Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada

Projeto do Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada
Clique na imagem e veja todas fotos do centro pastoral. (Projeto: Phana Neri)

sábado, 13 de dezembro de 2014

Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. (Mt 17,10-13)
No evangelho de hoje, Jesus destaca o que fizeram com Elias, porém, de forma que não o conheceram. Ele também antecipa que o mesmo fariam com o Filho do Homem, ou seja, Ele mesmo - Jesus. Poderíamos afirmar, pelas atitudes, que a 'sociedade' contemporânea permanece maltratando Jesus, sobretudo em relação aos atos que colocam à margem os menos favorecidos, os que não possuem condições digna de vida, isto é, os mais "pequeninos". Desta forma, é ao próprio Cristo que é feito, pois Ele mesmo alerta: Em verdade vos digo, que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Com isto, Cristo nos revela que o bem realizado aos que necessitam, seja por meio do alimento, acolhida ou até mesmo de uma palavra, isto foi feito a Ele. Da mesma forma, quando este ato é ignorado.
Pensemos nisto, e sejamos cada vez mais misericordiosos uns com os outros, nos recordando que o irmão é a imagem e semelhança de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores