Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Quinto Mandamento: Não matarás.


“Não matarás”. O pedido de Deus , que é revelado no Quinto Mandamento, vem apresentar a todos a sacralidade que há na vida, sobretudo, a humana.
Pensando nisso, Deus propõe que uma relação de amor e respeito entre todos os humanos, é fundamental, indispensável para o alcance de Seu Reino, ao qual Ele preparou para cada um de nós. A todos Ele dispõe a escolha, entre o caminho a percorrer: -  o estreito e o largo. Este último, bem mais percorrido, pela facilidade contida nele, mas com conseqüências e marcas profundas. Ao primeiro, o acesso exige muito. Por isso, poucos o escolhem. Porém, na escolha do caminho que apresenta as maiores dificuldades, o apoio de Deus o torna mais fácil, proporcionando uma travessia, que em algum trecho poderá parecer intrafegável, mas Ele te conduz até o fim, com capacidades que nos são dadas, somente por Ele.
Diante disso, a sociedade pode apresentar um conceito de vida fácil, destruindo a tudo e a todos para o alcance dos objetivos comuns, muitos destes motivados ao alcance de reconhecimento social, fato inexpressível diante de Deus. Diante Dele, somos todos iguais, sem nenhuma superioridade sobre os demais. Nesta relação, muitos até matam para realizarem suas vontades. Deus, porém vem nos dizer: “ Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. Ele nos recorda, também, através do Quinto Mandamento: - Não matar. Mas, as vezes o caminho mais largo ensina o  contrário disto. Afinal, qual deles você tem seguido? Considere que “não matar”, não representa apenas tirar a vida, interromper a vida terrena de alguém. Não! A vida também é eliminada por outras ações, como: exclusões sociais, mentiras, humilhações... Isso também constitui tirar a vida em abundância, conforme Deus nos diz.  Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores