Pedro um dos maiores pilares da hitoria da salvação e por isto tabem me alegro em ser católico.

    ResponderExcluir
  2. Sou católica graças a Deus e seguidora de Jesus Cristo meu Salvador,meu Deus,meu TUDO !!

    ResponderExcluir

Seguidores